quarta-feira, 31 de março de 2021

Ta5 -unopar- Tópicos Especiais em Contabilidade Realização: 03/11/2020 19:05 à 03/11/2020 20:25

 

eSocial
O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais,
Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a
comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como
vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho,
aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às
obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas.
A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e
declarações separados a cada ente.
A implantação do eSocial viabilizará garantia aos direitos previdenciários e trabalhistas,
racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações
prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas e aprimorará a qualidade das informações das relações de
trabalho, previdenciárias e tributárias. A legislação prevê ainda tratamento diferenciado às micro e
pequenas empresas.
A obrigatoriedade de utilização desse sistema para os empregadores, dependerá de
Resolução do Comitê Gestor do eSocial, conforme decreto 8373/2014, que definirá o cronograma de
implantação e transmissão das informações por esse canal.
O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal:
Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro
Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTb.
eSocial empresas - principais dúvidas

1. O que é o eSocial empresas?
É um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração
de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial
empresarial vai reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15
obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único,
administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará
com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade.
2. Como vai funcionar na prática o sistema?
Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações
para a plataforma do eSocial. Todos esses dados, na verdade, já são registrados. Atualmente, em
algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do
novo sistema, o caminho será único. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao
Governo Federal, exclusivamente, por meio do eSocial empresas.
3. Quais são os sistemas de informação do Governo Federal que serão substituídos pelo eSocial
empresas?
Por meio desse canal, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, 15
obrigações:
GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e
demissões de empregados sob o regime da CLT;
RAIS - Relação Anual de Informações Sociais;
LRE - Livro de Registro de Empregados;
CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho;
CD - Comunicação de Dispensa;
CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário;
DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
QHT – Quadro de Horário de Trabalho;
MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
Folha de pagamento;
GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
GPS – Guia da Previdência Social;
4. Quais são as vantagens para as empresas em utilizar o eSocial empresas?
Além de simplificar processos, o que gera ganho de produtividade, o eSocial passará a
subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, o que diminuirá erros nos
cálculos que, hoje, ainda ocorrem na geração desses documentos.
A plataforma garantirá também maior segurança jurídica, com um ambiente de negócio que
beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a
legislação.
Com a substituição da entrega de diversas obrigações por apenas uma operação, totalmente
padronizada, as empresas diminuirão gastos e tempo dedicados atualmente para a execução dessas
tarefas.
Esse novo modelo traz outras vantagens, como:
Registro imediato de novas informações, como a contratação de um empregado;
Integração de processos;
Disponibilização imediata dos dados aos órgãos envolvidos.
Esse novo sistema consiste apenas em uma nova forma de prestação de informação por parte
das empresas, e não se confunde com qualquer tipo de regime tributário diferenciado.
Como já foi destacado, o eSocial empresas é resultado de um trabalho coletivo que reúne
representantes de órgãos governamentais e das principais categorias econômicas do país. Esse

formato foi organizado com o objetivo de disponibilizar uma plataforma de serviço simplificada,
desburocratizada e adequada à realidade do setor empresarial brasileiro.
5. Quais as vantagens para o trabalhador com a implantação deste programa?
A principal vantagem para o trabalhador será, sem dúvida, maior garantia em relação à
efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários e à maior transparência referente às
informações de seus contratos de trabalho.
Serão também registradas todas as informações relativas aos pagamentos efetuados ao
trabalhador, assim como as informações referentes à sua condição de trabalho, tais como as
características do local que desempenha suas funções e os tipos de riscos aos quais está exposto.
O eSocial empresas vai contribuir de forma decisiva para a diminuição de erros nos cálculos
que hoje ainda ocorrem na geração dessas guias pelos sistemas das empresas.
6. Por que o programa beneficia a população em geral e não apenas as empresas?
Além de simplificar a vida das empresas, o eSocial empresas trará benefícios significativos
para o empregado, pois será possível assegurar, de forma muito mais efetiva, o cumprimento dos
direitos trabalhistas e previdenciários.
A sistematização das informações no eSocial envolve os diversos tipos de relações trabalhistas
em vigor no Brasil. Isso significa que trabalhadores celetistas, estatutários, autônomos, avulsos,
cooperados, estagiários e sem vínculo empregatício terão suas informações registradas no eSocial.
A entrada em operação desse novo procedimento vai contribuir também para uma melhoria
na elaboração e tomada de decisão em políticas públicas, bem como na prestação dos benefícios
previdenciários aos trabalhadores.
7. Por que o eSocial empresas é inovador?
O eSocial traz para o formato digital informações que hoje ainda podem ser registradas em
meios ultrapassados e até frágeis, como em livros de papel. Tais dados, que ainda hoje devem ser
guardados por longo período de tempo, em até 30 anos, passarão a ser armazenados em um
ambiente público, seguro e sem custos para as empresas. As 15 obrigações, fundamentais na relação

trabalhista entre empregador e empregado, estarão sistematizadas num único banco de dados. O
eSocial empresas, no âmbito da Receita Federal, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital
(SPED), um programa extremamente abrangente de informatização da relação entre a Receita
Federal e os contribuintes.
O eSocial também inova como modelo de projeto de construção coletiva, que conta com a
participação efetiva de vários órgãos governamentais, assim como da sociedade civil. Para o
desenvolvimento deste projeto, foi criado o Comitê Gestor do eSocial, formado por um
representante de cada instituição participante: Caixa Econômica Federal; Receita Federal; Ministério
do Trabalho; Secretaria da Previdência Social e INSS.
8. O que assegura que esse programa seja um dos mais sofisticados do mundo?
Do ponto de vista tecnológico, é um projeto ambicioso e moderno, desenvolvido a partir de
técnicas avançadas de sistemas de informação. Casos bem-sucedidos de programas adotados pelo
Governo Federal envolvendo o universo empresarial, contribuíram também para o desenho da
plataforma do eSocial. Entre eles, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Contabilidade Digital (ECD), que
fazem parte do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, com padrão de excelência reconhecido
internacionalmente.
A rotina das empresas passará por uma grande transformação, visto que o eSocial vai unificar
o envio dos dados referentes às relações de trabalho para o Governo Federal, o que demandará das
empresas a integração total dessas informações. A partir daí, a inteligência do sistema adotado vai
“agregar” valor a tais dados, visto que será capaz de relacionar as informações, detectar erros.
9. É uma medida de combate à sonegação ou de desburocratização?
É uma medida de desburocratização. O objetivo do Governo Federal, ao criar o eSocial, é
simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e
trabalhistas, reduzindo a burocracia para as empresas. Esse procedimento vai substituir o
preenchimento e a entrega de formulários e declarações, atualmente entregues de forma separada
a cada órgão. A maior transparência no repasse dos dados para a administração federal resultará na
redução dos índices de sonegação.

