Resolução de provas da Universidade Unopar da Universidade estacio de sá e de concursos públicos , gabaritos, provas, gestão, ADM, Administração, ciencias contábeis. Graduado em Direito Graduado em Ciências Contábeis Graduado em Administração Licenciatura em História Mba em Logística empresarial MBA em Auditoria Hospitalar
domingo, 28 de março de 2021
ETICA POLITICA E SOCIEDADE - RESUMO DA AULA ATIVIDADE DA UNOPAR- AULA 02- 2021- 1
via https://youtu.be/tY9Prv2MdUc
Ta2 -unopar - Controladoria Realização: 17/03/2021 19:05 à 17/03/2021 20:25
A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), cujo conjunto destes itens é conhecido como Análise FOFA ou Matriz SWOT. |
econômicos, sociais, ambientes e legais.
Contexto:
Um hotel, localizado na cidade de Curitiba/PR de categoria intermediária, 4 estrelas,
apresenta as seguintes características, na qual possui:
a. Uma tarifa diária de R$ 100,00, sendo 10% abaixo da média da concorrência
local;
b. A localização em cerca de 30 min do Aeroporto Internacional Afonso Pena
(Pinhais/PR);
c. Uma estrutura de 50 suítes, com ocupação média diária de 47 unidades;
d. Suítes confortáveis, com instalações convencionais;
e. Funcionários que não falam inglês, mas entendem um pouco o espanhol;
f. Cozinheiros formados para cozinhas internacionais;
g. Agentes de segurança e vídeo monitoramento no lobby e estacionamento;
h. Relacionamento com agências de turismos, casas de shows e passeios diversos,
inclusive viagens ao litoral;
i. A expectativa de um grande evento esportivo na cidade que terá uma semana
de competições no mês de junho.
Lista dos fatores e fenômenos externos associados à realização de um evento de
grande porte na cidade.
Fatores Políticos:
Considerando as informações apresentadas, com base no contexto e nos fatores
listados, pede-se:
a) Caro aluno, após a leitura do texto acima, com base no contexto e nos fatores
listados, elenque os impactos positivos e negativos para a indústria moveleira,
agrupando-os nos seguintes tópicos: i) Oportunidades; ii) Ameças ou Riscos; iii)
Pontos Fortes; iv) Pontos Fracos. *
b) Com base no agrupamento realizado anteriormente, estruture uma Matriz
SWOT, correlacionando as variáveis internas e externas, desde que tenham uma
forte coerência de causa-consequência entre elas. **.
*Sugestão 1: para realização do item (a), sugere-se que o agrupamento dos tópicos seja
estruturado em tabela, conforme o exemplo a seguir.
grande porte na cidade.
Fatores Políticos:
| Realização de cinco jogos principais no mês de junho. Possível sede dos jogos em competições futuras, no médio e longo prazo. |
Fatores Econômicos: | |
| Vinda de grande número de turistas torcedores, aquecendo a indústria de turismos, hotelaria e entretenimento na cidade, ou seja, gerando um aumento da demanda; |
Fatores Sociais: | |
| Há uma ansiedade dos turistas para conhecer e aproveitar a cidade de Curitiba, considerada uma cidade modelo; Hóspedes com costumes, idiomas e paladares diferentes, por virem de diversos regiões do país e até mesmo de outros países; Possível aumento da violência urbana, devido ao volume de pessoas aglomeradas nos eventos; |
| |
| |
Fatores Ambientais: | |
| Possível colapso das condições de tráfego urbano; Inauguração de hotéis de baixo custo; Período de inverno com previsão de baixas temperaturas; |
Fatores legais: | |
| A indústria hoteleira deve estar adaptada para acessibilidade de Pessoa com Deficiência (PcD), o que envolve adequações em suítes, elevadores, restaurantes, entre outros. A indústria do turismo deve combater o turismo sexual de menores; |
|
listados, pede-se:
a) Caro aluno, após a leitura do texto acima, com base no contexto e nos fatores
listados, elenque os impactos positivos e negativos para a indústria moveleira,
agrupando-os nos seguintes tópicos: i) Oportunidades; ii) Ameças ou Riscos; iii)
Pontos Fortes; iv) Pontos Fracos. *
b) Com base no agrupamento realizado anteriormente, estruture uma Matriz
SWOT, correlacionando as variáveis internas e externas, desde que tenham uma
forte coerência de causa-consequência entre elas. **.
*Sugestão 1: para realização do item (a), sugere-se que o agrupamento dos tópicos seja
estruturado em tabela, conforme o exemplo a seguir.
Oportunidades (O) | Ameaças (T) |
O1 –xxxx | T1 – xxx |
O2 –xxxx | T2 - xxx |
... | ... |
... | ... |
... | ... |
... | ... |
Pontos Fortes (S) | Pontos Fracos (W) |
S1 –xxxx | W1 – xxx |
S2 –xxxx | W2 - xxx |
... | ... |
... | ... |
... | ... |
... | ... |
**Sugestão 2: para realização do item (b), as variáveis internas e externas devem ser
correlacionadas, por isso sugere-se que a construção da matriz siga a seguinte estrutura
Pontos Fortes (S) | Pontos Fracos (W) |
Oportunidades (O) | |
Ameaças (T) |
Pontos Fortes (S) S1 – Tarifa 10% abaixo da média; | Pontos Fracos (W) | |
Oportunidades (O) O1 – Aumento da demanda hoteleira; | CRESCIMENTO (O + S) O1+S1 – Tarifa competitiva do hotel para o aumento da demanda; | REFORÇO (O + W) |
Ameaças (T) | DEFESA (T + S) | VULNERABILIDADE (T+W) |
ITEM (A):
O aluno(a) deve elencar as oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos que ele
identifica, considerando o contexto e os fatores apresentados. Não uma quantidade especifica
de itens que ele pode listar, pois o volume de itens depende da capacidade de interpretar os
fatores e refletir sobre o que eles podem impactar na empresa, no entanto apresenta-se abaixo
um exemplo de resposta a questão com o agrupamento dos tópicos, conforme recomendado
pela atividade.
Oportunidades (O) | Ameaças (T) |
O1 – Aumento da demanda hoteleira; | T1 – Hóspedes de costumes, idiomas e paladares variados; |
O2 – Necessidade do conhecer Curitiba; | T2 – Aumento da violência urbana na cidade; |
T3 – Colapso do trânsito; | |
T4 – Inauguração de hotéis, hostes de baixo custo; | |
T5 – Falta de certeza das olimpíadas e paraolimpíadas; | |
T6 – Falta de acessibilidade no hotel; |
Pontos Fortes (S) | Pontos Fracos (W) |
S1 – Tarifa 10% abaixo da média; | W1 – Não há capacidade ociosa (taxa de ocupação em 95%); |
S2 – Fácil acesso ao aeroporto; | W2 – Suítes com estrutura padrão; |
S3 – Serviço de restaurante com cardápio internacional; | W3 – Funcionários só falam português; |
S4 – Parceria com casa de shows e passeios | W4 – Sistema de segurança falho e pouco; |
ITEM (B):
Neste item, o aluno(a) deve correlacionar as variáveis externas com as variáveis internas,
apresentando uma forte coerência de causa e consequência.
