A POLÍTICA E A EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE MUNDO
A aula aƟvidade tem a finalidade de promover o autoestudo das competências e conteúdos relacionados à
Unidade de Ensino A políƟca e a evolução das concepções de mundo. Ela terá a duração de 1 hora e 20
minutos e está organizada em duas etapas.
Questão 1
Para Platão, os homens são dotados de três princípios de atividades, três almas. E também a polis tem uma
estrutura tríplice, composta de três classes sociais.
Considerando essas visões de Platão, avalie as afirmações com (V) para verdadeiro ou com (F) para falso.
( ) Alma intelectual ou racional: é a que se volta ao conhecimento que pode ser sob a forma de opiniões e percepções obtidas pela experiência, como também sob a forma de ideias verdadeiras contempladas pelo puro pensamento;
( ) Classe econômica dos proprietários de terra, artesãos e comerciantes: garante a sobrevivência material da cidade.
( ) Classe dos magistrados: garante o governo da cidade sob as leis.
( ) Alma colérica ou irascível: ao reagir à dor nos protege contra as agressões de outros humanos e também
do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta.
Para Platão, os homens são dotados de três princípios de atividades, três almas. E também a polis tem uma
estrutura tríplice, composta de três classes sociais.
Considerando essas visões de Platão, avalie as afirmações com (V) para verdadeiro ou com (F) para falso.
( ) Alma intelectual ou racional: é a que se volta ao conhecimento que pode ser sob a forma de opiniões e percepções obtidas pela experiência, como também sob a forma de ideias verdadeiras contempladas pelo puro pensamento;
( ) Classe econômica dos proprietários de terra, artesãos e comerciantes: garante a sobrevivência material da cidade.
( ) Classe dos magistrados: garante o governo da cidade sob as leis.
( ) Alma colérica ou irascível: ao reagir à dor nos protege contra as agressões de outros humanos e também
do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta.
a) F; F; F; V.
b) V; F; V; V.
c) F; V; V; F.
d) V; F; F; F.
e) V; V; V; V.
Questão 2
Leia as asserções a seguir:
I. Na concepção agostiniana, o exercício da função política abrange a pessoa humana inteira tomando seu
corpo e alma. Agostinho traça um caminho teológico para aqueles que se sentem chamados a exercer cargos
de governo.
PORQUE
II. Defende que o objetivo relativo da política é garantir a tranquilidade, a ordem e o bem comum de todos os
cidadãos. Tais bens são necessários, porém, não são absolutos. Uma vez apoiado em Deus, pode promover a
paz por excelência que, para Agostinho, só experimentariam aqueles que usufruem de Deus.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3
Para o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a
ferros". O que ele quer dizer com isso? Avalie as afirmações a seguir.
I. Que as conquistas da civilização precisam ser negadas para novamente criar a possibilidade do homem ser
bom por natureza.
II. Que o homem possui uma natureza boa. Rousseau ressaltou a figura do bom selvagem – encontrado na
época do descobrimento do Brasil – para comprovar, na prática, que esse tipo de homem já existiu. Que na
sociedade moderna o homem tem a chance de se livrar dos ferros que o prendem graças à superação da
exploração do homem pelo homem.
III. Que o homem possui uma natureza boa que é corrompida pelo processo civilizador. Rousseau criou o mito
em torno da figura do bom selvagem – o ser humano em seu estado natural, não contaminado por
constrangimentos sociais – como uma idealização teórica.
IV. Que o homem nasce pecador e que apenas a crença em Deus com firmes propósitos poderá livrá-lo dos
ferros e tornando-o, então, livre.
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmação III está correta.
b) A afirmação I está correta.
c) As afirmações III e IV estão corretas.
d) As afirmações I, II e IV estão corretas.
e) As afirmações II e III estão corretas
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E; 2) A; 3) A.
b) V; F; V; V.
c) F; V; V; F.
d) V; F; F; F.
e) V; V; V; V.
Questão 2
Leia as asserções a seguir:
I. Na concepção agostiniana, o exercício da função política abrange a pessoa humana inteira tomando seu
corpo e alma. Agostinho traça um caminho teológico para aqueles que se sentem chamados a exercer cargos
de governo.