10. Se esse sistema vai facilitar o processo fiscalizatório, como o governo já afirmou, significa que
há previsão de se ampliar a arrecadação de receita?
O objetivo principal é a desburocratização na prestação das informações pelas empresas
relativas ao empregado. O possível aumento de arrecadação da receita virá como um efeito
secundário dessa simplificação dos processos, pois vai diminuir os erros ainda cometidos pelas
empresas ao preencher formulários, assim como pelo aumento da transparência das informações a
serem prestadas à administração federal.
Vale ressaltar que em uma ação de fiscalização de Receita Federal, realizada em 2012, com
um grupo de empresas que representam cerca de 4% do total do segmento empresarial no Brasil, foi
levantado um débito de cerca de R$ 4 bilhões relativo às contribuições previdenciárias recolhidas
pelas empresas, mas no valor menor que o devido. Isso não se trata de inadimplência, nem de
sonegação, mas sim da contribuição previdenciária calculada no valor menor em relação ao que
deveria ter sido recolhido com base na folha de pagamentos apresentada à auditoria, no momento
da fiscalização.
11. Quais as penalidades que as empresas estão sujeitas, caso não cumpram algum quesito?
Basicamente, serão as mesmas penalidades a que estão sujeitas hoje pelo descumprimento de
suas obrigações. Não há cobrança de multas para a empresa que não aderir ao sistema de forma
imediata. No entanto, o processamento e quitação das obrigações rotineiras da empresa para com a
administração federal, ficará praticamente inviável, se ela não se adequar ao eSocial.
13. Quanto foi investido nesse sistema?
O investimento é da ordem de R$ 100 milhões, aplicado predominantemente em tecnologia
da informação para o desenvolvimento da plataforma.
14. Se as micro e pequenas têm que aderir, o MEI será extinto pelo governo?
Não, muito pelo contrário. De acordo com o Comitê Gestor do eSocial, será desenvolvido um
módulo específico para auxiliar os usuários do programa do Micro empreendedor Individual (MEI),
na qualidade de empregador para o cumprimento de suas obrigações trabalhistas e tributárias.

Já na condição de micro empreendedor, ele continuará fazendo uso do SIMEI, que é um
sistema de pagamento de tributos unificados, em valores fixos mensais. Para este tipo de
contribuinte, não há qualquer tipo de mudança prevista.
Comentários ao Tutor
Esta é uma atividade de leitura do texto proposto. Os alunos devem discutir e/ou refletir sobre os assuntos para executar
a atividade 2.
Atividade 2
Caro Aluno,
Com base na leitura realizada dos textos da atividade anterior, discuta os conteúdos com os colegas.
Depois, realize uma síntese reflexiva sobre os três pontos listados abaixo e apresente ao professor
via chat.
Essa atividade por ser realizada em duplas ou em grupos, conforme a organização do Tutor.
O texto apresenta um esclarecimento sobre o eSocial. O eSocial é uma das informações que compões
a plataforma SPED. Tem sido amplamente difundido nas mídias sociais a importância de asseunto no
que diz respeito:
1. à segurança do trabalhador no ambiente empresarial e produtivo;
2. ao baixo custo das entidades governamentais;
3. à credibilidade dos empregadores.
Pontos para reflexão:
a) Dos personagens envolvidos no processo do eSocial qual deles será o mais beneficiado com a
implantação deste sistema?
b) Dos personagens envolvidos no processo do eSocial qual deles será o mais prejudicado com
a implantação deste sistema?
Após a leitura do texto proposto, os alunos devem discutir e/ou refletir sobre os assuntos para apresentar umas respostas
as perguntas. As repostas são subjetivas e por este motivo não há uma reposta certa ou errada. As respostas serão de
acordo com as opiniões de cada grupo, uma vez que o assunto é de interesse e cada indivíduo tem a liberdade de
expressão. Mas você tutor deve auxiliar os alunos para que apresentem uma síntese das ideias, levando ela ao chat para
a exposição de observações e comentários pelo professor.


Ta4 - unopar- Tópicos Especiais em Contabilidade Realização: 27/10/2020 19:05 à 27/10/2020 20:25

 

PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS, CONTÁBEIS E FISCAIS NO BRASIL
OBRIGAÇÕES PERANTE A LEGISLAÇÃO COMERCIAL, FISCO FEDERAL E MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL
As pessoas jurídicas e equiparadas, perante a Legislação Comercial, Fisco Federal, Ministério
do Trabalho e Previdência Social, independentemente do seu enquadramento jurídico ou da forma
de tributação perante o Imposto de Renda, estão obrigadas a cumprir com várias obrigações ou
normas legais. A seguir, listam-se as principais destas obrigações (você poderá conhecer detalhes
clicando no link respectivo):
OBRIGAÇÃO
Estatuto ou contrato social
Contabilidade
Balanço
Livro diário
Declaração Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (para os sócios)
Declaração de Bens e Direitos no Exterior (DBE/BACEN)
DIRF
SPED, Fiscal, Contábil e EFD
ECF
Imposto de Renda Retido na Fonte e Comprovante de Rendimentos e Retenção do IRRF
Livro de inspeção do trabalho
Livro registro de empregados
Livro registro de inventário
Folha de pagamento
GPS
GFIP
GRF
CAGED
RAIS
eSocial
Norma Regulamentadora 7 (Ministério do Trabalho)
Norma Regulamentadora 9 (Ministério do Trabalho)
Informe de rendimentos das Pessoas Físicas
Informe de rendimentos das Pessoas Jurídicas
Publicações obrigatórias nas empresas limitadas

OBRIGAÇÕES ESPECIAIS
As pessoas jurídicas e equiparadas, conforme classificações abaixo estão obrigadas a cumprir
com as obrigações ou normas legais descritas neste quadro sinótico:
a) Empresas tributadas pelo Lucro Real, quer as com encerramento trimestral, quer as
empresas com encerramento anual, com pagamento mensal por estimativa ou balanços
de suspensão;
b) Empresas tributadas pelo Lucro Presumido;
c) Empresas optantes pelo Simples Nacional, quer sejam, ME ou EPP, independentemente da
alíquota em que se encontrem;
d) Pessoa Jurídica isenta, assim definidas na legislação, como por exemplo, as Associações
Civis, Culturais, Filantrópicas e Recreativas, os Sindicatos, etc.;
e) Pessoas jurídicas imunes, assim definidas na legislação, como por exemplo, as Instituições
de Educação ou Assistência Social;
f) As organizações dispensadas, também definidas na legislação, como por exemplo, os
condomínios, que embora possuam inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional das Pessoas
Jurídicas), recebem um tratamento fiscal diferenciado.
Ressaltamos ainda a figura do contribuinte inativo (sem movimento) e do arbitrado. O
primeiro é aquele que não efetuou nenhuma operação com sua empresa em um determinado
período. O segundo é aquele que teve a sua escrita desclassificada pelo fisco, sofrendo tributação
arbitrada. As duas exceções continuam obrigadas a cumprir suas obrigações principais e acessórias,
nos moldes determinados pelos quadros desta página.
OBRIGAÇÃO LUCRO REAL LUCRO
PRESUMIDO
SIMPLES ISENTAS IMUNES DISPENSADAS
ECF SIM SIM NÃO SIM SIM NÃO
LALUR SIM NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO
CSLL SIM SIM NÃO NÃO NÃO NÃO
PIS s/Receitas SIM SIM NÃO NÃO NÃO NÃO
Pis s/Folha NÃO NÃO NÃO SIM SIM SIM
COFINS SIM SIM NÃO NÃO NÃO NÃO
DCTF SIM SIM NÃO SIM SIM NÃO
*Empresa enquadrada no SIMPLES nacional tem que entregar DEFIS
OBRIGAÇÕES PARA AS INDÚSTRIAS
As indústrias ou as empresas equiparadas a esta, estão obrigadas a cumprir com as obrigações
ou normas legais descritas neste quadro sinótico:
OBRIGAÇÃO LUCRO REAL LUCRO PRESUMIDO SIMPLES
IPI SIM SIM NÃO*
Registro de Apuração IPI SIM SIM NÃO*
Registro de Entradas SIM SIM *
Registro de Saídas SIM SIM *
Registro Controle da Produção e Estoques SIM SIM NÃO