Pontos Fortes (S) S1 – Tarifa 10% abaixo da média; S2 – Fácil acesso ao aeroporto; S3 – Serviço de restaurante com cardápio internacional; S4 – Parceria com casa de shows e passeios. | Pontos Fracos (W) W1 – Não há capacidade ociosa (tx ocupação de 95%); W2 – Suítes com estrutura padrão; W3 – Funcionários só falam português; W4 – Sistema de segurança falho e pouco; | |
Oportunidades (O) O1 – Aumento da demanda hoteleira; | CRESCIMENTO (O + S) O1+S1 – Tarifa competitiva do hotel para o aumento da demanda; | REFORÇO (O + W) O1+W1 – O hotel não pode absorver o incremento da demanda; |
Ameaças (T) T1 – Hóspedes de costumes, idiomas e paladares variados; T2 – Aumento da violência urbana na cidade; T3 – Colapso do trânsito; T4 – Inauguração de hotéis, hostes de baixo custo; T5 – Falta de certeza das olimpíadas e paraolimpíadas; T6 – Falta de acessibilidade no hotel; | DEFESA (T + S) T1+S3 – Experiência do hotel em cozinha internacional; T3+S2 – Rapidez para chegar ao hotel, em trânsito caótico; T4+S1 – Hotel preparado para possível guerra de preço; | VULNERABILIDADE (T+W) T1+W3 – Front line do hotel despreparado para se comunicar com estrangeiros; T2+W4 – Possível ocorrência de furtos em ambientes não monitorados do hotel; T5+W2 – Hotel não adaptado a deficientes e acompanhantes; T5+W1 – A falta de certeza de outros eventos inibe expansão de leitos; |
pode trilhar outro percurso e apresentar outros conjuntos de itens conforme a interpretação
dele. No entanto, deve-se constar os itens de Oportunidades, Ameaças, Pontos fortes e Pontos
Fracos.
O(a) aluno(a) pode apresentar maior ou menor nível cruzamento de cruzamento de itens e
apresentação de variáveis. Verifique a pertinência do que ele apresentar. Se ele desejar, ele
pode até mesmo elaborar planos operacionais para implementação das análises com mais
detalhamento.
Considerando a Matriz SWOT estruturada na Atividade1, pede-se:
a) Discuta com os colegas, se possível, e compartilhe por meio do chat pelo menos
dois (2) itens que se destacam entre todos os pontos listados nos quadrantes da
Matriz.
Ta1 -unopar- Controladoria Realização: 10/03/2021 19:05 à 10/03/2021 20:25
O dilema da área privada e da área pública
Os compromissos internos são fundamentais para que o planejamento da empresa seja
equilibrado e visto como factível por todos. Quando isso não ocorre, o sentimento de
descompromisso e impunidade afeta o desenvolvimento dos processos organizacionais.
Um controller (Carlos) e um gerente de vendas (Sérgio) tiveram uma conversa sobre
seus empregos e interesses profissionais. O Carlos é um profissional da área pública,
enquanto Sérgio é gerente de vendas numa empresa privada. Ambos são amigos e muito
profissionais no que fazem. O diálogo a seguir explica por que a conversa terminou sem
atingir o objetivo, ficando num impasse.
Carlos: “Eu, durante a elaboração do plano estratégico, fiz uma revisão e essa revisão
levou em conta o perfil de contratos que a área pública propõe. Analisei possíveis
alterações importantes na estrutura organizacional e efetuei estudos sobre novos
investimentos. Agora, pouco tempo depois do término do plano, quando eu refletia
profundamente sobre as minhas condições de trabalho, recebo uma proposta de uma
empresa para atuar na área privada como gerente. Estou na dúvida se fico na área
pública ou se vou para área privada. Se eu sair da área pública, vou jogar tudo no lixo,
pois não tenho capacidade de atender o perfil de produtos desta empresa. Só sei
trabalhar na controladoria da área pública, devido aos detalhes. A minha dúvida é: será́
que essa proposta é para valer? Não vai mudar de novo daqui a pouco? Afinal, a área
pública é algo que deveria ter certa estabilidade, não é mesmo? ”
Sérgio: “A sua vida é bem mais simples do que a minha: basta jogar a culpa em outro.
Eu sou gerente de vendas e vou te dar uma ideia disso. Quando eu forneço informações
do que vamos gerar e vender, os meus colegas de trabalho realizam os serviços e depois
me criticam. Eu não. Se a empresa, onde eu trabalho, não tiver faturamento, eu perco
o emprego. O problema é que não sei como fazer essas coisas de uma única vez. O
mercado muda muito e, no plano estratégico da minha empresa, não precisamos de
muito detalhe. Só você, Carlos, pede detalhes quando precisa por atuar na controladoria
na área pública. Mas acho que a minha empresa devia fazer uma projeção bem macro.
Quem sabe se nós fizéssemos um trabalho mais simplificado apenas com a dimensão de
horas necessárias, por exemplo? ”
Carlos: “Nesse caso, você criaria outro problema, pois eu é que não saberia o perfil de
atendimento. Se as informações forem muito genéricas, simplificadas, em outras
palavras, você simplesmente acaba transferindo o problema para sua equipe de
trabalho. Acho que a solução deveria ser sua empresa melhorar o sistema de
planejamento e percepção de cenários. ”
Sergio: “Meu amigo Carlos. Por isso, gosto de falar com você. Você é um dos grandes
responsáveis por essas mudanças na controladoria pública do município, pois você fica
esperto sobre o custo de prestação de serviços da prefeitura, mas da última vez que
você me contou sobre as unidades básicas de saúde, a controladoria pública colocou
muitas reservas nas projeções. ”
Carlos: “Claro que a prefeitura, como entidade pública, tem reservas. Como manter
rentabilidade com a forma como você gerencia a margem? Não é mais gestão de preços,
mas das doações...”
Sérgio: “Bom, acho que não vamos sair desta desse jeito. Afinal, nossa conversa não
para.”
Considerando o caso apresentado, pede-se:
a) Com base nos aspectos das entidades em que cada um trabalha, quais são os
personagens, suas características e seus interesses?
b) Sobre o que Carlos e Sérgio estão discutindo? Qual é dilema/problema em si?
c) Quais os aspectos sobre controladoria, em relação ao trabalho de Carlos, que são
possíveis de se identificar no texto?
d) Na sua opinião, as características e princípios da Controladoria no Setor Público
também se encontram numa Controladoria no Setor Privado?
e) Quais são os aspectos sobre a empresa de Sérgio que estariam relacionados com
as ações de uma controladoria?
f) Com base nas suas respostas às questões anteriores, o que você recomendaria
como proposta para a solução para o dilema?
ORIENTAÇÕES AO TUTOR - ROTEIRO DE SOLUÇÃO DO CASO
Caro Tutor, a atividade propõe a análise de caso que expõe aspectos da controladoria no setor
público e privado. A seguir, são apresentadas as respostas para cada questão efetuada.
ITEM (A):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve listar os personagens, retratar suas características e destacar
os seus interesses.
Personagens: Carlos e Sérgio.
Características: Carlos é controller na área pública de uma prefeitura e possui dúvidas quanto a
ficar ou não nesta área, embora seja habilidoso no que faz. Sérgio é gerente de vendas na área
privada empresa que aplica um plano estratégico simplificado.
Interesses: Carlos gosta muito do que faz, pois ele gosta dos detalhes da controladoria pública.
Sérgio parece ser mais decidido e objetivo, pois na visão dele na controladoria “basta jogar a
culpa em outro”. Além disso, Sérgio é mais preocupado com a empresa, especialmente no que
tange ao faturamento.
ITEM (B):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve explicar o assunto que Carlos e Sérgio estão discutindo.
Carlos e Sérgio estão discutindo sobre as diferenças da área privada e da área pública,
considerando as entidades, pelas quais cada um deles atua. Eles comentam sobre suas
perspectivas, retratando a realidade das entidades, mas preocupam-se sobre os reflexos disso
na vida pessoal. Eles, ao final, não estão se entendendo.
