domingo, 28 de março de 2021

Ta2 -unopar - Controladoria Realização: 17/03/2021 19:05 à 17/03/2021 20:25

 

A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities
(Oportunidades) e Threats (Ameaças), cujo conjunto destes itens é conhecido como
Análise FOFA ou Matriz SWOT.
A seguir, é apresentado a você os aspectos de um hotel e seus fatores políticos,
econômicos, sociais, ambientes e legais.
Contexto:
Um hotel, localizado na cidade de Curitiba/PR de categoria intermediária, 4 estrelas,
apresenta as seguintes características, na qual possui:
a. Uma tarifa diária de R$ 100,00, sendo 10% abaixo da média da concorrência
local;
b. A localização em cerca de 30 min do Aeroporto Internacional Afonso Pena
(Pinhais/PR);
c. Uma estrutura de 50 suítes, com ocupação média diária de 47 unidades;
d. Suítes confortáveis, com instalações convencionais;
e. Funcionários que não falam inglês, mas entendem um pouco o espanhol;
f. Cozinheiros formados para cozinhas internacionais;
g. Agentes de segurança e vídeo monitoramento no lobby e estacionamento;
h. Relacionamento com agências de turismos, casas de shows e passeios diversos,
inclusive viagens ao litoral;
i. A expectativa de um grande evento esportivo na cidade que terá uma semana
de competições no mês de junho.

Lista dos fatores e fenômenos externos associados à realização de um evento de
grande porte na cidade.
Fatores Políticos:

Realização de cinco jogos principais no mês de junho.
Possível sede dos jogos em competições futuras, no médio e longo prazo.
Fatores Econômicos:
Vinda de grande número de turistas torcedores, aquecendo a indústria de
turismos, hotelaria e entretenimento na cidade, ou seja, gerando um aumento
da demanda;
Fatores Sociais:
Há uma ansiedade dos turistas para conhecer e aproveitar a cidade de Curitiba,
considerada uma cidade modelo;
Hóspedes com costumes, idiomas e paladares diferentes, por virem de diversos
regiões do país e até mesmo de outros países;
Possível aumento da violência urbana, devido ao volume de pessoas
aglomeradas nos eventos;
Fatores Ambientais:


Possível colapso das condições de tráfego urbano;
Inauguração de hotéis de baixo custo;
Período de inverno com previsão de baixas temperaturas;
Fatores legais:
A indústria hoteleira deve estar adaptada para acessibilidade de Pessoa com
Deficiência (PcD), o que envolve adequações em suítes, elevadores,
restaurantes, entre outros.
A indústria do turismo deve combater o turismo sexual de menores;
Considerando as informações apresentadas, com base no contexto e nos fatores
listados, pede-se:
a) Caro aluno, após a leitura do texto acima, com base no contexto e nos fatores
listados, elenque os impactos positivos e negativos para a indústria moveleira,

agrupando-os nos seguintes tópicos: i) Oportunidades; ii) Ameças ou Riscos; iii)
Pontos Fortes; iv) Pontos Fracos. *
b) Com base no agrupamento realizado anteriormente, estruture uma Matriz
SWOT, correlacionando as variáveis internas e externas, desde que tenham uma
forte coerência de causa-consequência entre elas. **.
*Sugestão 1: para realização do item (a), sugere-se que o agrupamento dos tópicos seja
estruturado em tabela, conforme o exemplo a seguir.


Oportunidades (O) Ameaças (T)
O1 –xxxx T1 – xxx
O2 –xxxx T2 - xxx
... ...
... ...
... ...
... ...

Pontos Fortes (S) Pontos Fracos (W)
S1 –xxxx W1 – xxx
S2 –xxxx W2 - xxx
... ...
... ...
... ...
... ...