OBRIGAÇÕES PARA OS AUTÔNOMOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS
Os autônomos e profissionais liberais estão sujeitos às seguintes obrigações:
OBRIGAÇÃO
Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas
DIRF
Imposto de Renda Retido na Fonte
Livro de inspeção do trabalho
Livro registro de empregados
Folha de pagamento
GPS
GFIP
GRFC
CAGED
RAIS
NR 7
NR 9
Informe de Rendimentos das Pessoas Físicas
Livro caixa
eSocial
OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS ESPECÍFICAS
Simples Nacionais - Obrigações acessórias ICMS
Imposto de Renda - Pessoa Jurídica
Imposto de Renda - Pessoa Física
ISS
OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS
Além do registro dos empregados e retenção e recolhimento das contribuições
previdenciárias respectivas, os empregadores precisam estar atentos às exigências trabalhistas
específicas. Veja maiores detalhes em principais rotinas trabalhistas.
Fonte:
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/obrigacoes.htm
Comentários ao Tutor
Esta é uma atividade de leitura do texto proposto. Os alunos devem discutir e/ou refletir sobre os assuntos para executar
a atividade 2.

Com base na leitura realizada dos textos da atividade anterior, discuta os conteúdos com os colegas
e o professor via chat. Depois, realize as reflexões solicitadas a seguir.
1. Diante do material apresentado, você concorda que a profissão de contador será uma das
profissões que poderá ser extinta no futuro?
2. Com base no material apresentado e também no material da nossa primeira tele aula, você
entende que a contabilidade é sim a profissão do presente e do futuro?
3. Na sua maneira de entender, com base no material apresentado, você acredita que o
CONTRIBUINTE, Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, por mais instruído que seja, é capaz de
realizar as obrigações que recaem sobre a sua atividade sem precisar do contador? Por quê?
4. O que você pensa sobre as multas impostas pela falta de cumprimento das obrigações
acessórias?
5. Na função do contador estão inseridas estas obrigações? O contador deve de fato ser
solidários com as informações prestadas?
Comentários ao Tutor
Após a leitura do texto proposto, os alunos devem discutir e/ou refletir sobre os assuntos para apresentar umas respostas
as perguntas. As repostas são subjetivas e por este motivo não há uma reposta certa ou errada. Mas você tutor deve
auxiliar os alunos para que apresentem uma síntese das ideias, levando ela ao chat para a exposição de observações e
comentários pelo professor.


Ta3 -UNOPAR- Tópicos Especiais em Contabilidade Realização: 20/10/2020 19:05 à 20/10/2020 20:25

 

Atividade 1
Caro Aluno,
Realize a leitura dois textos propostos a seguir.
Atividade 1A – Realização da Leitura do Primeiro Texto
A contabilidade é fonte de informação indispensável para que o empreendimento cresça
seguro. Afinal, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos
encargos e tributos.
O reconhecimento do mercado implica também em preparo dos contabilistas no
atendimento de seus clientes. O contato pessoal e a confiança, acrescidos de uma visão estratégica
do negócio, são apontados pelos empresários como requisitos para a relação de parceria.
O serviço contábil é o mais procurado entre os empreendedores, conforme pesquisa do
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de ser considerado o
segundo mais importante, atrás apenas dos conhecedores do mercado.
Porém, quase metade das empresas fecham suas portas em até dois anos, segundo dados
do Sebrae. A principal razão é a falta de capital de giro, seguida da falta de clientes e de problemas
financeiros.
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à
organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser
capaz de medir o retorno do capital investido.
O contabilista participa do desenvolvimento da empresa desde sua constituição,
acompanham o registro na Junta Comercial ou no cartório civil e providenciam a regularização em
vários órgãos, como Receita Federal, INSS, e Prefeitura.
A falta de informações específicas pode fazer diferença quando o negócio já estiver no
mercado. Determinados profissionais liberais que atuam como prestadores de serviços não podem
optar pelo Simples, por exemplo. E as cooperativas têm legislação específica, exigindo adequação
contábil e fiscal própria.

A primeira preocupação é checar a viabilidade da empresa no mercado, já que muitas
iniciativas empreendedoras se devem ao desemprego. Apesar da maioria dos empreendedores
terem consciência do peso dos tributos no orçamento, os custos com aluguel e funcionários podem
passar desapercebidos e não serem embutidos no preço final.
Recomenda-se que todo empreendedor procure orientação profissional antes de formar a
empresa, para conhecer os encargos e obrigações legais, contábeis e fiscais a que estará sujeito suas
atividades.
A contabilidade deve ser vista como ferramenta de gestão, para que possa projetar os
resultados da empresa a partir de metas. Muitos empresários desprezam dados e avaliações, e
perdem uma excelente oportunidade de contar .com a experiência, formação e competência do
contabilista.
CARGA FISCAL E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS
Reclamações quanto à carga tributária e as exigências de declarações pela Receita são
comuns a empresários e contabilistas. Sem organizar uma agenda de pagamentos de tributos, o
empresário não planeja seu giro de capital como deveria.
Cabe ao profissional contábil esclarecer e estruturar com o cliente o plano de contas a pagar,
pois o governo é um “sócio sugador” do empresário, consumindo mais de 30% do que a empresa
fatura.
Um profissional atualizado para assessorar o empreendedor nas obrigações com o “Leão” já
o permite delegar mais tempo para a administração do negócio.
O mesmo cuidado deve-se ter na esfera trabalhista, com o registro na carteira de trabalho
de todos os funcionários, além do recolhimento de FGTS e INSS.
Em geral, o empreendedor desconhece a enormidade de obrigações acessórias da empresa
– em relação a prazos de apresentação de documentos e de recolhimentos de tributos – e a
complexidade e a carga tributária, que pesa para quem consome seu produto.
PRÓ-LABORE E LUCROS

Outro detalhe, que passa despercebido aos empreendedores, é a questão de retirada de
lucros e de pró-labore dos sócios. Afinal, há empresas que não quebram por falta de vendas ou de
clientes, e sim por brigas entre sócios. Recomenda-se clareza sobre a carga horária de cada sócio no
empreendimento e sua remuneração. O contabilista pode detalhar estas questões e proporcionar
recomendações importantes para evitar conflitos societários.
DIAGNÓSTICO FINANCEIRO
A falta de capital de giro pode acabar fazendo com que a empresa fique sem dinheiro para
manter os estoques e remunerar funcionários. O contabilista pode facilitar o planejamento, fazendo
uma previsão dos custos, encargos financeiros e tributários. Outra recomendação é montar
indicadores regulares para realizar o diagnóstico da empresa.
Os custos precisam ser muito bem dimensionados para se chegar ao preço final do produto.
Também deve ser levada em conta a carga tributária, ou seja, os impostos embutidos no preço do
produto, assim como os incidentes e a margem de contribuição esperada.
O levantamento regular de balancetes pode propiciar ao empreendedor uma visão mais
clara de seu negócio, apesar de que muitos empreendedores não terem grandes conhecimentos de
finanças e planejamento. A contabilidade dá o norte ao empreendedor, indicando, por exemplo,
quais custos estão elevados e o histórico do desempenho das contas.
Enfim, contabilidade não é luxo, é necessidade!
Fonte: CEFIS.
Acesse em: <
https://blog.cefis.com.br/importancia-do-contador-para-o-sucesso-das-empresas/ >
Atividade 2A – Realização da Leitura do Segundo Texto
O mundo atual foi abalado pelo impacto do novo coronavírus. A preocupação das
autoridades com a propagação do vírus fez com que alguns países adotassem medidas para a
contenção do vírus e a proteção da população. Entre as medidas preventivas adotadas estão o
isolamento social, a quarentena, o fechamento de comércios e indústrias, a suspensão de aulas, a