ITEM (C):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve elencar os aspectos da controladoria que são identificáveis
no texto a partir do relato de Carlos sobre seu trabalho.
A controladoria realiza tarefas como revisões, análises de contratos, análises de alterações na
estrutura organizacional, análise de investimentos, análise de rentabilidade. Possui um foco
forte no planejamento, projeções e na percepção de cenários. Atenção aos custos de prestação
de serviços e preocupações quanto aos reflexos nas unidades básicas de saúde.
ITEM (D):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve expor sua opinião sobre as características da Controladoria
no Setores Público e Privado, comentando se são convergentes ou não. O(a) aluno(a) pode optar
por responder a essa questão demonstrando pontos convergentes e divergentes da
controladoria nos dois setores.
A função da controladoria, suas preocupações e tarefas são inerentes a qualquer setor. Assim
como na área pública, a controladoria possui uma preocupação muito grande com relação ao
planejamento estratégico e planejamento operacional, bem como ao modelo de gestão. Os
aspectos de análise de custos, de estrutura organizacional e de análise de investimentos, por
exemplo, são preocupações da controladoria também no privado.
ITEM (E):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve retratar os aspectos sobre a empresa de Sérgio que estariam
relacionados com as ações de uma controladoria.
Sérgio ressalva que a realização de vendas é fundamental para a sobrevivência da empresa. Sem
as vendas, não há receitas, isto é, não há faturamento. Se não há faturamento, dificilmente a
empresa conseguirá, por meio das ações operacionais, gerar lucro (que mais tarde virará caixa)
para pagar os salários de todos os colaboradores e não apenas do Sérgio. O Sérgio aponta que
conhece um pouco sobre o planejamento estratégico da empresa em que trabalha, dando a
entender que este planejamento é simples, mas reconhecendo que o planejamento deveria ser
macro. A preocupação com o planejamento estratégico é algo muito forte para a controladoria,
seja na área pública ou privada. Sérgio ainda sugere a simplificação dos trabalhos, considerando
as horas necessárias. Embora Sérgio seja gerente de vendas, ele vislumbra que a controladoria
da empresa poderia realizar uma análise de indicadores não financeiros, considerando o tempo
de execução das atividades de venda, por exemplo.
ITEM (F):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve realizar recomendações como propostas para a solução do
dilema. O(a) aluno(a) pode ficar à vontade para fazer qualquer recomendação para solucionar o
caso. As possibilidades de soluções são diversas.
Embora Carlos não tenha decidido ainda sobre se deve ou não abandonar a área pública para ir
a área privada, ele pode refletir sobre as diferenças dos setores considerando os aspectos
semelhantes da Controladoria em ambos os setores. De maneira semelhante, Sérgio pode fazer
o mesmo para entender melhor como funciona a sua empresa e como deveria ser a visão da
controladoria de sua empresa. O dilema pode ser sanado ao considerar primeiro os aspectos da
controladoria, como a preocupação com planejamento estratégico, planejamento operacional,
sistemas de indicadores em ambos os setores para depois fazer as ponderações dos prós e
contras quanto a atuar na área privada e área pública.
me criticam. Eu não. Se a empresa, onde eu trabalho, não tiver faturamento, eu perco
o emprego. O problema é que não sei como fazer essas coisas de uma única vez. O
mercado muda muito e, no plano estratégico da minha empresa, não precisamos de
muito detalhe. Só você, Carlos, pede detalhes quando precisa por atuar na controladoria
na área pública. Mas acho que a minha empresa devia fazer uma projeção bem macro.
Quem sabe se nós fizéssemos um trabalho mais simplificado apenas com a dimensão de
horas necessárias, por exemplo? ”
Carlos: “Nesse caso, você criaria outro problema, pois eu é que não saberia o perfil de
atendimento. Se as informações forem muito genéricas, simplificadas, em outras
palavras, você simplesmente acaba transferindo o problema para sua equipe de
trabalho. Acho que a solução deveria ser sua empresa melhorar o sistema de
planejamento e percepção de cenários. ”
Sergio: “Meu amigo Carlos. Por isso, gosto de falar com você. Você é um dos grandes
responsáveis por essas mudanças na controladoria pública do município, pois você fica
esperto sobre o custo de prestação de serviços da prefeitura, mas da última vez que
você me contou sobre as unidades básicas de saúde, a controladoria pública colocou
muitas reservas nas projeções. ”
Carlos: “Claro que a prefeitura, como entidade pública, tem reservas. Como manter
rentabilidade com a forma como você gerencia a margem? Não é mais gestão de preços,
mas das doações...”
Sérgio: “Bom, acho que não vamos sair desta desse jeito. Afinal, nossa conversa não
para.”
Considerando o caso apresentado, pede-se:
a) Com base nos aspectos das entidades em que cada um trabalha, quais são os
personagens, suas características e seus interesses?
b) Sobre o que Carlos e Sérgio estão discutindo? Qual é dilema/problema em si?
c) Quais os aspectos sobre controladoria, em relação ao trabalho de Carlos, que são
possíveis de se identificar no texto?
d) Na sua opinião, as características e princípios da Controladoria no Setor Público
também se encontram numa Controladoria no Setor Privado?
e) Quais são os aspectos sobre a empresa de Sérgio que estariam relacionados com
as ações de uma controladoria?
f) Com base nas suas respostas às questões anteriores, o que você recomendaria
como proposta para a solução para o dilema?
ORIENTAÇÕES AO TUTOR - ROTEIRO DE SOLUÇÃO DO CASO
Caro Tutor, a atividade propõe a análise de caso que expõe aspectos da controladoria no setor
público e privado. A seguir, são apresentadas as respostas para cada questão efetuada.
ITEM (A):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve listar os personagens, retratar suas características e destacar
os seus interesses.
Personagens: Carlos e Sérgio.
Características: Carlos é controller na área pública de uma prefeitura e possui dúvidas quanto a
ficar ou não nesta área, embora seja habilidoso no que faz. Sérgio é gerente de vendas na área
privada empresa que aplica um plano estratégico simplificado.
Interesses: Carlos gosta muito do que faz, pois ele gosta dos detalhes da controladoria pública.
Sérgio parece ser mais decidido e objetivo, pois na visão dele na controladoria “basta jogar a
culpa em outro”. Além disso, Sérgio é mais preocupado com a empresa, especialmente no que
tange ao faturamento.
ITEM (B):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve explicar o assunto que Carlos e Sérgio estão discutindo.
Carlos e Sérgio estão discutindo sobre as diferenças da área privada e da área pública,
considerando as entidades, pelas quais cada um deles atua. Eles comentam sobre suas
perspectivas, retratando a realidade das entidades, mas preocupam-se sobre os reflexos disso
na vida pessoal. Eles, ao final, não estão se entendendo.
ITEM (C):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve elencar os aspectos da controladoria que são identificáveis
no texto a partir do relato de Carlos sobre seu trabalho.
A controladoria realiza tarefas como revisões, análises de contratos, análises de alterações na
estrutura organizacional, análise de investimentos, análise de rentabilidade. Possui um foco
forte no planejamento, projeções e na percepção de cenários. Atenção aos custos de prestação
de serviços e preocupações quanto aos reflexos nas unidades básicas de saúde.
ITEM (D):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve expor sua opinião sobre as características da Controladoria
no Setores Público e Privado, comentando se são convergentes ou não. O(a) aluno(a) pode optar
por responder a essa questão demonstrando pontos convergentes e divergentes da
controladoria nos dois setores.