**Sugestão 2: para realização do item (b), as variáveis internas e externas devem ser
correlacionadas, por isso sugere-se que a construção da matriz siga a seguinte estrutura
Pontos Fortes (S) Pontos Fracos (W)
Oportunidades (O)
Ameaças (T)
Exemplo de Matriz Correlacionada
Pontos Fortes (S)
S1 – Tarifa 10% abaixo da
média;
Pontos Fracos (W)
Oportunidades (O)
O1 – Aumento da demanda
hoteleira;
CRESCIMENTO (O + S)
O1+S1 – Tarifa competitiva
do hotel para o aumento da
demanda;
REFORÇO (O + W)
Ameaças (T) DEFESA (T + S) VULNERABILIDADE (T+W)

ITEM (A):
O aluno(a) deve elencar as oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos que ele
identifica, considerando o contexto e os fatores apresentados. Não uma quantidade especifica
de itens que ele pode listar, pois o volume de itens depende da capacidade de interpretar os
fatores e refletir sobre o que eles podem impactar na empresa, no entanto apresenta-se abaixo
um exemplo de resposta a questão com o agrupamento dos tópicos, conforme recomendado
pela atividade.
Oportunidades (O) Ameaças (T)
O1 – Aumento da demanda hoteleira; T1 – Hóspedes de costumes, idiomas e
paladares variados;
O2 – Necessidade do conhecer Curitiba; T2 – Aumento da violência urbana na cidade;
T3 – Colapso do trânsito;
T4 – Inauguração de hotéis, hostes de baixo
custo;
T5 – Falta de certeza das olimpíadas e
paraolimpíadas;
T6 – Falta de acessibilidade no hotel;

Pontos Fortes (S) Pontos Fracos (W)
S1 – Tarifa 10% abaixo da média; W1 – Não há capacidade ociosa (taxa de
ocupação em 95%);
S2 – Fácil acesso ao aeroporto; W2 – Suítes com estrutura padrão;
S3 – Serviço de restaurante com cardápio
internacional;
W3 – Funcionários só falam português;
S4 – Parceria com casa de shows e passeios W4 – Sistema de segurança falho e pouco;

ITEM (B):
Neste item, o aluno(a) deve correlacionar as variáveis externas com as variáveis internas,
apresentando uma forte coerência de causa e consequência.
Pontos Fortes (S)
S1 – Tarifa 10% abaixo da
média;
S2 – Fácil acesso ao
aeroporto;
S3 – Serviço de restaurante
com cardápio internacional;
S4 – Parceria com casa de
shows e passeios.
Pontos Fracos (W)
W1 – Não há capacidade
ociosa (tx ocupação de 95%);
W2 – Suítes com estrutura
padrão;
W3 – Funcionários só falam
português;
W4 – Sistema de segurança
falho e pouco;
Oportunidades (O)
O1 – Aumento da demanda
hoteleira;
CRESCIMENTO (O + S)
O1+S1 – Tarifa competitiva
do hotel para o aumento da
demanda;
REFORÇO (O + W)
O1+W1 – O hotel não pode
absorver o incremento da
demanda;
Ameaças (T)
T1 – Hóspedes de costumes,
idiomas e paladares
variados;
T2 – Aumento da violência
urbana na cidade;
T3 – Colapso do trânsito;
T4 – Inauguração de hotéis,
hostes de baixo custo;
T5 – Falta de certeza das
olimpíadas e
paraolimpíadas;
T6 – Falta de acessibilidade
no hotel;
DEFESA (T + S)
T1+S3 – Experiência do hotel
em cozinha internacional;
T3+S2 – Rapidez para chegar
ao hotel, em trânsito
caótico;
T4+S1 – Hotel preparado
para possível guerra de
preço;
VULNERABILIDADE (T+W)
T1+W3 – Front line do hotel
despreparado para se
comunicar com estrangeiros;
T2+W4 – Possível ocorrência
de furtos em ambientes não
monitorados do hotel;
T5+W2 – Hotel não
adaptado a deficientes e
acompanhantes;
T5+W1 – A falta de certeza
de outros eventos inibe
expansão de leitos;
Destaca-se que esta matriz SWOT é um exemplo de possível resolução. Por isso o(a) aluno(a)
pode trilhar outro percurso e apresentar outros conjuntos de itens conforme a interpretação
dele. No entanto, deve-se constar os itens de Oportunidades, Ameaças, Pontos fortes e Pontos
Fracos.
O(a) aluno(a) pode apresentar maior ou menor nível cruzamento de cruzamento de itens e
apresentação de variáveis. Verifique a pertinência do que ele apresentar. Se ele desejar, ele
pode até mesmo elaborar planos operacionais para implementação das análises com mais
detalhamento.

Considerando a Matriz SWOT estruturada na Atividade1, pede-se:
a) Discuta com os colegas, se possível, e compartilhe por meio do chat pelo menos
dois (2) itens que se destacam entre todos os pontos listados nos quadrantes da
Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário