quarta-feira, 31 de março de 2021

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS COMENTADAS SOBRE CONTABILIDADE GERAL

 

32.(CESPE – Contador – Polícia Federal – 2014)
Uma companhia que detém o controle, os riscos e os benefícios de terrenos que estão sendo utilizados em
suas operações deve reconhecê-los como ativos e classificá-los no ativo imobilizado. Se, no entanto, esses
terrenos não tiverem uma destinação específica, a companhia deve classificá-los no ativo realizável a longo
prazo.
( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
De acordo com o inciso IV do art. 179 da Lei nº 6.404/1976, serão classificados no Ativo Imobilizado “os direitos
que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou
exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios,
riscos e controle desses bens
.
Nesse sentido, a primeira afirmativa do item está correta. No entanto, os terrenos sem uma destinação
específica devem ser classificados no ativo investimentos e não no ativo realizável a longo prazo.
RESPOSTA: E


33.(VUNESP – Contador – UNIFESP – 2016)
No Balanço Patrimonial da Cia. Cruzeiro do Sul, relativo ao exercício encerrado em 31.12.2015, o Ativo
Circulante representava 40% do total dos ativos da companhia. O Patrimônio Líquido, cujo valor era de R$
540.000,00, representava 90% do Ativo Circulante. O total de ativos da companhia, no dia 31.12.2015,
equivalia, em R$, a:
(A) 1.800.000,00
(B) 1.500.000,00
(C) 1.400.000,00
(D) 1.300.000,00
(E) 1.250.000,00
RESOLUÇÃO:
O enunciado menciona que:
𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 𝐶𝑖𝑟𝑐𝑢𝑙𝑎𝑛𝑡𝑒 = 40% 𝑑𝑜 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜
𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚ô𝑛𝑖𝑜 𝐿í𝑞𝑢𝑖𝑑𝑜 = 𝑅$ 540.000 = 90% 𝑑𝑜 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 𝐶𝑖𝑟𝑐𝑢𝑙𝑎𝑛𝑡𝑒
Assim, a partir da segunda equação temos que:
𝑅$ 540.000 = 0,90 × 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 𝐶𝑖𝑟𝑐𝑢𝑙𝑎𝑛𝑡𝑒
𝑨𝒕𝒊𝒗𝒐 𝑪𝒊𝒓𝒄𝒖𝒍𝒂𝒏𝒕𝒆 = 𝑹$ 𝟔𝟎𝟎. 𝟎𝟎𝟎
Com isso podemos calcular o valor total do Ativo!
𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 𝐶𝑖𝑟𝑐𝑢𝑙𝑎𝑛𝑡𝑒 = 40% × 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜
𝑨𝒕𝒊𝒗𝒐 =
𝑅$ 600.000
0,40 = 𝑹$ 𝟏. 𝟓𝟎𝟎. 𝟎𝟎𝟎
Assim, correta a alternativa B.
RESPOSTA: B


34. (CESPE – Especialista – TELEBRAS – 2015)
O balanço patrimonial é dividido em ativo e passivo, cujos totais são sempre iguais. O primeiro é
constituído pelos bens e créditos; o segundo, pelo passivo exigível, que representa as dívidas com
terceiros, e pelo patrimônio líquido.
( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Balanço Patrimonial é a demonstração, que a empresa deverá realizar ao fim de cada exercício social, que
deverá exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia, sendo que o total do ATIVO (bens e
direitos) deve ser obrigatoriamente igual ao total do PASSIVO (obrigações e PL). Exemplo simples do Balanço
Patrimonial e suas contas:



















Assim, correta a afirmativa.
RESPOSTA: C



35.(CESPE – Especialista – TELEBRAS – 2015)
A situação líquida patrimonial será sempre positiva caso o patrimônio líquido seja positivo.
( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Situação Líquida é comumente considerada como uma expressão sinônima de Patrimônio Líquido. No entanto,
a Situação Líquida é mais adequada para expressar o estado patrimonial da entidade (superavitário, nulo ou
deficitário, enquanto que Patrimônio Líquido é apresentado no Balanço Patrimonial.
De qualquer forma, certamente a situação líquida patrimonial será sempre positiva caso o patrimônio líquido
seja positivo.
RESPOSTA: C

36. (CESPE – Especialista – TELEBRAS – 2015)
A existência de prejuízo acumulado não garante que a companhia esteja em situação líquida negativa.
( ) CERTO
RESOLUÇÃO:
( ) ERRADO
A existência eventual de prejuízos acumulados não resulta, necessariamente, em uma situação líquida
negativa. Exemplo: suponha que determinada entidade iniciou suas atividades em 01/01/2018, com um capital social integralizado de R$ 500.000. Este será o valor inicial de seu patrimônio líquido. Considerando que ao longo de 2018 a entidade tenha apurado um prejuízo de R$ 100 mil, veja que a situação líquida continua superavitária:
Capital Social
( – ) Prejuízos Acumulados
( = ) Valor do PL
R$ 500.000
(R$ 100.000)
R$ 400.000
Com isso, correta a afirmativa.
RESPOSTA: C

37.(CESPE – Técnico – SUFRAMA – 2014)
Uma empresa que tenha ativos totais de R$ 100,00, passivos totais de R$ 90,00 e capital social realizado
de R$ 20,00 apresenta uma situação patrimonial líquida deficitária.
( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Podemos resolver esta questão através da Equação Fundamental do Patrimônio.
𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚ô𝑛𝑖𝑜 𝐿í𝑞𝑢𝑖𝑑𝑜 = 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 - 𝑃𝑎𝑠𝑠𝑖𝑣𝑜 𝐸𝑥𝑖𝑔í𝑣𝑒𝑙
𝑷𝒂𝒕𝒓𝒊𝒎ô𝒏𝒊𝒐 𝑳í𝒒𝒖𝒊𝒅𝒐 = 100 - 90 = 𝑹$ 𝟏𝟎
Assim, conclui-se que a situação patrimonial é positiva (superavitária), tornando incorreta a afirmativa.
Zé Curioso: “Professor, eu fiquei confuso pois a afirmativa mencionou ‘passivos totais’. Eu havia entendido que
neste termo estavam incluídos os valores do passivo exigível e patrimônio líquido”.
Zé, interessante sua observação! A própria Lei n° 6.404/76 menciona a expressão “passivo” como sinônimo da
soma do passivo exigível e do patrimônio líquido. Nesta acepção o valor total do Ativo será, portanto, igual ao
valor total do passivo (passivo exigível + patrimônio líquido).
Desta forma, perceba que seria irracional considerar que a expressão “passivos totais” como sinônimo de
“passivo exigível + patrimônio líquido”, visto que seu valor é inferior ao Ativo!
Além disso, cuidado com a informação que o valor do Capital Social é de R$ 20. Isso não garante que o
Patrimônio Líquido seja positivo, ok?
RESPOSTA: E


38. (CESPE – Analista – TRE/RJ – 2012)
O capital próprio das entidades cujo patrimônio é controlado pela contabilidade corresponde ao seu ativo
total.
( ) CERTO
( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Capital Próprio é sinônimo de Patrimônio Líquido. Não corresponde, portanto, ao conceito de ativo total
(capital aplicado).
Assim, incorreta a afirmativa.
RESPOSTA: E


39. (CESPE – Analista – TRT – 2010)
Muitas são as condições em que a equação patrimonial de uma entidade pode apresentar-se, mas em
nenhuma hipótese a situação líquida pode ser maior do que o ativo total.
( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Através da Equação Fundamental do Patrimônio você percebe que o valor do Patrimônio Líquido jamais será
superior ao valor do Ativo.
𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚ô𝑛𝑖𝑜 𝐿í𝑞𝑢𝑖𝑑𝑜 = 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 - 𝑃𝑎𝑠𝑠𝑖𝑣𝑜 𝐸𝑥𝑖𝑔í𝑣𝑒𝑙
O máximo que pode ocorrer é que o valor do Patrimônio Líquido seja igual ao valor do Ativo. Isso ocorrem por
exemplo, se a entidade não possui nenhuma obrigação (passivo exigível igual a zero).
Assim, correta a afirmativa.
RESPOSTA: C



40. (CESPE – Analista – TST – 2008)
A situação em que o passivo a descoberto é igual ao passivo caracteriza um processo de liquidação, em que
há dívidas remanescentes à realização dos bens e direitos do ativo.
( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
A situação Passivo a Descoberto ocorre quando o valor dos bens e direitos (ativo) é insuficiente para o
pagamento de todas as obrigações da entidade (passivo exigível).
Desta forma, correta a afirmativa.
RESPOSTA: C


41. (CESPE – ICMS/RS – 2019)
Na fiscalização de uma sociedade anônima comercial, após o seu primeiro ano de funcionamento,
verificou-se que a empresa possuía
• capital subscrito no valor de R$ 2.000;
• capital realizado no valor de R$ 1.700;
• capital de terceiros no valor de R$ 600;
• prejuízo acumulado no valor de R$ 300.
Constatou-se, ainda, que não havia reservas, ações em tesouraria nem ajuste de avaliação patrimonial nas
demonstrações contábeis da sociedade.
Nessa situação hipotética, o valor do capital total à disposição da sociedade é igual a
A) R$ 1.700.
B) R$ 2.000.
C) R$ 2.300.
D) R$ 3.400.
E) R$ 4.000.
RESOLUÇÃO:
O capital total à disposição da entidade corresponde ao valor total do Ativo (que é igual à soma do Passivo
Exigível e Patrimônio Líquido). Sendo assim:
Capital Social Realizado
( – ) Prejuízo Acumulado
( = )
Patrimônio Líquido
R$ 1.700
(R$ 300)
R$ 1.400
A partir disso podemos calcular o valor do Ativo, visto que o Passivo Exigível (capital de terceiros) é igual a R$
600.
𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 = 𝑃𝑎𝑠𝑠𝑖𝑣𝑜 𝐸𝑥𝑖𝑔í𝑣𝑒𝑙 + 𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚ô𝑛𝑖𝑜 𝐿í𝑞𝑢𝑖𝑑𝑜
𝑨𝒕𝒊𝒗𝒐 = 𝑅$ 600 + 𝑅$ 1.400 = 𝑹$ 𝟐. 𝟎𝟎𝟎
Com isso, correta a alternativa B.
GABARITO: B


42. (CESPE – Analista – SLU/DF – 2019)
A classificação de ativos e passivos como circulantes ou não circulantes deve obedecer ao ciclo operacional
da empresa.
( ) CERTO
( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Segundo o Parágrafo único do art. 179 da Lei n° 6.404/76: “Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.” Perceba, portanto, que a classificação de ativos e passivos como circulantes ou não circulantes deve obedecer ao ciclo operacional da empresa apenas caso este seja superior a um ano (que é o prazo, em regra, do exercício social).
Com isso, incorreta a afirmativa.
GABARITO: E



QUESTÕES DE PROVA DE CONTABILIDADE GERAL COMENTADAS- CONCURSOS PÚBLICOS

 

23.(UFRN – Contador – CM Currais Novos – 2017)
A partir da equação fundamental do patrimônio, identificamos o estado patrimonial de uma entidade.
Uma das configurações assumidas pelo estado patrimonial é denominada passivo a descoberto,
representada como
a) Ativo = Passivo.
b) Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.
c) Ativo = Patrimônio Líquido.
d) Ativo + Patrimônio Líquido = Passivo.
RESOLUÇÃO:
Uma situação líquida negativa é representada, graficamente, da seguinte forma:














Ou seja, podemos considerar a seguinte equação:
𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 + 𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚ô𝑛𝑖𝑜 𝐿í𝑞𝑢𝑖𝑑𝑜 = 𝑃𝑎𝑠𝑠𝑖𝑣𝑜 𝐸𝑥𝑖𝑔í𝑣𝑒𝑙
Com isso, correta a alternativa D.
Apenas ressalto que a equação apenas deve ser utilizada quando o Patrimônio Líquido for negativo. Ou seja, na prática ela traduz a seguinte situação:
Ativo-Situação Líquida Negativa=Passivo Exigível
RESPOSTA: D


24. (CESPE – Especialista – TELEBRAS – 2015)
O passivo a descoberto ocorre quando o ativo é igual ao passivo, fazendo com que o patrimônio líquido
seja zero.
( ) CERTO
( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
A situação Passivo a Descoberto ocorre quando o valor dos bens e direitos (ativo) é insuficiente para o
pagamento de todas as obrigações da entidade (passivo exigível).
Ou seja, ocorre quando a Situação Líquida é negativa. Assim, incorreta a afirmativa.
RESPOSTA: E


25.(CESPE – Oficial de Chancelaria – MRE 2016)
Um dos objetivos da Contabilidade é o controle patrimonial, que se dá a partir do registro adequado dos
fatos que alteram os seus elementos.
No controle do patrimônio, a riqueza líquida de uma entidade ao final de um período pode ser obtida pelo
confronto de:
a) ativos, receitas e provisões;
b) ativos e passivos financeiros;
c) bens, direitos e obrigações;
d) receitas e despesas;
e) obrigações exigíveis e não exigíveis.
RESOLUÇÃO:
A Situação Líquida é calculada pela diferença entre os bens e direitos (ativo) de uma entidade e suas obrigações
(passivo exigível).
Assim, correta a alternativa C.
RESPOSTA: C


26. (CESGRANRIO – Profissional Júnior – LIQUIGÁS – 2018)
O patrimônio das empresas é estruturado em três partes distintas: Ativo (A), Passivo (P) e Situação Líquida
(SL), mais conhecida como patrimônio líquido. A avaliação da situação patrimonial é feita pela seguinte
equação patrimonial:
Situação Líquida (SL) = Ativo (A) – Passivo (P)
Nesse contexto, quando a equação patrimonial apontar bens e direitos em valor menor do que as
obrigações com terceiros indica que a empresa tem a seguinte situação líquida:
a) plena
b) favorável
c) inexistência de ativos
d) passivo a descoberto
e) equilíbrio aparente
RESOLUÇÃO:
A situação patrimonial negativa ocorre quando os bens e direitos (ativo) são inferiores às obrigações (passivo exigível) da entidade. Isso resulta num Patrimônio Líquido negativo (deficitário), chamado de Passivo a Descoberto.
Assim, correta a alternativa D.
RESPOSTA: D

27.(UECE – ISS Sobral/CE – 2018)
A situação patrimonial líquida positiva ocorre quando
a) as receitas superam as despesas.
b) há saldo financeiro disponível.
c) o ativo é maior que o passivo.
d) o passivo descoberto é quase zero.
RESOLUÇÃO:
A situação patrimonial líquida será positiva quando o valor total dos bens e direitos (ativo) de uma entidade for
superior às suas obrigações (passivo exigível).
Com isso, correta a alternativa C.
RESPOSTA: C

28. (VUNESP – Contador – 2018)
Em um determinado exercício social, uma empresa apresentou um Ativo Total de R$ 1.500.000,00 e um
Passivo Total de R$ 1.200.000,00. No exercício social seguinte, tanto o Ativo Total quanto o Passivo Total
aumentaram 8%. Então, é correto afirmar que
a) o valor do Patrimônio Líquido da empresa no exercício social seguinte foi de R$ 300.000,00.
b) o crescimento do Passivo Total, em reais, foi maior do que o do Ativo Total.
c) o Patrimônio Líquido da empresa no exercício seguinte aumentou 8%.
d) o Ativo Total no exercício social seguinte aumentou R$ 120.000,00 a mais que o Passivo Total.
e) a sociedade apresentou resultado abrangente nulo no exercício social seguinte.
RESOLUÇÃO:
Sabemos, através da Equação Fundamental do Patrimônio, que:
𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚ô𝑛𝑖𝑜 𝐿í𝑞𝑢𝑖𝑑𝑜 = 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 - 𝑃𝑎𝑠𝑠𝑖𝑣𝑜 𝐸𝑥𝑖𝑔í𝑣𝑒𝑙
Sendo assim, se tanto o Ativo Total quanto o Passivo Total aumentaram 8%, evidente que o Patrimônio Líquido
também apresentará o mesmo percentual de aumento.
Com isso correta a alternativa C.
Vamos confirmar esta situação?
𝑷𝒂𝒕𝒓𝒊𝒎ô𝒏𝒊𝒐 𝑳í𝒒𝒖𝒊𝒅𝒐𝑰𝒏𝒊𝒄𝒊𝒂𝒍 = 1.500.000 - 1.200.000 = 𝑹$ 𝟑𝟎𝟎. 𝟎𝟎𝟎
𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚ô𝑛𝑖𝑜 𝐿í𝑞𝑢𝑖𝑑𝑜
𝐹𝑖𝑛𝑎𝑙 = (1,08 × 1.500.000) - (1,08 × 1.200.000)
𝑷𝒂𝒕𝒓𝒊𝒎ô𝒏𝒊𝒐 𝑳í𝒒𝒖𝒊𝒅𝒐
𝑭𝒊𝒏𝒂𝒍 = 1.620.000 - 1.296.000 = 𝑹$ 𝟑𝟐𝟒. 𝟎𝟎𝟎
Percebe-se, portanto, que o aumento do Patrimônio Líquido realmente foi de 8% (24.000/300.000).
RESPOSTA: C


29. (CESPE – Contador – DPU – 2016)
Caso uma empresa possua R$ 50.000,00 de capital de terceiros, que representa 25% do total de recursos à
disposição da sociedade, o ativo total da empresa será inferior a R$ 150.000,00.
( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Segundo a entidade a entidade possui um Passivo Exigível (capital de terceiros) de R$ 50.000, correspondente
a 25% do ativo (recursos à disposição da entidade). Assim:
𝑃𝑎𝑠𝑠𝑖𝑣𝑜 𝐸𝑥𝑖𝑔í𝑣𝑒𝑙 = 25% × 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜
𝑅$ 50,000 = 25% × 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜
𝑨𝒕𝒊𝒗𝒐 = 𝑹$ 𝟐𝟎𝟎. 𝟎𝟎𝟎


Com isso, incorreta a afirmativa.
RESPOSTA: E



30. (CESPE – Contador – DPU – 2016)
Havendo liquidação de empresa em situação líquida nula ou equilibrada, o seu ativo será suficiente apenas
para o pagamento das dívidas com terceiros, não sendo suficiente para o pagamento do capital próprio.
( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Através da Equação Fundamental do Patrimônio podemos acertar esta questão, pois se o ativo é suficiente
apenas para o pagamento das dívidas com terceiros (passivo exigível), consequentemente o valor do
Patrimônio Líquido (capital próprio) será nulo.
Com isso, correta a afirmativa.
RESPOSTA: C

31.CESPE – Auditor – TCE/RN – 2015)
A existência de saldo total de passivo maior que o saldo total de ativo configura que o direito dos sócios é
negativo.
( ) CERTO
Resolução:
( ) ERRADO
Quando o saldo total dos passivos exigíveis é maior que o saldo total o patrimônio líquido é negativo, situação
chamada de “Passivo a Descoberto”. Neste caso, portanto, o direito dos sócios é negativo.
Assim, correta a afirmativa.
Perceba que neste enunciado o CESPE considerou que a expressão “passivo” é sinônima de “passivo exigível”.
RESPOSTA: C


terça-feira, 30 de março de 2021

MACROECONOMIA - PROVA DA UNOPAR- #PROVA3 #PARTE3


via https://youtu.be/PNy-_V5Iztw

Ta4 -UNOPAR - Empreendedorismo - A Realização: 02/03/2021 19:05 à 02/03/2021 20:25

 

Principais etapas que devem ser seguidas para a abertura do seu próprio negócio.
(Fonte:https://revistapegn.globo.com/Como-comecar/noticia/2013/12/como-abrir-umaempresa.html)




1.1 Determine o nome empresarial
Esse nome deve seguir as seguintes regras de formação, específicas para cada tipo jurídico:
• Microemprendedor Individual (MEI): nome completo do titular, seguido do CPF
O MEI – Microempreendedor Individual – é aquele que trabalha por conta própria, tem registro de
pequeno empresário e exerce umas das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria. A
figura do MEI surgiu em 2008, com a Lei nº128, buscando formalizar trabalhadores brasileiros que, até
então, desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica. Com a
legislação em vigor desde 2009, mais de 7 milhões de pessoas já se formalizaram como
microempreendedores individuais.
Entre os vários benefícios da formalização estão:
aposentadoria;
auxílio doença;
auxílio maternidade;
facilidade na abertura de contas e obtenção de crédito;
emissão de notas fiscais;
redução do número de impostos.
Para realizar a formalização é necessário acessar o Portal do Empreendedor e realizar o cadastro com o
número do CPF, endereço e telefone, além de indicar a
atividade principal que irá desempenhar como
MEI.


• Empresário Individual: nome completo do titular
O empreendedor individual, ou Empresário Individual, não é o mesmo que MEI
(Microempreendedor Individual). A principal diferença está na restrição de atividades e no
faturamento anual.
No caso do empresário individual, as dívidas contraídas podem ser
garantidas também pelo patrimônio pessoal.
O Empresário Individual, assim como o
MEI, é um profissional que trabalha sozinho, porém, seu faturamento anual pode ser de até
360 mil reais, situação em que será considerado uma Micro Empresa – ME. Sendo o
faturamento maior que isto, e até 3,6 milhões de reais, será considerado uma Empresa de
Pequeno Porte – EPP
• Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli): nome completo do titular,
seguido da sigla Eireli
Eireli é a sigla de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, um novo modelo de
empreendimento criado em 2011 com o objetivo de legalizar seu negócio como sociedade
limitada, eliminando a figura do sócio “fantasma”. Com a Eireli, o empresário pode abrir sua
empresa com apenas um sócio: ele mesmo!
Exercício da atividade empresarial por uma pessoa com responsabilidade limitada, sem
comprometer o patrimônio pessoal, ou seja: caso o negócio contraia dívidas, apenas o
patrimônio social da empresa será utilizado para quitá-las.
Redução da informalidade, com a regularização da situação do empresário individual, que
exercia a atividade à margem da lei.
O empresário tem a liberdade de escolher o modelo de tributação que melhor adapte a sua
atividade ao porte da empresa, podendo optar, inclusive, pelo Simples Nacional.
Incentivo à inovação tecnológica e o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).
Não ter nenhum tipo de limite de faturamento
há necessidade de dispor de capital mínimo, que é exigido para a Eireli.