A função da controladoria, suas preocupações e tarefas são inerentes a qualquer setor. Assim
como na área pública, a controladoria possui uma preocupação muito grande com relação ao
planejamento estratégico e planejamento operacional, bem como ao modelo de gestão. Os
aspectos de análise de custos, de estrutura organizacional e de análise de investimentos, por
exemplo, são preocupações da controladoria também no privado.
ITEM (E):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve retratar os aspectos sobre a empresa de Sérgio que estariam
relacionados com as ações de uma controladoria.
Sérgio ressalva que a realização de vendas é fundamental para a sobrevivência da empresa. Sem
as vendas, não há receitas, isto é, não há faturamento. Se não há faturamento, dificilmente a
empresa conseguirá, por meio das ações operacionais, gerar lucro (que mais tarde virará caixa)
para pagar os salários de todos os colaboradores e não apenas do Sérgio. O Sérgio aponta que
conhece um pouco sobre o planejamento estratégico da empresa em que trabalha, dando a
entender que este planejamento é simples, mas reconhecendo que o planejamento deveria ser
macro. A preocupação com o planejamento estratégico é algo muito forte para a controladoria,
seja na área pública ou privada. Sérgio ainda sugere a simplificação dos trabalhos, considerando
as horas necessárias. Embora Sérgio seja gerente de vendas, ele vislumbra que a controladoria
da empresa poderia realizar uma análise de indicadores não financeiros, considerando o tempo
de execução das atividades de venda, por exemplo.
ITEM (F):
Nesta questão, o(a) aluno(a) deve realizar recomendações como propostas para a solução do
dilema. O(a) aluno(a) pode ficar à vontade para fazer qualquer recomendação para solucionar o
caso. As possibilidades de soluções são diversas.
Embora Carlos não tenha decidido ainda sobre se deve ou não abandonar a área pública para ir
a área privada, ele pode refletir sobre as diferenças dos setores considerando os aspectos
semelhantes da Controladoria em ambos os setores. De maneira semelhante, Sérgio pode fazer
o mesmo para entender melhor como funciona a sua empresa e como deveria ser a visão da
controladoria de sua empresa. O dilema pode ser sanado ao considerar primeiro os aspectos da
controladoria, como a preocupação com planejamento estratégico, planejamento operacional,
sistemas de indicadores em ambos os setores para depois fazer as ponderações dos prós e
contras quanto a atuar na área privada e área pública.
Ta4 - Unopar- Ética, Política e Sociedade Realização: 30/03/2021 19:05 à 30/03/2021 20:25
A DISPUTA CONTEMPORÂNEA ENTRE AS CONCEPÇÕES DE MUNDO
A aula aƟvidade tem a finalidade de promover o autoestudo das competências e conteúdos relacionados à
Unidade de Ensino A disputa contemporânea entre as concepções de mundo. Ela terá a duração de 1 hora e
20 minutos e está organizada em duas etapas.
Questão 1
A 1ª Guerra Mundial, travada na primeira metade do século XX, exigiu a mobilização de toda a sociedade no
esforço para vencer os inimigos.
Nesse cenário, ocorreram alguns acontecimentos característicos do período:
I. O trabalho feminino também era essencial, já que os homens em condições de trabalho eram recrutados
para os esforços de guerra. Apesar disso, os valores dos salários pagos às mulheres eram muito baixos, dada
a condição que a guerra arrastava para a realidade dos países.
II. Durante o conflito, os EUA abasteceram a Europa de alimentos, produtos industrializados e matériasprimas, o que veio a contribuir para expandir sua economia de maneira extraordinária.
III. Os EUA e o Japão aproveitaram para ampliar suas atividades na Ásia e na América Latina, ocupando o lugar
dos países europeus, que estavam impossibilitados de manter esses mercados por causa da guerra.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas I.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) I, II e III.
Questão 2
A nova ordem bipolar – EUA X URSS – lançou as bases para a Guerra Fria: soviéticos e norte-americanos
passavam de aliados a adversários.
Sobre a Guerra Fria, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) Enquanto as duas nações envolvidas na Guerra Fria estabeleciam conflitos diretos, uma corrida
armamentista e tecnológica seguia de forma paralela, assinalando o ápice da disputa.
( ) EUA e URSS estavam empenhados em fazer valer a hegemonia do sistema que representavam. Para isso,
desenvolveram ações governamentais e manifestações culturais que julgavam mais eficazes na propaganda
da sua visão de mundo específica.
( ) A Guerra Fria era a marca contundente do enfrentamento de duas ideologias com a oposição de valores
socialistas e capitalistas.
( ) Para além da disputa entre duas nações, Estados Unidos e União Soviética tinham muito mais em jogo:
representaram o antagonismo entre modos de organização social, econômica e das relações políticas.
A sequência em ordem correta é:
a) V, F, V, F.
b) F, F, V, V.
c) V, V, V, V.
d) V, F, F, F.
e) F, V, V, V.
Questão 3
Há uma relação estreita entre neoliberalismo e capitalismo, especialmente quando já estava bem marcado o
esgotamento do modelo socialdemocrata em países da Europa. A necessidade de expandir o capitalismo –
rompendo barreiras nacionais – foi determinada por importantes fatores.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) A desintegração da União Soviética.
( ) O início da Guerra Fria.
( ) A construção do muro de Berlim.
( ) A estagnação industrial e tecnológica.
( ) A estruturação dos blocos econômicos regionais.
A sequência em ordem correta é:
a) V, F, V, F, V.
b) V, F, F, F, V.
c) F, V, F, V, F.
d) F, F, F, F, V.
e) F, F, V, V, V.
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E
2) E
3) B
A 1ª Guerra Mundial, travada na primeira metade do século XX, exigiu a mobilização de toda a sociedade no
esforço para vencer os inimigos.
Nesse cenário, ocorreram alguns acontecimentos característicos do período:
I. O trabalho feminino também era essencial, já que os homens em condições de trabalho eram recrutados
para os esforços de guerra. Apesar disso, os valores dos salários pagos às mulheres eram muito baixos, dada
a condição que a guerra arrastava para a realidade dos países.
II. Durante o conflito, os EUA abasteceram a Europa de alimentos, produtos industrializados e matériasprimas, o que veio a contribuir para expandir sua economia de maneira extraordinária.
III. Os EUA e o Japão aproveitaram para ampliar suas atividades na Ásia e na América Latina, ocupando o lugar
dos países europeus, que estavam impossibilitados de manter esses mercados por causa da guerra.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas I.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) I, II e III.
Questão 2
A nova ordem bipolar – EUA X URSS – lançou as bases para a Guerra Fria: soviéticos e norte-americanos
passavam de aliados a adversários.
Sobre a Guerra Fria, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) Enquanto as duas nações envolvidas na Guerra Fria estabeleciam conflitos diretos, uma corrida
armamentista e tecnológica seguia de forma paralela, assinalando o ápice da disputa.
( ) EUA e URSS estavam empenhados em fazer valer a hegemonia do sistema que representavam. Para isso,
desenvolveram ações governamentais e manifestações culturais que julgavam mais eficazes na propaganda
da sua visão de mundo específica.
( ) A Guerra Fria era a marca contundente do enfrentamento de duas ideologias com a oposição de valores
socialistas e capitalistas.
( ) Para além da disputa entre duas nações, Estados Unidos e União Soviética tinham muito mais em jogo:
representaram o antagonismo entre modos de organização social, econômica e das relações políticas.
A sequência em ordem correta é:
a) V, F, V, F.
b) F, F, V, V.
c) V, V, V, V.
d) V, F, F, F.
e) F, V, V, V.