redução na mobilidade urbana, a redução de aglomerações em locais públicos, o trabalho em casa,
entre outros.
A suspensão das atividades comerciais e industriais pode agravar a situação financeira e
econômica de micro, pequenos e médios empresários se as medidas se prolongarem por muito
tempo. Um estudo da JPMorgan mostra que a média de capacidade de caixa é de 25 dias para as
pequenas e médias empresas em situações em que não há entradas de caixa ou vendas. Dá para
perceber que após um mês, as empresas tendem a perder a capacidade de girar seu negócio pelo
ponto de vista financeiro.
As medidas governamentais tomadas buscam ganhar tempo para não sobrecarregar os
sistemas de saúde. Entretanto, por consequências das ações tomadas, a economia das empresas tem
sido abalada. As empresas, especialmente, as micro, pequenas e médias, estão preocupadas sobre
como gerenciar o caixa nesse momento de contingencias. O ano de 2020 criou um ambiente de
incertezas e perguntas surgem sobre as ações empresariais que deveriam ser tomadas para gerenciar
o financeiro. Nessa situação em que vivemos, é necessário saber lidar com as desacelerações dos
fluxos de caixa que as empresas terão.
Por isso, se você é gestor ou empresário, aqui vou lhe dar algumas dicas de gestão de fluxo
caixa que pode te ajudar a lidar com a situação. A ideia principal aqui é tomar atitudes para a
manutenção dos fluxos de caixa das empresas de um modo preserve suas operações empresariais
num ambiente econômico de incerteza, gerado pelos efeitos da COVID-19.
1-Revise e corrija os orçamentos de fluxos de caixa
Com as mudanças em que vivemos, é fundamental que você realize revisões e ajustes, de
maneira regular, de previsões de fluxos de caixa para compreender e determinar aquilo que irá
implicar numa redução de receitas. As reduções de receitas, do ponto de vista do caixa, reduzem a
capacidade que a empresa terá para pagar fornecedores e quitar as dívidas.
2-Revise as despesas de capital
Em razão do ambiente de incerteza gerado pela COVID-19, você deve considerar analisar
com cautela se vale a pena ou não realizar aquisições de equipamentos, maquinários, utensílios e

outros recursos estruturais. Em geral, a recomendação é que evite realizar tais gastos até que a
situação melhore. Com exceção, das cadeias produtivas de produtos e serviços essenciais, investir
em novos recursos de estrutura com as atividades paralisadas, irá apenas gerar desembolsos
antecipados e desnecessários de caixa, além de aumentar os gastos de depreciação. Por outro lado,
algumas empresas podem utilizar a oportunidade da crise gerada pela COVID-19 para investir em
novas maneiras de se posicionar no mercado de modo a se recuperar e criar vantagens competitivas.
3-Avalie as opções de financiamentos e empréstimos
O ideal é sua empresa busque trabalhar com recursos próprios de forma equilibrada, mas a
crise econômica advinda junto com a pandemia pode lhe fazer considerar opções de financiamentos
e empréstimos. Neste caso, é preciso avaliar primeiro quanto tempo a empresa conseguiria mover
suas atividades por meios dos recursos próprios a fim de considerar o momento oportuno para a
realização de empréstimos, de modo que reduza o montante de juros (despesas futuras) que a
empresa terá que pagar nos períodos seguintes.
A realização de empréstimos e financiamentos exige um planejamento, dado que a empresa
irá precisar aumentar seu nível de atividade (aumentar as vendas) ou reduzir outros gastos para
compensar a redução da lucratividade em períodos futuros por causa dos gastos bancários. Contudo,
é prudente avaliar e aproveitar as oportunidades para negociar com o banco e saber as opções que
você tem para garantir fluxo de caixa por meio de linhas de créditos disponíveis. Isso pode lhe ser útil
para explorar novas opções de atuação da empresa no mercado diante da situação da pandemia. A
realização de empréstimos pode também ser uma opção para caso a empresa perceber que seus
fluxos de caixa por meio de recebimento de clientes podem demorar.
4-Corte gastos gerais de despesas e custos fixos
É importante que você, com ajuda do contador, analise o resultado do período e procure
economias que podem ser aplicadas de maneira imediata, especialmente aqueles relacionados as
despesas fixas e custos fixos, tais como gastos com publicidade, consumíveis (energia elétrica, agua
etc), depreciações. O corte de custos é essencial para evitar impactos nos fluxos de caixa. Há
empresas que tem buscado trabalhar uma redução de custos fixos, incentivando os trabalhos em
homeoffice ou teletrabalho, como forma de reduzir os gastos estruturais da empresa. Desligar
equipamentos que utilizam a energia elétrica de forma intensiva, controlar o consumo de água,
renegociar os valores dos aluguéis são ações que podem ser tomadas. Isso acaba aliviando os fluxos
de caixa e flexibilizando as opções.
5-Realize a gestão de talentos
As empresas podem também redistribuir os trabalhos as equipes, segundo os seus talentos,
para aumentar a eficiência em determinados setores, mesmo em homeoffice. Segundo as opções
trabalhistas, as empresas podem optar por conceder férias coletivas ou individuais, como forma de
preservar o corpo de trabalhadores para os próximos períodos de recuperação da economia, por
exemplo.
6-Gerencie os estoques
Muitas empresas estão tendo que lidar com as interrupções do fornecimento de recursos
pelas cadeias de suprimentos. Para as indústrias, itens como componentes e matérias-primas podem
faltar. Para o comercio, mercadorias para revenda podem ficar estagnadas. A ideia aqui é explorar as
cadeias de suprimentos alternativas e também ideias alternativas para a produção com a intenção
de aumentar os níveis estratégicos de novos estoques como forma de amortecer impactos de
isolamentos sociais de longo prazo. As empresas que não possuem muitas opções quanto a isso
precisam buscar explorar negociações com parceiros e estimular as vendas para reduzir estoques
antigos. Essa é uma medida pela qual a empresa pode aumentar a capacidade de geração de caixa
de forma mais rápida. Certos estoques podem ser vendidos com descontos, como maneira, de gerar
caixa de forma acelerada.
7-Comunique com os clientes
É oportuno que você entre em contato com seus clientes para incentivá-los a antecipar
pagamentos. Você pode até oferecer descontos como forma de incentivar isso. Você terá que
considerar também que muitos clientes podem ficar inadimplentes, provocando uma redução da
capacidade de aumentar o caixa da empresa. Fique atento a isso pois, assim como você, eles estarão