• Sociedade Limitada: nome que remeta à atividade exercida, seguido da sigla Ltda.
Sociedade limitada (representada pela sigla Ltda.) consiste num tipo de sociedade
empresarial que se caracteriza pela participação dos sócios através dos investimentos
feitos proporcionalmente às cotas do capital social da empresa.
Também conhecida como sociedade de responsabilidade limitada, a sociedade limitada é
o tipo mais comum de sociedade utilizada no Brasil.
A sociedade limitada é firmada quando duas ou mais pessoas se unem para criar uma
sociedade empresária, sendo esta baseada num contrato social que serve para especificar
todos os aspectos referentes às normas da empresa e ao capital social, sendo este
dividido em cotas.
Neste tipo de sociedade, a responsabilidade dos sócios fica limitada apenas às cotas que
possuem da empresa, ou seja, na participação que possui mediante a sua contribuição.
Assim, os seus respectivos salários, por exemplo, serão proporcionais ao valor total das
cotas que possuem.
1.2 Verifique o uso prévio do nome
Para ter a certeza de que escolheu um nome inédito, faça gratuitamente a consulta de
viabilidade de nome empresarial na Junta Comercial do seu estado. Em diversas unidades
federativas, a busca pode ser feita online.
1.3 Escolha o nome fantasia ou a marca
Esse nome serve para dar visibilidade a produtos e serviços e não precisa ser igual ao
nome empresarial. Antes de definir a marca, pesquise no INPI (Instituto Nacional de
Propriedade Industrial) se ela já é utilizada por outra empresa. Na mesma instituição,
realize o registro da marca.

2.1 Consulte a situação dos futuros parceiros
Verifique, na Junta Comercial, na Secretaria da Fazenda e na prefeitura, se os futuros sócios
estão envolvidos em outras empresas e se esses negócios têm alguma pendência legal, o
que trava a concessão de licenças. Na Receita Federal, cheque alterações no nome dos
sócios e pendências no CPF. Restrições financeiras não impedem o registro da empresa,
mas dificultam a abertura de uma conta bancária.
2.2 Atente aos requisitos para ser sócio
Com destaque para:
•Funcionário público: na maioria dos casos, está impedido de ser sócio-administrador ou
titular de empresa individual
• Empresário individual: não pode ter duas empresas individuais
• Marido e mulher: o Novo Código Civil proíbe sociedade entre pessoas casadas pelos
regimes de Comunhão Universal de Bens ou Separação Obrigatória de Bens

2.3 Estabeleça o tipo de participação dos sócios
• Sócio-cotista: não trabalha na empresa e não retira pró-labore, mas participa dos lucros e
dos prejuízos e responde pelos atos da pessoa jurídica
• Sócio-administrador: desempenha funções na empresa, assina e responde legalmente por
ela e recebe pró-labore. Caso nenhum sócio desempenhe esse papel, um terceiro (não
sócio) deverá ser nomeado no contrato social

3.1 Defina o objeto social
Relacione só as atividades que você exercerá imediatamente ou num futuro próximo. Isso
evitará o pagamento de taxas e a obtenção de licenças que não correspondam ao que a
empresa efetivamente fará. Deixe para incluir novos objetos sociais posteriormente.

3.2 Determine o endereço da empresa
Antes de alugar ou adquirir um imóvel comercial, cheque se o Habite-se (autorização da
prefeitura para ocupação do imóvel) existe e continua válido. Consulte na prefeitura se a
atividade da empresa é permitida no local, mesmo que ela funcione em casa, com base em
leis de zoneamento, áreas tombadas pelo patrimônio ou contaminadas.
3.3 Elabore o contrato social da empresa
Objeto social e endereço farão parte do contrato social, o documento que formaliza o negócio
no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ). Com ele, os sócios podem emitir notas
fiscais e abrir uma conta bancária de pessoa jurídica. O mesmo vale para a Empresa
Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). O Empresário Individual dispõe do
requerimento do empresário, semelhante ao contrato social. O equivalente para o MEI é o
certificado da condição de microempreendedor individual, expedido via Portal do
Empreendedor.
3.4 Defina a natureza jurídica
Microempreendedor Individual
(MEI): pode faturar até R$ 60 mil por ano e contratar um
empregado. Ele paga uma taxa mensal, que varia de acordo com o setor de atuação e o
reajuste anual do salário mínimo, além de tributos estaduais e/ou municipais conforme a
atividade exercida. O MEI enquadra-se no Simples Nacional.
3.4.1 Defina a natureza jurídica
Empresário Individual:
a pessoa física é a titular do empreendimento, cujos patrimônios
coincidem com seus bens pessoais. O empresário responde por eventuais dívidas da
empresa de forma ilimitada.