Questão 3
Há uma relação estreita entre neoliberalismo e capitalismo, especialmente quando já estava bem marcado o
esgotamento do modelo socialdemocrata em países da Europa. A necessidade de expandir o capitalismo –
rompendo barreiras nacionais – foi determinada por importantes fatores.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) A desintegração da União Soviética.
( ) O início da Guerra Fria.
( ) A construção do muro de Berlim.
( ) A estagnação industrial e tecnológica.
( ) A estruturação dos blocos econômicos regionais.
A sequência em ordem correta é:
a) V, F, V, F, V.
b) V, F, F, F, V.
c) F, V, F, V, F.
d) F, F, F, F, V.
e) F, F, V, V, V.
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E
2) E
3) B
Questão para reflexão
RIQUEZA TRANSCENDENTAL
Nesta unidade fizemos uma discussão sobre o período contemporâneo, destacando os grandes
acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais que marcaram e que ainda marcam nossa época.
Percebemos que os séculos XIX e XX foram períodos de grandes transformações tecnológicas, mas também
ficaram conhecidos como os séculos dos grandes atentados contra a vida humana. Sabemos que uma das
grandes razões para este estado de coisas está no fato de os valores econômicos ainda terem primazia sobre
os valores éticos, estéticos, espirituais e humanos em nossa sociedade.
Veja abaixo link para o artigo Crenças e riquezas do economista Charles Handy.
http://www3.ethos.org.br/cedoc/reflexao-no2-crencas-e-riquezas/#.V5-ljPkrLIU
Agora procure responder as seguintes questões:
1. O autor afirma que “os alarmes foram instalados porque há mais coisas de valor que podem ser
roubadas nas casas hoje do que naquela época”. Em sua opinião, a que tipo de valor o autor está se
referindo? Quais outros tipos de valores poderiam ser cultivados na sociedade contemporânea?
Comente.
Presumivelmente, o autor se refere aos valores materiais e econômicos. Há uma gama enorme de
outros valores que não pertencem a esse universo, tais como: valores éticos e/ou morais, valores
espirituais, valores cognitivos, valores afetivos e/ou sentimentais, valores de consciência subjetiva etc.
2. Explique a seguinte frase do autor: “Preocupa-me a falta de uma visão mais transcendental da vida e
das finalidades da vida e a prevalência do mito econômico que dá o tom a tudo o que fazemos”.
Mesmo com todo o avanço científico o homem ainda não pode demonstrar que a vida humana se
encerra nesse espaço físico onde nos encontramos. É tão plausível acreditar na finitude quanto na
infinitude da vida, como Pascal propôs em sua famosa aposta. Biblicamente isso se apresenta pela
expressão “juntar tesouros no céu”. O homem prudente não deve ser negligente nem mesmo
possibilidades remotas.
3. Que respostas você daria para as questões apresentadas no último parágrafo do texto?
Que temos duas alternativas quando nos relacionamos com nossos iguais: vê-los negativamente,
como representação de maldade, ameaça e egoísmo; ou vê-los positivamente, enquanto portadores
de boa vontade e de boas realizações, com energias proativas e altruísticas.
RIQUEZA TRANSCENDENTAL
Nesta unidade fizemos uma discussão sobre o período contemporâneo, destacando os grandes
acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais que marcaram e que ainda marcam nossa época.
Percebemos que os séculos XIX e XX foram períodos de grandes transformações tecnológicas, mas também
ficaram conhecidos como os séculos dos grandes atentados contra a vida humana. Sabemos que uma das
grandes razões para este estado de coisas está no fato de os valores econômicos ainda terem primazia sobre
os valores éticos, estéticos, espirituais e humanos em nossa sociedade.
Veja abaixo link para o artigo Crenças e riquezas do economista Charles Handy.
http://www3.ethos.org.br/cedoc/reflexao-no2-crencas-e-riquezas/#.V5-ljPkrLIU
Agora procure responder as seguintes questões:
1. O autor afirma que “os alarmes foram instalados porque há mais coisas de valor que podem ser
roubadas nas casas hoje do que naquela época”. Em sua opinião, a que tipo de valor o autor está se
referindo? Quais outros tipos de valores poderiam ser cultivados na sociedade contemporânea?
Comente.
Presumivelmente, o autor se refere aos valores materiais e econômicos. Há uma gama enorme de
outros valores que não pertencem a esse universo, tais como: valores éticos e/ou morais, valores
espirituais, valores cognitivos, valores afetivos e/ou sentimentais, valores de consciência subjetiva etc.
2. Explique a seguinte frase do autor: “Preocupa-me a falta de uma visão mais transcendental da vida e
das finalidades da vida e a prevalência do mito econômico que dá o tom a tudo o que fazemos”.
Mesmo com todo o avanço científico o homem ainda não pode demonstrar que a vida humana se
encerra nesse espaço físico onde nos encontramos. É tão plausível acreditar na finitude quanto na
infinitude da vida, como Pascal propôs em sua famosa aposta. Biblicamente isso se apresenta pela
expressão “juntar tesouros no céu”. O homem prudente não deve ser negligente nem mesmo
possibilidades remotas.
3. Que respostas você daria para as questões apresentadas no último parágrafo do texto?
Que temos duas alternativas quando nos relacionamos com nossos iguais: vê-los negativamente,
como representação de maldade, ameaça e egoísmo; ou vê-los positivamente, enquanto portadores
de boa vontade e de boas realizações, com energias proativas e altruísticas.
Ta3- unopar - Ética, Política e Sociedade Realização: 23/03/2021 19:05 à 23/03/2021 20:25
A POLÍTICA E A EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE MUNDO
A aula aƟvidade tem a finalidade de promover o autoestudo das competências e conteúdos relacionados à
Unidade de Ensino A políƟca e a evolução das concepções de mundo. Ela terá a duração de 1 hora e 20
minutos e está organizada em duas etapas.
Questão 1
Para Platão, os homens são dotados de três princípios de atividades, três almas. E também a polis tem uma
estrutura tríplice, composta de três classes sociais.
Considerando essas visões de Platão, avalie as afirmações com (V) para verdadeiro ou com (F) para falso.
( ) Alma intelectual ou racional: é a que se volta ao conhecimento que pode ser sob a forma de opiniões e percepções obtidas pela experiência, como também sob a forma de ideias verdadeiras contempladas pelo puro pensamento;
( ) Classe econômica dos proprietários de terra, artesãos e comerciantes: garante a sobrevivência material da cidade.
( ) Classe dos magistrados: garante o governo da cidade sob as leis.
( ) Alma colérica ou irascível: ao reagir à dor nos protege contra as agressões de outros humanos e também
do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta.
Para Platão, os homens são dotados de três princípios de atividades, três almas. E também a polis tem uma
estrutura tríplice, composta de três classes sociais.
Considerando essas visões de Platão, avalie as afirmações com (V) para verdadeiro ou com (F) para falso.
( ) Alma intelectual ou racional: é a que se volta ao conhecimento que pode ser sob a forma de opiniões e percepções obtidas pela experiência, como também sob a forma de ideias verdadeiras contempladas pelo puro pensamento;
( ) Classe econômica dos proprietários de terra, artesãos e comerciantes: garante a sobrevivência material da cidade.
( ) Classe dos magistrados: garante o governo da cidade sob as leis.
( ) Alma colérica ou irascível: ao reagir à dor nos protege contra as agressões de outros humanos e também
do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta.
a) F; F; F; V.
b) V; F; V; V.
c) F; V; V; F.
d) V; F; F; F.
e) V; V; V; V.
Questão 2
Leia as asserções a seguir:
I. Na concepção agostiniana, o exercício da função política abrange a pessoa humana inteira tomando seu
corpo e alma. Agostinho traça um caminho teológico para aqueles que se sentem chamados a exercer cargos
de governo.