tendo dificuldades nos fluxos de caixa também. Considere reformular as condições de negociação
para pagamentos periódicos e com mais parcelas para os clientes, trabalhando a pós-venda da
empresa. Para clientes novos, você pode estabelecer novas políticas de pagamentos que considere
menores parcelas a eles. Seja como for, é essencial que revise os relatórios de perdas estimadas dos
clientes inadimplentes e acompanhe aqueles irão pagar de maneira mais cadenciada. Revisões
regulares de contratos com clientes para determinar se você deve limitar as possibilidades dos
clientes em cancelarem pedidos podem contribuir nessas ações. Considere também as possíveis
perdas que seus clientes terão nos cenários diversos que a crise pode criar. Entender a capacidade
de pagamento dos clientes é fundamental para se estabelecer políticas de preços ajustadas, por
exemplo.
8-Faça a gestão de fornecedores e devedores
As opções para gerenciar os fornecedores e os demais devedores podem ser restritas, mas
se as consequências do coronavírus estiver afetando você e a eles, é válido tomar medidas para
negociar com os credores. Considere renegociar as dívidas para o médio e longo prazo por que isso
poupa parte das saídas de valores do caixa da empresa. Assim, entre em contato com os fornecedores
para pedir prazos maiores para pagamentos. Revise seus contratos de fornecimentos para
determinar se você deve ou não cancelar pedidos, ou pelo menos, atrasar algumas entregas de
maneira estratégica. Considere ainda avaliar a cadeia de suprimentos na busca de fornecedores que
consiga lhe entregar suprimentos mais baratos, porém com a mesma qualidade.
9-Considere gerar caixa por meio de fluxos alternativos de vendas
Muitas empresas estão perdendo vendas com as suspensões das atividades presenciais no
comercio e na indústria. Isso tem levado elas a enfrentarem quedas continuas nos fluxos de receitas.
Por isso, é vital considerar outras formas de obter receita e preservar as vendas. Procure
oportunidades em outros meios de vendas. Repense o modelo de negócio da empresa.
Uma das estratégias adotadas pelos varejistas tem sido uma transição da desaceleração nas
atividades presenciais no comercio para o aumento estratégico de marketing digital, atividades de ecommerce (comercio eletrônico) e ações online para atrair novos clientes. Como exemplo, lojas

podem vender eletrodomésticos, entregando por delivery. Os professores e consultores podem
atender usando plataformas online. Treinamentos e aulas podem ser feitos por videoconferência.
Livrarias podem estimular as vendas de e-books. Músicos podem oferecer shows de forma virtual.
Se suas vendas atendem um público internacional ou de várias localidades, você pode ainda
buscar estimular as vendas locais por meio de delivery, especialmente se seus estoques tiverem
curtas datas de validade. A forma de trabalho deve mudar, seja com o regime de teletrabalho, seja
com a terceirização ou com trabalhos por aplicativos. Todas essas são opções a serem exploradas. É
importante reconhecer a utilidade dos sistemas de venda online, de pagamentos sem contato, de
canais de relacionamentos online etc.
10-Evite a distribuição de lucros para preservar a capacidade do caixa
O ideal seria que todas as empresas, independente do porte, trabalhassem com a
preservação continua de reservas financeiras, mas essa não é a realidade da maior parte das
empresas brasileiras que devem tomar medidas para evitar saídas desnecessárias do caixa. Você
pode, por exemplo, suspender qualquer possibilidade de redução do caixa por meio de distribuição
de lucros para preservar a capacidade do caixa da empresa de lidar com as contingências do
isolamento social. As empresas que transferem os lucros para as contas pessoais os sócios, dificultam
a gestão de caixa e reduzem a possibilidade da empresa em manter suas operações comerciais num
ambiente de incertezas.
Fonte: texto extraído de ericferreira.com.br e elaborado por Eric Ferreira.
Acesse em: <
https://www.ericferreira.com.br/single-post/2020/03/31/10-dicas-pr%C3%A1ticassobre-como-gerenciar-os-fluxos-de-caixa-em-empresas-impactadas-pela-COVID-19 >
Comentários ao Tutor
Esta é uma atividade de leitura dos textos propostos. Os alunos devem discutir e/ou refletir sobre os assuntos para
executar a atividade 2

Atividade 2
Caro Aluno,
Com base na leitura realizada dos textos da atividade anterior, discuta os conteúdos com os colegas
e o professor via chat. Depois, realize as reflexões solicitadas a seguir.
1. Como base nos textos 1 e 2: você entende a contabilidade é fundamental uma profissão do
futuro das empresas? Por que?
2. Diante dos textos expostos, qual será o perfil do profissional da contabilidade do futuro que
poderias traçar?
3. Em períodos de pandemia da Covid-19, além das dicas apontadas no texto 2, que outras ações
você como contador poderia sugerir aos empresários de pequenas e médias empresas que
precisam lidar com a escassez de recursos financeiros ou dificuldades de gestão?
4. Qual poderá ser a grande mudança e quebra de paradigma que o contador terá a partir de
2020 no tange a necessidades de apoiar as empresas nos processos decisórios?
Comentários ao Tutor
Após a leitura dos textos propostos, os alunos devem discutir e/ou refletir sobre os assuntos para apresentar umas
respostas as perguntas. As repostas são subjetivas e por este motivo não há uma reposta certa ou errada. Mas você tutor
deve auxiliar os alunos para que apresentem uma síntese das ideias, levando ela ao chat para a exposição de observações
e comentários pelo professor.


Ta2 -UNOPAR- Tópicos Especiais em Contabilidade Realização: 13/10/2020 19:05 à 13/10/2020 20:25

 

Atividade 1A – Realização da Leitura
RedeSIM: Conheça tudo sobre o que é e como funciona
Um dos grandes desafios do Brasil nas últimas décadas tem sido oferecer melhores condições aos setores produtivos.
Parte do problema está ligado às dificuldades e complexidades que envolvem a iniciativa de se abrir uma empresa. A
Redesim (Rede Nacional para Simplificação do Registro e Localização de Empresas e Negócios) visa facilitar este processo,
como veremos mais adiante.
É muito comum ver empresários reclamarem da burocracia, da falta de informações padronizadas, da multiplicidade de
canais a serem consultados para a obtenção do alvará de funcionamento da empresa, e outros tantos problemas ligados
à lentidão e burocracia.
A demora no processo é outro aspecto que atrapalha os negócios. Abrir uma empresa é um esforço que envolve a
contratação de um contador e uma espera que pode levar até um ano, ou mais, dependendo das exigências a serem
atendidas.
É bem verdade que há empreendimentos que são complexos, que envolvem questões sanitárias e ambientais,
envolvendo, mais que a contratação de um contador, ou um escritório de contabilidade, o apoio de assessoria jurídica.
A verdade, no entanto, é que 70% dos negócios abertos no Brasil são atividades com baixa sujeição a riscos, que não
obstante, também tropeçam na demora e na burocracia.
Nos últimos anos, governos têm empreendido esforços para simplificar o sistema tributário e as exigências para a
abertura de empresas, de modo a agilizar a regularização das mesmas.
Contexto histórico, legal e macroeconômico da criação do Redesim.
O Simples foi um grande avanço no sentido de facilitar a gestão tributária das empresas, assim como outras modalidades
de enquadramento tributário. O Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas
e Negócios) é o aperfeiçoamento desse sistema, tendo como objetivo a simplificação do registro e legalização dos
negócios.
Do ponto de vista social e macroeconômico, o Redesim tem como finalidade estabelecer duas frentes de benefício. Uma
delas é a inclusão econômica e social através da atividade empresarial e da livre iniciativa, com apoio do Estado. A outra
é desobstruir a atividade econômica e colaborar com o desenvolvimento do país a partir do incentivo à mesma,
conferindo ao Brasil competitividade perante outras nações que oferecem condições similares aos seus cidadãos.
O REDESIM foi instituído pela Lei Complementar 123/2006 e pela 11.598/2007, com respaldo da Constituição, em seus
artigos 146, III, D, artigo 170, IX e artigo 179, que dispõem sobre a garantia à livre iniciativa, assim como à proteção e
apoio do Estado à empresa individual de responsabilidade limitada, à empresa de pequeno porte, à microempresa,
microempresário e ao micro empreendedor.

