A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), cujo conjunto destes itens é conhecido como Análise FOFA ou Matriz SWOT. |
econômicos, sociais, ambientes e legais.
Contexto:
Um hotel, localizado na cidade de Curitiba/PR de categoria intermediária, 4 estrelas,
apresenta as seguintes características, na qual possui:
a. Uma tarifa diária de R$ 100,00, sendo 10% abaixo da média da concorrência
local;
b. A localização em cerca de 30 min do Aeroporto Internacional Afonso Pena
(Pinhais/PR);
c. Uma estrutura de 50 suítes, com ocupação média diária de 47 unidades;
d. Suítes confortáveis, com instalações convencionais;
e. Funcionários que não falam inglês, mas entendem um pouco o espanhol;
f. Cozinheiros formados para cozinhas internacionais;
g. Agentes de segurança e vídeo monitoramento no lobby e estacionamento;
h. Relacionamento com agências de turismos, casas de shows e passeios diversos,
inclusive viagens ao litoral;
i. A expectativa de um grande evento esportivo na cidade que terá uma semana
de competições no mês de junho.
Lista dos fatores e fenômenos externos associados à realização de um evento de
grande porte na cidade.
Fatores Políticos:
Considerando as informações apresentadas, com base no contexto e nos fatores
listados, pede-se:
a) Caro aluno, após a leitura do texto acima, com base no contexto e nos fatores
listados, elenque os impactos positivos e negativos para a indústria moveleira,
agrupando-os nos seguintes tópicos: i) Oportunidades; ii) Ameças ou Riscos; iii)
Pontos Fortes; iv) Pontos Fracos. *
b) Com base no agrupamento realizado anteriormente, estruture uma Matriz
SWOT, correlacionando as variáveis internas e externas, desde que tenham uma
forte coerência de causa-consequência entre elas. **.
*Sugestão 1: para realização do item (a), sugere-se que o agrupamento dos tópicos seja
estruturado em tabela, conforme o exemplo a seguir.
grande porte na cidade.
Fatores Políticos:
| Realização de cinco jogos principais no mês de junho. Possível sede dos jogos em competições futuras, no médio e longo prazo. |
Fatores Econômicos: | |
| Vinda de grande número de turistas torcedores, aquecendo a indústria de turismos, hotelaria e entretenimento na cidade, ou seja, gerando um aumento da demanda; |
Fatores Sociais: | |
| Há uma ansiedade dos turistas para conhecer e aproveitar a cidade de Curitiba, considerada uma cidade modelo; Hóspedes com costumes, idiomas e paladares diferentes, por virem de diversos regiões do país e até mesmo de outros países; Possível aumento da violência urbana, devido ao volume de pessoas aglomeradas nos eventos; |
| |
| |
Fatores Ambientais: | |
| Possível colapso das condições de tráfego urbano; Inauguração de hotéis de baixo custo; Período de inverno com previsão de baixas temperaturas; |
Fatores legais: | |
| A indústria hoteleira deve estar adaptada para acessibilidade de Pessoa com Deficiência (PcD), o que envolve adequações em suítes, elevadores, restaurantes, entre outros. A indústria do turismo deve combater o turismo sexual de menores; |
|
listados, pede-se:
a) Caro aluno, após a leitura do texto acima, com base no contexto e nos fatores
listados, elenque os impactos positivos e negativos para a indústria moveleira,
agrupando-os nos seguintes tópicos: i) Oportunidades; ii) Ameças ou Riscos; iii)
Pontos Fortes; iv) Pontos Fracos. *
b) Com base no agrupamento realizado anteriormente, estruture uma Matriz
SWOT, correlacionando as variáveis internas e externas, desde que tenham uma
forte coerência de causa-consequência entre elas. **.
*Sugestão 1: para realização do item (a), sugere-se que o agrupamento dos tópicos seja
estruturado em tabela, conforme o exemplo a seguir.