PORQUE
II. Defende que o objetivo relativo da política é garantir a tranquilidade, a ordem e o bem comum de todos os
cidadãos. Tais bens são necessários, porém, não são absolutos. Uma vez apoiado em Deus, pode promover a
paz por excelência que, para Agostinho, só experimentariam aqueles que usufruem de Deus.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3
Para o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a
ferros". O que ele quer dizer com isso? Avalie as afirmações a seguir.
I. Que as conquistas da civilização precisam ser negadas para novamente criar a possibilidade do homem ser
bom por natureza.
II. Que o homem possui uma natureza boa. Rousseau ressaltou a figura do bom selvagem – encontrado na
época do descobrimento do Brasil – para comprovar, na prática, que esse tipo de homem já existiu. Que na
sociedade moderna o homem tem a chance de se livrar dos ferros que o prendem graças à superação da
exploração do homem pelo homem.
III. Que o homem possui uma natureza boa que é corrompida pelo processo civilizador. Rousseau criou o mito
em torno da figura do bom selvagem – o ser humano em seu estado natural, não contaminado por
constrangimentos sociais – como uma idealização teórica.
IV. Que o homem nasce pecador e que apenas a crença em Deus com firmes propósitos poderá livrá-lo dos
ferros e tornando-o, então, livre.
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmação III está correta.
b) A afirmação I está correta.
c) As afirmações III e IV estão corretas.
d) As afirmações I, II e IV estão corretas.
e) As afirmações II e III estão corretas
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E; 2) A; 3) A.
b) V; F; V; V.
c) F; V; V; F.
d) V; F; F; F.
e) V; V; V; V.
Questão 2
Leia as asserções a seguir:
I. Na concepção agostiniana, o exercício da função política abrange a pessoa humana inteira tomando seu
corpo e alma. Agostinho traça um caminho teológico para aqueles que se sentem chamados a exercer cargos
de governo.
PORQUE
II. Defende que o objetivo relativo da política é garantir a tranquilidade, a ordem e o bem comum de todos os
cidadãos. Tais bens são necessários, porém, não são absolutos. Uma vez apoiado em Deus, pode promover a
paz por excelência que, para Agostinho, só experimentariam aqueles que usufruem de Deus.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3
Para o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a
ferros". O que ele quer dizer com isso? Avalie as afirmações a seguir.
I. Que as conquistas da civilização precisam ser negadas para novamente criar a possibilidade do homem ser
bom por natureza.
II. Que o homem possui uma natureza boa. Rousseau ressaltou a figura do bom selvagem – encontrado na
época do descobrimento do Brasil – para comprovar, na prática, que esse tipo de homem já existiu. Que na
sociedade moderna o homem tem a chance de se livrar dos ferros que o prendem graças à superação da
exploração do homem pelo homem.
III. Que o homem possui uma natureza boa que é corrompida pelo processo civilizador. Rousseau criou o mito
em torno da figura do bom selvagem – o ser humano em seu estado natural, não contaminado por
constrangimentos sociais – como uma idealização teórica.
IV. Que o homem nasce pecador e que apenas a crença em Deus com firmes propósitos poderá livrá-lo dos
ferros e tornando-o, então, livre.
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmação III está correta.
b) A afirmação I está correta.
c) As afirmações III e IV estão corretas.
d) As afirmações I, II e IV estão corretas.
e) As afirmações II e III estão corretas
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E; 2) A; 3) A.
Questão para reflexão
Nesta unidade voltamos às discussões da Grécia Antiga e da Roma Antiga para analisarmos o berço da
organização social e política que herdamos e que fundamentou nossa formação política. Nas análises sobre a
modernidade vimos as discussões dos contratualistas sobre a hipótese do estado de natureza e a maneira
como concebem os problemas do estado civil ou sociedade civil. Em todas estas discussões notamos que os
grandes problemas da política estão ligados às relações de poder estabelecidos entre as pessoas.
Veja abaixo link para o artigo “Sobre política e politicagem” do filósofo e educador Rubem Alves.
http://www.teleios.com.br/sobre-politica-e-jardinagem-rubem-alves/
Agora procure responder a seguinte questão:
O autor afirma: “a cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se
dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço”. Esse ideal dos gregos ainda persiste
em nossa sociedade? Escreva um texto a respeito.
Há uma grande diferença entre a concepção política dos antigos e a dos modernos. Fundamentalmente, os antigos
se concebiam dentro de um universo mais amplo – a coletividade, a sociedade – o qual tinha proeminência sobre o
homem visto de modo isolado (posteriormente chamado de indivíduo). O cidadão somente saberia o seu lugar e o
seu valor quando imiscuído dentro desse todo maior e daí a imprescindibilidade da pólis. A modernidade criou a
ideia de sujeito, de indivíduo e de direitos por natureza, o qual vai pouco a pouco conquistando um espaço próprio
e hoje pode, inclusive, sobrepor-se ao coletivo.
Nesta unidade voltamos às discussões da Grécia Antiga e da Roma Antiga para analisarmos o berço da
organização social e política que herdamos e que fundamentou nossa formação política. Nas análises sobre a
modernidade vimos as discussões dos contratualistas sobre a hipótese do estado de natureza e a maneira
como concebem os problemas do estado civil ou sociedade civil. Em todas estas discussões notamos que os
grandes problemas da política estão ligados às relações de poder estabelecidos entre as pessoas.
Veja abaixo link para o artigo “Sobre política e politicagem” do filósofo e educador Rubem Alves.
http://www.teleios.com.br/sobre-politica-e-jardinagem-rubem-alves/
Agora procure responder a seguinte questão:
O autor afirma: “a cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se
dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço”. Esse ideal dos gregos ainda persiste
em nossa sociedade? Escreva um texto a respeito.
Há uma grande diferença entre a concepção política dos antigos e a dos modernos. Fundamentalmente, os antigos
se concebiam dentro de um universo mais amplo – a coletividade, a sociedade – o qual tinha proeminência sobre o
homem visto de modo isolado (posteriormente chamado de indivíduo). O cidadão somente saberia o seu lugar e o
seu valor quando imiscuído dentro desse todo maior e daí a imprescindibilidade da pólis. A modernidade criou a
ideia de sujeito, de indivíduo e de direitos por natureza, o qual vai pouco a pouco conquistando um espaço próprio
e hoje pode, inclusive, sobrepor-se ao coletivo.
Ética, Política e Sociedade aula 01 - unopar - Realização: 09/03/2021 19:05 à 09/03/2021 20:25
Questão 1
Um conceito importante dos estudos aristotélicos é o de felicidade. Segundo este pensador, a felicidade está relacionada à ética, que é o estudo do comportamento, das ações, das escolhas e dos valores humanos.
Com relação ao conceito de Ética, apresentado por Aristóteles, o que é correto afirmar?
I. Condena os extremos causadores dos vícios, para que o equilíbrio na conduta do homem, permita seu
desenvolvimento material e espiritual.
II. Embora as riquezas ajudem o homem a se desenvolver e não se tornar mesquinho, o equilíbrio com bens espirituais, com o uso da razão e da contemplação (a filosofia e a metafísica) é que o leva à felicidade.
III. A ética diz respeito ao indivíduo, diferenciando-se assim da política que tem dimensão social.
IV. A ética Aristotélica ensina a fazer o bem, até tal atitude se tornar um hábito e assim o indivíduo torna-se virtuoso. Praticando o bem, chega-se na finalidade que é a felicidade.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas II e IV.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 2
O Iluminismo foi o movimento intelectual que forneceu as bases para ao pensamento que conduziu os ideais
das "revoluções burguesas". Foi responsável também pela queda do chamado "antigo regime" – o
Absolutismo.