Reza a legislação sobre o direito da empresa a ter seu registro facilitado, livre de entraves burocráticos, com incidência
de tributação sintetizada.
O que é o Redesim na prática?
O REDESIM é um sistema que tem por finalidade integrar os diversos processos legais que permeiam a vida de uma
empresa. Esses processos são:
Registro
Inscrição
Alteração
Baixa
O sistema integra informações e processos de todos os órgãos responsáveis por registro e inscrição das empresas,
alterações e baixas, bem como todas as juntas comerciais do país.
Essa integração dos processos dentro do sistema fará com que as solicitações do empreendedor sejam feitas através de
única entrada de dados e documentos, feita via internet.
A consulta de viabilidade, que é o primeiro passa para a abertura de um negócio, é feita através do preenchimento de
um formulário no site da Junta Comercial, no qual serão fornecidas as informações requeridas para a abertura da
empresa.
Essas informações serão compartilhadas pelos órgãos a quem cabe a tarefa de aprovar o projeto: Junta Comercial,
Secretaria da Fazenda e Prefeitura local.
Cabe à Junta Comercial verificar a validade do objeto social e a eventual duplicidade de nomes pretendidos para a
empresa. A prefeitura avaliará a permissão da atividade econômica no endereço informado pelo empreendedor. A
Secretaria da Fazenda fará a avaliação do quadro societário.
Uma vez que a empresa seja aprovada por todos os órgãos envolvidos no processo de avaliação da viabilidade, a
informação constará no sistema e o empreendedor deverá se dirigir à Junta Comercial para efetuar o registro da empresa
perante a apresentação da documentação exigida.
Lá ele receberá o número da inscrição de registro empresarial, o número do registro do CNPJ (Cadastro Nacional de
Pessoas Jurídicas), que é fornecido pela Secretaria da Receita Federal, e o número da inscrição estadual - IE, emitido pela
Secretaria da Fazenda.
A Junta Comercial envia à prefeitura, então, os dados da empresa para que possa ser feita a liberação do alvará. O
empreendedor pode acompanhar, através da internet, a liberação do alvará, acessando a situação através do protocolo
da Junta.
Através do sistema, ele terá acesso ao protocolo do alvará de funcionamento da prefeitura e os valores das taxas e
documentos que deverão ser apresentados a instituições participantes do Redesim, como vigilância sanitária e corpo de
bombeiros, dependendo de qual atividade econômica que será desempenhada pela empresa.
O Redesim disponibiliza, ainda, um módulo de orientação, que oferece esclarecimentos a dúvidas quanto à possibilidade
do registro ou inscrição do negócio e quanto à documentação exigida em cada município ou localidade.
Em caso de atividades de baixo risco o sistema emitirá um alvará provisório, permitindo a abertura e funcionamento da
empresa antes mesmo da realização de vistorias.
Como é feita a gestão do Redesim e o atual estágio do projeto?
A administração do REDESIM é feita por um Comitê Gestor. Esse comitê é constituído por órgãos e entidades dos
governos federal, estadual e municipal. Esses órgãos são responsáveis pelo registro e legalização das sociedades
empresariais e dos empresários.
Cabe ao Comitê Gestor a tarefa de agilizar a implantação do sistema, compatibilizando, integrando e harmonizando as
regras e procedimentos do registro mercantil, com a finalidade de evitar problemas como duplicidade de exigências,
garantindo a integração funcional das competências de cada órgão e entidade envolvidos no sistema e a linearidade do
processo.
A arquitetura do sistema será integrada pelo Portal Nacional da Redesim, pelo Integrador Nacional, Integradores
Estaduais e pelo BNE (Banco Nacional de Empregos), cabendo ao DREI o desenvolvimento, manutenção e hospedagem
do sistema.
Aos integradores nacionais e estaduais caberá a atualização do conteúdo e o envio dos resultados aos requerentes de
cada uma das fases do processo de registro, legalização, alteração ou baixa das empresas.
Benefícios do Redesim:
Sem sombra de dúvidas, o maior benefício do REDESIM é a agilidade que o sistema confere a partir da automação dos
processos e eliminação da burocracia. A expectativa é de que o prazo para a legalização de empresas em municípios
como São Paulo, por exemplo, seja reduzido, em média, em 90%. Em outras palavras, significa transformar meses em
dias.
Com o advento da abordagem digital dos processos de regularização de negócios, o próprio Estado passa a integrar seus
órgãos e ações através dessa abordagem mais ágil e que permite uma visão mais ampla, até mesmo para a coleta de
informações de cunho econômico e controle da atividade, o que é possível a partir da ampliação da atividade econômica
legalizada e visível.
Integrado com a simplificação do sistema de tributação proposto pelo SIMPLES, o REDESIM irá atender a uma demanda
estrutural da sociedade e da economia, gerando renovação da atividade e possibilitando a milhões de empreendedores
terem acesso à inclusão e aos benefícios da legalização.
Além disso, o ambiente digital permite ao Estado restringir a atividade burocrática, em favor da utilização dos recursos
humanos para atividades de maior intensidade criativa e intelectual, o que só pode contribuir para a otimização dos
custos e a melhora do serviço prestado à sociedade.
Atividade 1B – Realização de atividades
QUESTÃO 1
A abertura de uma empresa passa por vários setores. De acordo com os seus conhecimentos e com
base nos materiais didáticos, cite os órgãos de registro por onde os documentos de abertura de
uma empresa precisam passar para serem registrados?
Resolução:
São exemplos de órgãos, pelos quais as documentações para registro e abertura de empresas devem
ser levadas: Junta Comercial do Estado (Cartório de Títulos e Documentos) ou entidades de classes,
Receita Federal, Receita Estadual (Comércio) Prefeitura (Bombeiro, Vigilância e outros órgãos
Municipais).

QUESTÃO 2
Pelo fato da Redesim ser um ambiente unificado, ele dispensa o registro da empresa nos diversos
órgãos e registro?
Resolução:
Não. Ainda assim as empresas devem passar por todos os órgãos de registro. O Redesim unifica
alguns órgãos, mas mesmo assim a empresa precisa ser registrada na Junta Comercial do Estado
(Cartório de Títulos e Documentos) ou entidades de classes, Receita Federal, Receita Estadual
(Comércio) Prefeitura (Bombeiro, Vigilância e outros órgãos Municipais)
QUESTÃO 3
Quais os processos de registro empresarial podem passar pelo Redesim?
Resolução:
No sistema Redesim, é possível encontrar processos quanto a abertura, alteração, baixa de registro
empresarial.
QUESTÃO 4
Você concorda que mesmo com o sistema do Redesim em vigor, ainda assim o processo de registro
de empresas ainda continua burocratizado?
Resolução:
Não. O contador é o profissional habilitado para inserção dos dados no sistema, por mais simples que
seja o processo.
QUESTÃO 5
Com base no texto exposto o que você entende ser o maior desafio do sistema Redesim?
Resolução:
O maior desafio do Redesim é a unificação das informações de fato, mas a abertura de uma empresa
ainda tramita por muitos órgãos paralelos aos oficiais.