3.4.2 Defina a natureza jurídica
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
(Eireli): o titular do negócio explora
uma atividade econômica sem colocar em risco seus bens pessoais nem demandar um
sócio. Sua responsabilidade legal está limitada ao capital social da empresa, que
corresponde a pelo menos cem vezes o salário mínimo vigente.
3.4.3 Defina a natureza jurídica
Sociedade Limitada
: nesse tipo de empresa, dois ou mais sócios contribuem para a
formação do capital social. A divisão de cotas costuma ser proporcional à colaboração de
cada um e dá parâmetros para a responsabilidade legal dos sócios sobre o empreendimento
e para a distribuição dos lucros ou prejuízos.
3.5 Escolha o regime tributário
Simples Nacional
(ou Supersimples): unifica em uma guia o pagamento de até oito tributos.
As alíquotas variam de 4% a 22,9% do faturamento bruto, dependendo do ramo de atuação.
Só podem aderir ao Simples empreendimentos que faturam até o sublimite geral de R$ 3,6
milhões por ano. (4 milhões e oitocentos mil – limite final)
A partir de 2018, para fins de opção e permanência no Simples Nacional, poderão ser
auferidas em cada ano-calendário receitas no mercado interno até o limite de R$
4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) e, adicionalmente, receitas decorrentes
da exportação de mercadorias ou serviços para o exterior, desde que as receitas de
exportação também não excedam R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).

3.5.1 Escolha o regime tributário
Lucro real: a pessoa jurídica determina seu lucro a partir do balanço anual ou dos
balancetes trimestrais. Se o cálculo resulta em prejuízo fiscal, não há imposto de renda a
pagar. Para empreendimentos que operam com prejuízo ou margem mínima de lucro, é um
regime vantajoso. Mas vale estender a análise e a simulação para outros tributos, também
devidos nesse regime.
3.5.2 Escolha o regime tributário
Lucro presumido: é uma forma de tributação simplificada para determinar a base de cálculo
do imposto de renda e da CSLL. Leva em conta a receita bruta da empresa para pressupor
o lucro, que é fixado a partir de percentuais padrões para cada ramo de atuação. Até o final
de 2013, podem aderir ao Lucro Presumido negócios com faturamento anual de até R$ 48
milhões. A partir de 2014, esse limite passou a ser de R$ 78 milhões
ou de R$ 6,5 milhões
multiplicados pela quantia de meses de atividade do ano-calendário anterior, desde que este seja
menor que doze meses.

4.1 Faça o registro na Junta Comercial
Para abrir uma empresa individual, Eireli ou sociedade limitada, é necessário registrar na
Junta Comercial o requerimento do empresário ou o contrato social. Este é o momento
também de formalizar o enquadramento dela como Microempresa ou Empresa de Pequeno

Porte, se for o caso. Como alternativa, empresas prestadoras de serviço podem ser
registradas em Cartórios de Registro Civil de Pessoa Jurídica.
4.2 Cadastre a empresa em outros órgãos
Registre a empresa na Secretaria da Receita Federal do Brasil, onde ela será inscrita no
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Além disso, se sua empresa exercer
atividade industrial, comercial ou serviço de transporte interestadual e intermunicipal ou de
comunicação, cadastre-a na Secretaria Estadual da Fazenda. Todos os prestadores de
demais serviços devem registrar-se na Secretaria Municipal de Finanças.
4.2.1 Cadastre a empresa em outros órgãos
As inscrições no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) e na Previdência Social são
obrigatórias para todas as empresas. Por fim, registre-a no sindicato ou na associação da
categoria e, quando for o caso, no conselho de classe (Conselho Regional Engenharia,
Arquitetura e Agronomia, Conselho Regional de Medicina etc.).

5.1 Obtenha o alvará de licença de funcionamento
O documento, expedido pela prefeitura, autoriza o uso do local para fins comerciais. Em
casos de imóveis de menor porte, muitas municipalidades oferecem um alvará eletrônico.
Para construções maiores e instalações mais complexas (clínicas e boates, por exemplo),
costumam ser necessários pareceres técnicos oficiais sobre condições de higiene,
segurança e acessibilidade, entre outras exigências legais do município.
Quem exerce atividades intelectuais em casa está dispensado de obter o alvará de
funcionamento desde que more numa zona residencial e não receba clientes nem
funcionários. O MEI pode entrar em atividade com um alvará de funcionamento provisório.
5.2 Cheque a necessidade de licença ambiental
Qualquer empreendimento que exerça atividade potencialmente poluidora ou danosa ao
meio ambiente precisa de licença ambiental. O mesmo vale para empresas instaladas em
locais protegidos pela legislação ou que necessitem de perfuração de poço, estação de
tratamento de água, esgoto ou abate de árvores. Essa licença é concedida por órgãos
municipais ou estaduais, como secretarias do meio ambiente.

6.1 Compare os custos e os serviços
Não espere o negócio crescer para abrir uma conta bancária de pessoa jurídica. Separe os
caixas pessoal e empresarial. Muitos bancos oferecem pacotes de serviços básicos, com os
três primeiros meses gratuitos para atrair as microempresas e as empresas de pequeno
porte como clientes.
Compare as ofertas pela internet, considere as recomendações de parceiros comerciais e
procure saber qual é o banco da preferência de seus potenciais clientes.
6.2 Converse com o gerente
Após uma breve seleção, visite a agência bancária. Esta é a hora de testar o atendimento e
a empatia com o gerente, de fazer perguntas relacionadas ao seu negócio e, assim, se
aproximar de uma boa negociação.
ATIVIDADES
1 - Com base neste roteiro, qual das etapas você entende que seria a mais difícil para sua
eventual empresa própria?
R: Caro tutor (a), resposta que depende da perspectiva do aluno.
2 – Na área de atuação do seu curso, o que é mais comum: o intraempreendedorismo ou o
empreendedorismo? Por quê?
R: Caro tutor (a), resposta que depende da perspectiva do aluno.
3 – Qual seria o seu nome empresarial?
R: Caro tutor (a), resposta que depende da perspectiva do aluno.
4 – Você aceitaria ter sócios?
R: Caro tutor (a), resposta que depende da perspectiva do aluno.
5 - Qual seria o seu objeto social da sua empresa?
R: Caro tutor (a), resposta que depende da perspectiva do aluno.
6 – Qual seria a natureza jurídica de sua empresa?
R: Caro tutor (a), resposta que depende da perspectiva do aluno.