De acordo com esta afirmação sobre o Iluminismo, assinale o que pertenceu a este movimento.
I. Forneceu as bases para a democracia contemporânea.
II. Princípios de Igualdade e Liberdade.
III. A fé e a religiosidade.
IV. Os homens iguais pela razão.
Assinale a sequência correta:
a) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I e II são corretas.
e) Somente as afirmativas II e III são corretas.
Questão 3
O método cartesiano, elaborado por René Descartes, parte da premissa de que somente as ideias verdadeiras,
ou seja, aquelas sobre as quais não pairam dúvidas de sua veracidade, devem ser analisadas.
O que é correto afirmar sobre o método cartesiano?
a) O método cartesiano considera os problemas de fácil resolução a partir do momento que é examinado
através de todas as etapas do método.
b) Descartes compreendeu que os problemas deveriam ser analisados sempre no seu todo para uma resolução
mais adequada, do ponto de vista metodológico.
c) O método cartesiano considerou que a natureza é absolutamente subjetiva, sendo impossível que todos a
compreendam da mesma forma.
d) Descartes considera que não se deve levar à exposição do método científico aquilo que é evidentemente
falso, mas também adverte sobre o cuidado de não pré-julgar precipitadamente às ideias como falsas,
passando pelo processo de verificação nas etapas do método.
e) Nada pode ser aceito como verdade, mesmo quando reconhecido como tal, por meio do método
cartesiano.
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E
2) A
3) D
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas II e IV.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 2
O Iluminismo foi o movimento intelectual que forneceu as bases para ao pensamento que conduziu os ideais
das "revoluções burguesas". Foi responsável também pela queda do chamado "antigo regime" – o
Absolutismo.
De acordo com esta afirmação sobre o Iluminismo, assinale o que pertenceu a este movimento.
I. Forneceu as bases para a democracia contemporânea.
II. Princípios de Igualdade e Liberdade.
III. A fé e a religiosidade.
IV. Os homens iguais pela razão.
Assinale a sequência correta:
a) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I e II são corretas.
e) Somente as afirmativas II e III são corretas.
Questão 3
O método cartesiano, elaborado por René Descartes, parte da premissa de que somente as ideias verdadeiras,
ou seja, aquelas sobre as quais não pairam dúvidas de sua veracidade, devem ser analisadas.
O que é correto afirmar sobre o método cartesiano?
a) O método cartesiano considera os problemas de fácil resolução a partir do momento que é examinado
através de todas as etapas do método.
b) Descartes compreendeu que os problemas deveriam ser analisados sempre no seu todo para uma resolução
mais adequada, do ponto de vista metodológico.
c) O método cartesiano considerou que a natureza é absolutamente subjetiva, sendo impossível que todos a
compreendam da mesma forma.
d) Descartes considera que não se deve levar à exposição do método científico aquilo que é evidentemente
falso, mas também adverte sobre o cuidado de não pré-julgar precipitadamente às ideias como falsas,
passando pelo processo de verificação nas etapas do método.
e) Nada pode ser aceito como verdade, mesmo quando reconhecido como tal, por meio do método
cartesiano.
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E
2) A
3) D
Questão para reflexão
Vimos como na Modernidade prevaleceu um pensamento de crítca e contestação dos ideais tradicionais e
religiosos da época. Do ponto de vista da étca, se destaca o flósofo alemão Immanuel Kant, com sua proposta
de uma moral fundada no dever. Kant fcou muito conhecido por seu imperatvo categórico, segundo o qual o
valor de um ato moral não está em sua consequência, mas em sua intenção, ou seja, no respeito à lei moral.
Com sua flosofa étca, Kant estava preocupado sobretudo em difundir os ideais de autonomia e liberdade,
muito caros ao Iluminismo da época.
Leia o texto: Resposta à Pergunta: Que é esclarecimento, de Immanuel Kant, acessando o link abaixo:
http://zeadir.blogspot.com/2019/09/aufklarung-resposta-pergunta-que-e.html
Agora procure responder as seguintes questões:
1. Qual o significado das expressões “menoridade” e “maioridade” no texto de Kant?
2. O que estas expressões têm a ver com o conceito de autonomia?
3. Em que sentido a autonomia é importante para a sua área de atuação?
As expressões menoridade e maioridade não devem ser entendidas cronologicamente; devem sim, serem tomadas
no universo da moralidade, implicando em ser, ou não, capaz de conduzir a vida por si sem interferências externas; dar para si mesmo a motivação das ações, pois somente quem age desse modo alcança a autonomia, a qual, etimologicamente, significa dar a norma para si mesmo. O profissional deve agir pautado por um profundo comprometimento com o bem e com as ações corretas, sobretudo em momentos cruciais das tomadas de decisões.
Vimos como na Modernidade prevaleceu um pensamento de crítca e contestação dos ideais tradicionais e
religiosos da época. Do ponto de vista da étca, se destaca o flósofo alemão Immanuel Kant, com sua proposta
de uma moral fundada no dever. Kant fcou muito conhecido por seu imperatvo categórico, segundo o qual o
valor de um ato moral não está em sua consequência, mas em sua intenção, ou seja, no respeito à lei moral.
Com sua flosofa étca, Kant estava preocupado sobretudo em difundir os ideais de autonomia e liberdade,
muito caros ao Iluminismo da época.
Leia o texto: Resposta à Pergunta: Que é esclarecimento, de Immanuel Kant, acessando o link abaixo:
http://zeadir.blogspot.com/2019/09/aufklarung-resposta-pergunta-que-e.html
Agora procure responder as seguintes questões:
1. Qual o significado das expressões “menoridade” e “maioridade” no texto de Kant?
2. O que estas expressões têm a ver com o conceito de autonomia?
3. Em que sentido a autonomia é importante para a sua área de atuação?
As expressões menoridade e maioridade não devem ser entendidas cronologicamente; devem sim, serem tomadas
no universo da moralidade, implicando em ser, ou não, capaz de conduzir a vida por si sem interferências externas; dar para si mesmo a motivação das ações, pois somente quem age desse modo alcança a autonomia, a qual, etimologicamente, significa dar a norma para si mesmo. O profissional deve agir pautado por um profundo comprometimento com o bem e com as ações corretas, sobretudo em momentos cruciais das tomadas de decisões.
Ética, Política e Sociedade - aula 2 da unopar- Realização: 16/03/2021 19:05 à 16/03/2021 20:25
Questão 1
Considere as asserções a seguir:
I. Protágoras era um dos mais importantes sofistas na Grécia Antiga. Defendia que era preciso aprender a
argumentar pró e contra uma posição, já que ambas são verdadeiras. Essa habilidade, chamada de antilógica,
era um ótimo recurso para se preparar para debates.
PORQUE
II. Quando se conhece com profundidade os argumentos contra e a favor, é possível defender bem qualquer
posição e apontar objeções nos argumentos dos adversários.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2
Os dois filósofos que iniciaram o exame da capacidade humana para o erro e a verdade são o inglês Francis
Bacon e o francês René Descartes.
Com base no pensamento de Descartes, avalie as afirmações a seguir:
I. Está convencido de que é possível vencer os efeitos das origens dos erros ao apelar para uma reforma do
entendimento e das ciências.
II. É o próprio sujeito do conhecimento que vai agir contra os efeitos do erro ao decidir e optar pela
necessidade de encontrar fundamentos seguros para o saber. Para tal, Descartes criou um procedimento: a
dúvida metódica.