Ta1 - UNOPAR- Tópicos Especiais em Contabilidade Realização: 06/10/2020 19:05 à 06/10/2020 20:25

 

Atividade 1: o aluno deve realizar a leitura do texto proposto. Com a leitura realizada, é
solicitado a ele que calcule e responda as questões de múltipla escolha
(Tempo estimado para
a leitura e execução da atividade: 80 min).
Recomenda-se aos alunos a utilização de livros e materiais complementares, bem como a leitura
previa de livros, artigos e outros materiais relacionados ao tema.
Organize os alunos da forma como melhor lhe convier para o desenvolvimento da atividade
solicitada, onde cada aluno deve apresentar sua reposta. Se for viável, estabeleça um ambiente de
discussão em grupos. Depois que os alunos debaterem em grupo ou realizarem as questões
propostas individualmente, solicite a eles que apresentem suas respostas para expor a opinião de
cada grupo sobre este assunto no Chat para discussão junto com o professor

Atividade 1
Caro Aluno,
Realize a leitura do texto abaixo que traz detalhes sobre aspectos práticas da contabilidade no que
tange as informações patrimoniais, econômicas e financeiras. Após a leitura dos textos, resolva as
questões objetivas individualmente. Compare os resultados com o gabarito disponibilizado pelo
professor no Chat Atividade. Registre as respostas e/ou dúvidas pontuais no Chat Atividade.
Atividade 1A – Realização da Leitura
REGRAS GERAIS DA ESCRITURAÇÃO PELO MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
O registro dos eventos econômicos em contas contábeis dá-se, então, por débitos e créditos. Os registros a
débitos aumentam um saldo devedor e diminuem um saldo credor. Os registros a crédito aumentam um saldo credor e
diminuem um saldo devedor. O registro nas contas contábeis é denominado lançamento contábil. Assim, temos:
• saldo devedor é inverso matematicamente a saldo credor;
• um lançamento a débito aumenta um saldo devedor;
• um lançamento a débito diminui um saldo um saldo credor;
• um lançamento a crédito aumenta um saldo credor;
• um lançamento a crédito diminui um saldo devedor; e
• um débito é inverso a um crédito.
É relevante saber se o valor do evento aumenta ou diminui o saldo da conta contábil, uma vez que devedor,
credor, crédito e débito são convenções semânticas. No mínimo duas contas são alteradas pelo fato contábil. Dessa
maneira, desenvolveu-se o hábito de chamar de partida o registro contábil na primeira conta alterada e de contrapartida
o registro contábil na segunda conta alterada pelo fato. Assim um débito numa conta pode ser chamado de partida e o
crédito na outra conta, de contrapartida. O inverso também é válido: o crédito numa conta pode ser chamado de partida
e o débito na outra conta de contrapartida.
Saldo das Contas
Ativo = Saldo Devedor; Passivo = Saldo Credor
Despesa = Saldo Devedor; Receita = Saldo Credor
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil prevista na lei societária em seu artigo 176, item I, e
contempla todas as operações ocorridas em uma empresa, seja entre contas patrimoniais ou entre contas patrimoniais
e de resultado.
O Balanço Patrimonial, composto pelo
ativo que representa as aplicações de recursos (bens e direitos) e pelo
passivo e patrimônio líquido que representam as origens de recursos (obrigações), é um dos mais valiosos relatórios
gerados pela Contabilidade, uma vez que por meio dele o usuário poderá saber, a qualquer instante, a situação e a
composição do patrimônio.
O Quadro abaixo demonstra a disposição do Balanço Patrimonial que, em seu lado direito, possui as origens de
recursos que são aplicados no ativo por meio de bens e direitos.
Quadro - Balanço Patrimonial.





O ativo representa toda aplicação dos recursos que, a partir de seu gerenciamento, se espera resultar em
geração de benefícios econômicos futuros, que em sentido strictu, é a geração de fluxos de caixa.
O ativo é composto por bens (caixa, mercadorias, terrenos, imóveis, entre outros) e por direitos (bancos,
duplicatas, notas promissórias, investimentos, entre outros), que por sua vez “devem” sua existência ao passivo e
patrimônio líquido (origem de recursos).
O passivo e patrimônio líquido, por sua vez, representará toda origem dos recursos, seja oriunda de capital de
terceiros (empréstimos, financiamentos, fornecedores) ou de capital próprio (acionistas ou sócios), cada qual exigindo
uma taxa de retorno pela cessão dos recursos entregue à empresa, e nesse sentido, possuem natureza credora.
Bens e direitos: caixa, bancos, aplicações financeiras, mercadorias, duplicatas a receber, investimentos em
outras empresas, imóveis, veículos, terrenos, licenças, direitos autorais, goodwill, marcas, adiantamento a fornecedores,
tributos a recuperar, empréstimos a receber, prêmio de seguros a apropriar.
Obrigações (capital de terceiros): empréstimos e financiamentos bancários, fornecedores, obrigações fiscais,
salários a pagar. Observe que todos esses itens possuem uma data pré-estipulada para liquidação (vencimento).
Obrigações (capital próprio): composto pelas contas de patrimônio líquido (capital social, ajustes de avaliação
patrimonial e reservas), as quais não possuem como característica a liquidação, isto é, não há uma data de vencimento
como é característico nos recursos obtidos por terceiros.
Os recursos oriundos de sócios ou acionistas devem ser classificados no patrimônio líquido, uma vez que, em
uma eventual dissolução patrimonial, retornarão a estes que os aportaram, bem como eventuais retenções de lucros.
Dessa forma, o patrimônio líquido pode ser representado pela seguinte equação:
Patrimônio Líquido = Bens + Direitos – Obrigações com Terceiros
À medida que o conjunto de bens e direitos (ativo) superar as obrigações (passivo), maior será o patrimônio
líquido, composto pelo capital cedido pelos sócios e eventuais retenções de resultados positivos (lucros), ou pela
compensação de resultados negativos (prejuízos). É importante ressaltar que além do capital cedido pelos sócios e as
reservas, o patrimônio líquido apresenta a conta – ajustes de avaliação patrimonial – que abriga as contrapartidas por
aumento ou diminuição de ativos e passivos mensurados a valor justo enquanto não reconhecidos no resultado do
exercício.
RECEITAS**
Segundo o CPC 47, o reconhecimento de receitas serve para descrever a transferência de bens ou serviços
prometidos a clientes no valor que reflita a contraprestação à qual a entidade espera ter direito em troca desses bens ou
serviços. A entidade deve reconhecer receitas quando (ou à medida que) a entidade satisfizer à obrigação de performance
ao transferir o bem ou o serviço (ou seja, um ativo) prometido ao cliente. O ativo é considerado transferido quando (ou
à medida que) o cliente obtiver o controle desse ativo.
A receita e as despesas relacionadas à mesma transação ou a outro evento devem ser reconhecidas
simultaneamente; esse processo está vinculado ao princípio da confrontação das despesas com as receitas (
regime de
competência
)
O reconhecimento da receita com referência ao estágio de execução de uma transação é usualmente
denominado como sendo o método da percentagem completada. Por esse método,
a receita é reconhecida nos períodos
contábeis em que os serviços são prestados
. O reconhecimento da receita nessa base proporciona informação útil sobre
a extensão da atividade e o desempenho dos serviços prestados durante o período.
O estágio de execução de uma transação pode ser determinado por diversos métodos. A entidade deve escolher
um método que mensure com confiabilidade os serviços executados. Dependendo da natureza da transação, os métodos
podem incluir:
(a) levantamento ou medição do trabalho executado;
(b) serviços executados até a data, indicados como percentual do total dos serviços a serem executados; ou 
(c) a proporção entre os custos incorridos até a data e os custos totais estimados da transação. Somente os custos que efetivamente possam ser identificados com os serviços executados até a data devem ser
incluídos nos custos incorridos até a data de mensuração. Da mesma forma, somente os custos que reflitam serviços executados ou a serem executados devem ser incluídos nos custos totais estimados da transação.
Para efeito de reconhecimento das receitas de prestação de serviços, os pagamentos parcelados e os
adiantamentos recebidos de clientes não correspondem, necessariamente, aos serviços executados.
Atividade 1B – Realização de atividades
QUESTÃO 1
A empresa Exemplo Ltda. obtém um empréstimo bancário em uma instituição financeira, no valor
de R$ 120.000,00, a ser pago em 120 parcelas de R$ 1.000,00. O primeiro pagamento será efetuado
no prazo de 30 dias, e os demais seguirão nos meses seguintes. A empresa efetua o registro
contábil da operação de empréstimo na data da operação. Qual o efeito do registro contábil na
data da operação?
a) Diminui o Ativo.
b) Mantém inalterado o Ativo.
c) Altera o resultado do Exercício.
d) Mantém inalterado o Patrimônio Líquido da empresa.
Resolução:
A alternativa D é a correta, pois o fato contábil na data da operação aumenta ativo pelo ingresso de recursos e aumenta
passivo pelo registro da obrigação presente com a instituição financeira. Ou seja, na data de realização do empréstimo
realiza-se: D – Banco conta Movimento (Ativo) e C – Empréstimo Bancário (Passivo). O valor a débito no ativo aumenta o
saldo total do Ativo e o valor a crédito no passivo aumento o saldo total do Passivo, não havendo mudanças no capital
próprio (Patrimônio Líquido). A alternativa A é incorreta, pois operação aumenta o ativo ao invés de diminui-la. A
alternativa B é incorreta, pois a operação gera um aumento de ativo. A alternativa C é incorreta, pois a operação não
impacta no resultado do exercício da entidade.
QUESTÃO 2
Uma entidade empresária apresentou o seguinte balancete, após a apuração e destinação do
resultado, para elaboração do Balanço Patrimonial de 31.12.2019:




