Ta3 - UNOPAR- Empreendedorismo - A Realização: 23/02/2021 19:05 à 23/02/2021 20:25

 

Leia com atenção o texto a seguir:
Um Plano de Negócios possui uma seção chamada de Plano Operacional que trata da Estrutura
Organizacional e das Operações da empresa, esclarecendo sobre os principais processos de negócio
da empresa, a infraestrutura, o layout e os equipamentos necessários para que ela funcione, as
tecnologias envolvidas para suportá-la e o planejamento das necessidades de Recursos Humanos
(RH). Além disso, há uma seção chamada de Plano de Marketing, que está ligada às estratégias de
marketing (4P’s), a criação e o posicionamento da marca, o relacionamento com a mídia, o marketing
de guerrilha e a necessidade de investimentos em marketing. Outra importante seção é o Plano
Financeiro cujo objeto de estudo é a viabilidade financeira do empreendimento, considerando as
demonstrações contábeis (Balanço e DRE projetados), a previsão do fluxo de caixa projetado e os
índices financeiros (VPL, TIR, ROE). E há, ainda, um Plano Estratégico, que trata de como buscar
recursos para o negócio estudando as formas de levantar capital, as fontes de captação de recursos
como os programas do Governo (FINEP, BNDES), capital próprio ou de familiares e amigos, linhas de
crédito bancário, órgãos de fomento, capital de risco.


Atividade 1
Questão 1
Investidores Anjos são pessoas físicas com interesse em apostar num negócio novo e promissor. Caso o
empreendedor resolva integrar a participação de um anjo no seu negócio, ele terá um parceiro tão interessado
no sucesso do negócio quanto o próprio empreendedor. Normalmente, um anjo agrega visão e experiência ao
negócio, e são executivos, empresários e investidores. Anjos são pessoas de quem se pode obter bons
conselhos, pois contam com uma extensa rede de contatos.
Considere as afirmações a seguir, verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa
correspondente.
( ) Para atrair um investidor anjo é necessário possuir um projeto inovador e transmitir uma imagem de
confiança e credibilidade.
( ) Para atrair um investidor anjo é necessário é necessário garantir a ele o direito de atuar na administração
direta da empresa.
( ) A importância de atrair investidores anjos é que este tipo de investidor oferece um capital muito mais
barato do que o de um sócio comum.
VVV.
VFV.
VFF.
VVF.
FVV.
R: Somente a primeira afirmação é verdadeira. A segunda afirmação é falsa porque o investidor anjo
não atua diretamente na administração da empresa. A terceira afirmação é falsa porque o investidor
anjo oferece um capital que é mais caro que o do mercado financeiro em geral, sempre procurando
obter uma excelente remuneração para o seu investimento.


Questão 2
Para realizar o Plano financeiro, que é uma das etapas do Plano de negócios, é necessário que o
empreendedor saiba analisar índices financeiros, fazer a previsão da necessidade de capital de giro e
montar um fluxo de caixa para minimizar possíveis falhas no empreendimento.
Qual é a alternativa que corresponde à métrica constituída por uma ferramenta de gestão financeira
que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros do
empreendimento, mostrando como será o saldo de caixa para esse período projetado (previsão anual
e quinquenal a partir da média de gastos da empresa)?
Ciclo operacional.
Ciclo financeiro
Valor presente líquido.
Fluxo de caixa.
Capital de giro
Questão 3
O marketing é o processo de descobrir o que é valor para o cliente, agregar este valor a produtos e
serviços, trocar de forma vantajosa estes produtos ou serviços pelos recursos dos clientes e sustentar
o valor dos clientes ao longo do tempo.
Um dos componentes do mix marketing se refere à forma adotada para fazer o produto chegar ao
cliente (seja por meio de uma loja física ou virtual) que engloba canais de venda, cobertura,
sortimento, estoque, transporte.
Qual das alternativas corresponde ao componente do mix marketing descrito acima?
Praça.
Preço.
Produto.
Serviço.
Promoção.
Questão 4
O Plano Operacional é um registro dos processos produtivos necessários para a fabricação de um
produto ou a execução de um serviço, considerando os recursos necessários.
Analise as asserções a seguir, e a razão entre elas, a respeito dos componentes do plano
operacional:
I – A Matriz de Responsabilidades é mais completa que o Organograma
PORQUE
II – A Matriz de Responsabilidades fornece uma quantidade maior de informações, tais como:
nome; cargo; responsabilidade; qualificações; experiência; subordinado.
a) A primeira asserção está correta e a segunda asserção está incorreta.
b) A primeira asserção está incorreta e a segunda asserção está correta.
c) As duas asserções estão incorretas.
d) As duas asserções estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
e) As duas asserções estão corretas, e a segunda justifica a primeira