III. O conhecimento sensível – que é composto pela sensação, percepção, imaginação, memória e linguagem
–, é a causa do erro e deve ser afastado. Já o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual, parte das
ideias inatas e controla, através de regras, as investigações filosóficas, científicas e técnicas.
Agora, assinale a alternativa correta:
a) As afirmações I e II são corretas.
b) A afirmação I é correta.
c) A afirmação II é correta.
d) As afirmações I, II e III são corretas.
e) As afirmações II e III são corretas
Questão 3
Na obra “O existencialismo é um humanismo”, de 1946, Sartre defende as principais teses do seu pensamento
filosófico apoiado no existencialismo. Para Sartre, considerando a concepção antropológica, o homem está
condenado a ser livre. Isso significa que o homem faz escolhas e delibera sobre seu próprio destino por uma
razão básica, que se contrapõe à filosofia tradicional. (Fonte: SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um
humanismo. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1987. Coleção Os Pensadores).
A razão básica para o existencialismo implica corretamente em:
a) Compreender que cada ser humano tem uma essência a realizar desde quando nasce.
b) Que a existência precede à essência e, por isso o ser humano não está predeterminado a nada.
c) Curvar-se ao contexto social que define o projeto de vida de cada pessoa.
d) Que o ser humano não pode mudar seu destino.
e) Aceitar a limitação da vida humana, sua finitude, compreendendo que o homem é um ser para a morte.
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) A
2) D
3) B
Questão para reflexão
É muito diİcil decidir sobre a amplitude da gravidade de um ato, é muito diİcil julgar a profundidade das
consequências de uma ação, é muito diİcil apurar a magnitude da intenção do agente. E a essas dificuldades
soma-se a necessidade de se buscar a neutralidade. A jusƟça (insƟtucionalizada) jamais pode ser tendenciosa
e muito menos injusta ou parcial. Quando a jusƟça de um país não cumpre com a sua função, esse país chegou
ao caos. E os parâmetros que possibilitam os julgamentos podem ser bastante variados, dentre os quais
podemos citar, por exemplo, o uƟlitarismo éƟco para quem a função da éƟca, suscintamente falando, é
proporcionar a maior felicidade possível para o maior número possível de pessoas.
Dentro dessa perspecƟva leia o texto O naufrágio do MignoneƩe, uma vida por três, disponível em
hƩp://zeadir.blogspot.com/2018/12/o-naufragio-do-mignoneƩe-uma-vida-por.html.
Após a leitura do texto o grupo deverá simular um tribunal do júri. Antes, porém, estabeleçam estratégias e
argumentações e escolham um juiz.
1. O primeiro grupo deverá argumentar a favor da inocência de todos os assassinos do jovem Parker.
2. O segundo grupo deverá argumentar a favor da condenação de todos os assassinos do jovem Parker.
3. O terceiro grupo deverá argumentar a favor da inocência apenas do marinheiro que se opôs à morte do
jovem Parker, embora tenha, posteriormente, se alimentado de seu corpo.
A finalidade primordial dessa atividade não é saber quem está certo ou errado, mas conseguir desenvolver bons
argumentos (convincentes, fundamentados, imparciais, racionais, claros, objetivos etc.). Também é importante
aprender a se posicionar criticamente e respeitar opiniões divergentes. Deve-se evitar, se possível, argumentos
com base em valores religiosos e/ou culturais, pois eles não podem ser universalizados, ou seja, embora possam
ser muito bons, se restringem aos seus adeptos
EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL- CRC - PROVA COMENTADA- 2016.1- QUESTÕES 1 A 3- CONTABILIDADE GERAL
Gabarito no link:
https://www.youtube.com/watch?v=g5J0vPWF5Hc
1. Assinale a opção que representa a CORRETA associação entre o fato contábil e o seu registro no Balanço Patrimonial.
a) A compra, a prazo, de mercadoria para revenda provoca um aumento no Ativo e uma redução no Passivo. b) A contratação de uma apólice de seguros, com pagamento a prazo, para cobertura de doze meses a transcorrer provoca um aumento no Ativo e um aumento no Passivo. c) A integralização de capital com bens para uso provoca um aumento no Ativo e uma redução no Patrimônio Líquido. d) O pagamento em dinheiro a fornecedores, decorrente de aquisição de mercadorias a prazo, provoca uma diminuição no Ativo e um aumento no Passivo. 2. O Departamento de Recursos Humanos de uma Sociedade Empresária apresentou os seguintes dados, extraídos da folha de pagamento de fevereiro de 2016 a ser paga no quinto dia útil do mês seguinte: Descrições Valores Salário-base do mês R$1.500,00 INSS – parte do empregado R$135,00 FGTS R$120,00 Vale-transporte – parte do empregado R$90,00 Considerando-se que não havia saldo remanescente dos períodos anteriores e com base nos dados apresentados, após os lançamentos contábeis pertinentes, o saldo líquido da conta Salários a Pagar, em 29 de fevereiro de 2016, é de: a) R$1.365,00. b) R$1.335,00. c) R$1.275,00. d) R$1.155,00. 3. Uma Sociedade Empresária apresentou, em 31.12.2015, antes da apuração do resultado do exercício, o seguinte Patrimônio Líquido: Contas Saldos Capital Subscrito R$30.000,00 Reserva de Capital – Ágio na Emissão de Ações R$3.000,00 Reserva Legal R$5.838,00 Reserva Estatutária R$930,00 O Lucro Líquido apurado em 31.12.2015 foi de R$8.300,00. Nesse caso, de acordo com a Lei n.º 6.404/76 e alterações posteriores, o valor a ser destinado no período, obrigatoriamente, para Reserva Legal é de: a) R$162,00. b) R$415,00. c) R$2.300,00. d) R$2.462,00. #CONTABILIDADE #PROVA #SUFICIENCIAESTRATÉGIA EMPRESARIAL/ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO- PROVA DA UNOPAR #PROVA14 #PARTE3
PLAYLIST:https://www.youtube.com/playlist?list=PLZOVB4wq0jr-kq011LsJPxs4EBfjWtg1u Meu instagram: https://www.instagram.com/professorleandroguimaraes/?hl=pt-br meu facebook: https://www.facebook.com/leandro.gomes.3910 AS PROVAS SÃO DAS UNIVERSIDADES: Anhanguera, Fama, Faculdade Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar, QUE FAZEM PARTE DO GRUPO KROTTON 9- Nessa estratégia genérica a organização procura oferecer ao consumidor um produto ou serviço diferenciado Isto é que seja um e tenha valor para o consumidor Em contrapartida possui uma estrutura de custos mais caros que em razão de criar valor para o consumidor faz com que ele esteja disposto a pagar um preço mais alto pelo produto ou serviço em relação aos concorrentes proporcionando a empresa uma maior lucratividade essa descrição refere-se a pós estratégia genérica. Interrogação 10- Leia a seguinte descrição trata-se de uma estratégia de crescimento A promove o crescimento da organização ao adquirir empresas concorrentes que atuam no mesmo tipo de negócio assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da descrição acima 11- Leia a seguinte descrição a é uma estratégia que envolve o crescimento por meio da aquisição de empresas que atuam em negócios diferentes da empresa compradora assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço da descrição acima 12- Leia a seguinte descrição após a escolha da Estratégia deve se realizar a quarta etapa do planejamento estratégico que é tapa de vários estudiosos de estratégia que argumentam que tão ou mais importante que estabelecer uma boa estratégia é fazer com que as ações planejadas sejam implantadas assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço da descrição acima #UNOPAR #PROVA #GABARITO
sábado, 27 de março de 2021
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