Considerando-se apenas as informações apresentadas, o total do Ativo é de:
a)
R$331.100,00.
b) R$331.600,00.
c) R$340.000,00.
d) R$342.000,00.





























QUESTÃO 3
Em 1º.7.2019, uma Academia de Ginástica inaugurou suas instalações com o lançamento de uma
campanha que consiste em que seus alunos paguem o pacote trimestral promocional no valor de
R$375,00, à vista, no ato da matrícula


Aderindo a esse pacote, o contrato firmado entre as partes garante ao aluno o direito de
frequentar a Academia em qualquer horário, durante três meses, sete dias da semana.
O contrato prevê que, independentemente da frequência do contratante, ao fim de cada
mês o valor proporcional é considerado devido e não mais passível de devolução.
No mesmo dia da inauguração, a Academia de Ginástica efetuou a matrícula de 20 alunos e
registrou o recebimento, em dinheiro, em seu Caixa no valor de R$7.500,00.
Durante todo o mês de julho, a Academia de Ginástica não efetuou mais nenhuma matrícula
e funcionou regularmente. Ao final do mês, apurou que, em média, o comparecimento dos
alunos foi de 50%.
A Academia de Ginástica apura mensalmente suas receitas e despesas, em atendimento ao
Regime de Competência.
Considerando-se apenas as informações apresentadas e desconsiderando-se os aspectos
tributários, o valor da receita que deve ser reconhecida no mês de julho de 2019 é de:
a)
R$1.250,00.
b) R$2.500,00.
c) R$3.750,00.
d) R$7.500,00.
Resolução:
O aluno deve considerar o regime de competência para o reconhecimento da receita referente ao mês de julho. O pacote
pago pelos alunos é retratado para um período de três meses. Assim, o montante de receitas a ser reconhecido para o
mês de julho será equivalente a um terço (1/3) do valor recebido. Existem 20 alunos pagantes que contribuíram com R$
375,00 cada um para a Academia, totalizando um montante de R$ 7.500,00 relativo ao pacote trimestral. Assim, a receita
a ser reconhecida no primeiro mês será de R$ 2.500,00 (R$ 7.500,00 dividido por 3 meses).
QUESTÃO 4
A empresa Exemplo Ltda. adquiriu para revenda mercadorias no valor de R$ 10.000,00 em maio de
2019. Os impostos recuperáveis sobre a compra perfazem o total de R$ 1.200,00. Todas as
mercadorias foram vendidas no mesmo período, ou seja, em maio de 2019, pelo valor de R$
22.000,00. Os impostos sobre as vendas de maio foram de R$ 2.600,00. As comissões e fretes sobre
as vendas de maio de 2019 foram no valor de R$ 1.000,00. Ao elaborar a Demonstração do
Resultado do Exercício (DRE), o Lucro Bruto apresentado é de:
Resolução:
A alternativa C é a correta. Para o cálculo do Lucro Bruto se deve considerar as vendas líquidas (R$ 22.000,00 – R$2.6
00,00) deduzidos dos custos das mercadorias vendidas, desprovidas de impostos recuperáveis (R$ 10.000,00 – R$
1.200,00). As comissões e fretes não são consideradas no cálculo do Lucro Bruto por se referirem a despesas com
vendas.








QUESTÃO 5
Veja alguns dados extraídos da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) elaborada pela empresa
JOANINHA VERMELHINHA LTDA, relativa ao exercício findo em 31/12/20x1:

I-  O valor do Disponível da empresa aumentou $186.500,00 entre 31/12/20x0 e
31/12/20x1.
II- Houve uma saída líquida de caixa e equivalentes de caixa das Atividades de Investimento
no valor de $54.680,00.
III- O fluxo de caixa das Atividades de Financiamento registrou uma entrada líquida de $38.640,00.


À vista dessas informações, conclui-se que, no exercício de 20x1, houve uma entrada líquida de
caixa das Atividades Operacionais no valor de, em reais,
a) $ 170.360,00.
b) $ 170.460,00.
c) $ 182.500,00.
d) $ 202.540,00.
e) $ 208.520,00.
Resolução:
Para resolver a questão é necessário considerar que na DFC, a soma dos fluxos de caixa das atividades
operacionais (FAO), de investimentos (FAI) e de financiamentos (FAF) resultado em caixa gerado ou
consumido no período, ou seja, FAO + FAI + FAF = Caixa gerado ou consumido. Pelas informações
disponíveis, é possível compreender que o FAI = (54.680,00), FAF = $ 35.640,00 e o Caixa Gerado da
empresa é de $ 186.500,00. Logo, temos que FAO + (-54.680) + 35.640 = 186.500. Considerando as
variáveis disponíveis, para que tenhamos o caixa gerado informado, é necessário um fluxo de caixa
operacional gerado de $ 202.540,00.

Observações
** A NBC TG 30 foi revogada a partir de 2018 pela NBC TG 47.
Recomenda-se a leitura da NBC TG 47 ou do CPC 47 – Receitas com contratos.
Caro Al