PORQUE
II. Defende que o objetivo relativo da política é garantir a tranquilidade, a ordem e o bem comum de todos os
cidadãos. Tais bens são necessários, porém, não são absolutos. Uma vez apoiado em Deus, pode promover a
paz por excelência que, para Agostinho, só experimentariam aqueles que usufruem de Deus.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3
Para o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a
ferros". O que ele quer dizer com isso? Avalie as afirmações a seguir.
I. Que as conquistas da civilização precisam ser negadas para novamente criar a possibilidade do homem ser
bom por natureza.
II. Que o homem possui uma natureza boa. Rousseau ressaltou a figura do bom selvagem – encontrado na
época do descobrimento do Brasil – para comprovar, na prática, que esse tipo de homem já existiu. Que na
sociedade moderna o homem tem a chance de se livrar dos ferros que o prendem graças à superação da
exploração do homem pelo homem.
III. Que o homem possui uma natureza boa que é corrompida pelo processo civilizador. Rousseau criou o mito
em torno da figura do bom selvagem – o ser humano em seu estado natural, não contaminado por
constrangimentos sociais – como uma idealização teórica.
IV. Que o homem nasce pecador e que apenas a crença em Deus com firmes propósitos poderá livrá-lo dos
ferros e tornando-o, então, livre.
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmação III está correta.
b) A afirmação I está correta.
c) As afirmações III e IV estão corretas.
d) As afirmações I, II e IV estão corretas.
e) As afirmações II e III estão corretas
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E; 2) A; 3) A.
Questão para reflexão
Nesta unidade voltamos às discussões da Grécia Antiga e da Roma Antiga para analisarmos o berço da
organização social e política que herdamos e que fundamentou nossa formação política. Nas análises sobre a
modernidade vimos as discussões dos contratualistas sobre a hipótese do estado de natureza e a maneira
como concebem os problemas do estado civil ou sociedade civil. Em todas estas discussões notamos que os
grandes problemas da política estão ligados às relações de poder estabelecidos entre as pessoas.
Veja abaixo link para o artigo “Sobre política e politicagem” do filósofo e educador Rubem Alves.
http://www.teleios.com.br/sobre-politica-e-jardinagem-rubem-alves/
Agora procure responder a seguinte questão:
O autor afirma: “a cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se
dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço”. Esse ideal dos gregos ainda persiste
em nossa sociedade? Escreva um texto a respeito.
Há uma grande diferença entre a concepção política dos antigos e a dos modernos. Fundamentalmente, os antigos
se concebiam dentro de um universo mais amplo – a coletividade, a sociedade – o qual tinha proeminência sobre o
homem visto de modo isolado (posteriormente chamado de indivíduo). O cidadão somente saberia o seu lugar e o
seu valor quando imiscuído dentro desse todo maior e daí a imprescindibilidade da pólis. A modernidade criou a
ideia de sujeito, de indivíduo e de direitos por natureza, o qual vai pouco a pouco conquistando um espaço próprio
e hoje pode, inclusive, sobrepor-se ao coletivo.
Nesta unidade voltamos às discussões da Grécia Antiga e da Roma Antiga para analisarmos o berço da
organização social e política que herdamos e que fundamentou nossa formação política. Nas análises sobre a
modernidade vimos as discussões dos contratualistas sobre a hipótese do estado de natureza e a maneira
como concebem os problemas do estado civil ou sociedade civil. Em todas estas discussões notamos que os
grandes problemas da política estão ligados às relações de poder estabelecidos entre as pessoas.
Veja abaixo link para o artigo “Sobre política e politicagem” do filósofo e educador Rubem Alves.
http://www.teleios.com.br/sobre-politica-e-jardinagem-rubem-alves/
Agora procure responder a seguinte questão:
O autor afirma: “a cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se
dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço”. Esse ideal dos gregos ainda persiste
em nossa sociedade? Escreva um texto a respeito.
Há uma grande diferença entre a concepção política dos antigos e a dos modernos. Fundamentalmente, os antigos
se concebiam dentro de um universo mais amplo – a coletividade, a sociedade – o qual tinha proeminência sobre o
homem visto de modo isolado (posteriormente chamado de indivíduo). O cidadão somente saberia o seu lugar e o
seu valor quando imiscuído dentro desse todo maior e daí a imprescindibilidade da pólis. A modernidade criou a
ideia de sujeito, de indivíduo e de direitos por natureza, o qual vai pouco a pouco conquistando um espaço próprio
e hoje pode, inclusive, sobrepor-se ao coletivo.
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