Oportunidades (O) | Ameaças (T) |
O1 –xxxx | T1 – xxx |
O2 –xxxx | T2 - xxx |
... | ... |
... | ... |
... | ... |
... | ... |
Pontos Fortes (S) | Pontos Fracos (W) |
S1 –xxxx | W1 – xxx |
S2 –xxxx | W2 - xxx |
... | ... |
... | ... |
... | ... |
... | ... |
**Sugestão 2: para realização do item (b), as variáveis internas e externas devem ser
correlacionadas, por isso sugere-se que a construção da matriz siga a seguinte estrutura
Pontos Fortes (S) | Pontos Fracos (W) |
Oportunidades (O) | |
Ameaças (T) |
Pontos Fortes (S) S1 – Tarifa 10% abaixo da média; | Pontos Fracos (W) | |
Oportunidades (O) O1 – Aumento da demanda hoteleira; | CRESCIMENTO (O + S) O1+S1 – Tarifa competitiva do hotel para o aumento da demanda; | REFORÇO (O + W) |
Ameaças (T) | DEFESA (T + S) | VULNERABILIDADE (T+W) |
ITEM (A):
O aluno(a) deve elencar as oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos que ele
identifica, considerando o contexto e os fatores apresentados. Não uma quantidade especifica
de itens que ele pode listar, pois o volume de itens depende da capacidade de interpretar os
fatores e refletir sobre o que eles podem impactar na empresa, no entanto apresenta-se abaixo
um exemplo de resposta a questão com o agrupamento dos tópicos, conforme recomendado
pela atividade.
Oportunidades (O) | Ameaças (T) |
O1 – Aumento da demanda hoteleira; | T1 – Hóspedes de costumes, idiomas e paladares variados; |
O2 – Necessidade do conhecer Curitiba; | T2 – Aumento da violência urbana na cidade; |
T3 – Colapso do trânsito; | |
T4 – Inauguração de hotéis, hostes de baixo custo; | |
T5 – Falta de certeza das olimpíadas e paraolimpíadas; | |
T6 – Falta de acessibilidade no hotel; |
Pontos Fortes (S) | Pontos Fracos (W) |
S1 – Tarifa 10% abaixo da média; | W1 – Não há capacidade ociosa (taxa de ocupação em 95%); |
S2 – Fácil acesso ao aeroporto; | W2 – Suítes com estrutura padrão; |
S3 – Serviço de restaurante com cardápio internacional; | W3 – Funcionários só falam português; |
S4 – Parceria com casa de shows e passeios | W4 – Sistema de segurança falho e pouco; |
ITEM (B):
Neste item, o aluno(a) deve correlacionar as variáveis externas com as variáveis internas,
apresentando uma forte coerência de causa e consequência.
Pontos Fortes (S) S1 – Tarifa 10% abaixo da média; S2 – Fácil acesso ao aeroporto; S3 – Serviço de restaurante com cardápio internacional; S4 – Parceria com casa de shows e passeios. | Pontos Fracos (W) W1 – Não há capacidade ociosa (tx ocupação de 95%); W2 – Suítes com estrutura padrão; W3 – Funcionários só falam português; W4 – Sistema de segurança falho e pouco; | |
Oportunidades (O) O1 – Aumento da demanda hoteleira; | CRESCIMENTO (O + S) O1+S1 – Tarifa competitiva do hotel para o aumento da demanda; | REFORÇO (O + W) O1+W1 – O hotel não pode absorver o incremento da demanda; |
Ameaças (T) T1 – Hóspedes de costumes, idiomas e paladares variados; T2 – Aumento da violência urbana na cidade; T3 – Colapso do trânsito; T4 – Inauguração de hotéis, hostes de baixo custo; T5 – Falta de certeza das olimpíadas e paraolimpíadas; T6 – Falta de acessibilidade no hotel; | DEFESA (T + S) T1+S3 – Experiência do hotel em cozinha internacional; T3+S2 – Rapidez para chegar ao hotel, em trânsito caótico; T4+S1 – Hotel preparado para possível guerra de preço; | VULNERABILIDADE (T+W) T1+W3 – Front line do hotel despreparado para se comunicar com estrangeiros; T2+W4 – Possível ocorrência de furtos em ambientes não monitorados do hotel; T5+W2 – Hotel não adaptado a deficientes e acompanhantes; T5+W1 – A falta de certeza de outros eventos inibe expansão de leitos; |
pode trilhar outro percurso e apresentar outros conjuntos de itens conforme a interpretação
dele. No entanto, deve-se constar os itens de Oportunidades, Ameaças, Pontos fortes e Pontos
Fracos.
O(a) aluno(a) pode apresentar maior ou menor nível cruzamento de cruzamento de itens e
apresentação de variáveis. Verifique a pertinência do que ele apresentar. Se ele desejar, ele
pode até mesmo elaborar planos operacionais para implementação das análises com mais
detalhamento.
Considerando a Matriz SWOT estruturada na Atividade1, pede-se:
a) Discuta com os colegas, se possível, e compartilhe por meio do chat pelo menos
dois (2) itens que se destacam entre todos os pontos listados nos quadrantes da
Matriz.
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