Atividade 2
Qualquer que seja o tipo de empreendimento, em qualquer área de trabalho, a conquista e a
manutenção dos clientes são fundamentais para a subsistência do negócio. Isto envolve, conhecer
suas necessidades e alinhar as ofertas da empresa. No caso de uma loja física, precisamos
transformar o ponto de venda em um ponto de relacionamento, para que o cliente perceba a sua
experiência de compra de produto ou de prestação de serviços, mais do que uma mera resolução de
um problema, mas que tenha convicção de que lhe foi oferecida uma experiência de compra não
apenas utilitária, mas hedônica (que lhe proporcionou prazer). Isto se faz com a criação de uma
atmosfera de compra, que procure sensibilizar todos os sentidos dos clientes de forma prazerosa.
Aponte uma experiência de compra em que você sentiu que a empresa procurou proporcionar uma
experiência prazerosa (hedônica). Quais dos seus sentidos foram estimulados? Qual estímulo foi mais
importante?
R: Caro tutor, esta resposta é de perspectiva pessoal. Espera-se que o aluno descreva um ou mais dos
sentidos a seguir:
Estímulo visual: as cores e a iluminação desempenham papel importante de guiar o cliente pela loja
e chamar a atenção para espaços nobres e estimular o desejo por algum produto ou serviço.
Estímulo olfativo: A fragrância da loja ficou na memória olfativa do aluno após a compra, que a
associa com a loja e cria uma sensação de bem-estar.
Estímulo auditivo: sonorização do ambiente teve o poder de criar um clima agradável e fazer com
que o cliente (aluno) desse menos importância às filas, e passasse mais tempo na loja.
Estímulo de conforto térmico: a temperatura agradável fez com que o aluno sentisse prazer em estar
realizando sua compra naquele estabelecimento.
Estímulo de degustação: o cliente (aluno) foi colocado em contato direto com o produto ou serviço
no momento da compra.

Caro tutor, em relação à importância, também será uma perspectiva pessoal, mas na população em
geral, espera-se que:
83% prefira o estímulo visual.
11% prefira o estímulo auditivo.
3,5 % prefira o estímulo olfativo.
1,5% prefira o estímulo tátil.
1,0% prefira o estímulo do paladar.


Ta4 - UNOPAR- Contabilidade de Custos e Industrial Realização: 03/03/2021 19:05 à 03/03/2021 20:25

 

Atividade de múltipla escolha
1. Nas opções a seguir, assinale a afirmativa correta:
a. ( ) o custeamento por ordem de produção ocorre quando a empresa programa sua
atividade produtiva a partir de encomendas específicas, caracterizando uma produção
contínua;
b. ( ) a grande desvantagem da análise do ponto de equilíbrio está na sua complexidade.
Dificulta os estudos de viabilidade econômica para avaliar empreendimentos potenciais;
c. ( ) o custeio por absorção é um processo cujo objetivo é ratear todos os elementos
variáveis do custo em cada fase de produção;
d. ( ) custo-padrão é um custo estabelecido pela empresa como meta para os produtos
de sua linha de fabricação e se divide nos tipos: estimado, convencional e corrente;
e. ( ) o sistema ABC é um sistema de custeio baseado nas atividades que a empresa
realiza no processo de fabricação, caracterizando uma forma analítica de ratear custos
indiretos aos produtos.


2. No Sistema ABC, as atividades são o foco do processo de custeio. Os custos são
investigados relacionando-se:
a. ( ) à apropriação de custos baseado na premissa de que os produtos ou serviços não
elaborados por uma organização requerem a realização de atividades;
b. ( ) às atividades aos produtos, com base na demanda por tais atividades pelo produto
durante o processo de produção;
c. ( ) as bases de alocação não usadas no custeio baseado na atividade são medições
das atividades executadas, que podem incluir horas do tempo de ajuste de máquina ou
número de vezes em que isso foi feito;
d. ( ) às horas do tempo de ajuste de máquina ou número de vezes em que isso não foi
feito;
e. ( ) à apropriação de custos baseado na premissa de que os produtos ou serviços
elaborados por uma organização não requerem a realização de atividades.

3. O objetivo do ABC é reduzir o custo pela eliminação dos desperdícios, por meio
do corte nos geradores de custos que não agreguem valor, ou seja, nos fatores
causadores do consumo de atividades evitáveis ou desnecessárias. Assim, pode-se
afirmar que:
a. ( ) dessa maneira, o gerenciamento não consegue uma otimização nos retornos
financeiros aliada a uma otimização do valor dos produtos para quem os demandar;
b. ( ) elaborar um orçamento baseado nas atividades;
c. ( ) essa é uma forma eficaz de compressão dos custos, que difere da maneira
tradicional de cortes aleatórios dos recursos;
d. ( ) implementar um sistema de pagamento por custos;
e. ( ) reduzir os custos com queda na produção.

4. Identifique a alternativa correta:
a. ( ) o Activity Based Costing é um sistema de acumulação de custos para fins
contábeis, ou seja, não apura custos de produtos e serviços para a elaboração de
balanços e demonstração de resultado;
b. ( ) é um método de análise de custos que busca “compactar” os gastos de uma
empresa para analisar e monitorar as diversas rotas de consumo dos recursos
“diretamente identificáveis” com suas atividades mais relevantes, e destas para os
produtos ou serviços;
c. ( ) é o sistema de informações sobre os produtos e atividades da empresa. Assim, não
identifica as atividades realizadas, compacta os custos para essas atividades, e estas para
os produtos ou serviços elaborados;
d. ( ) a metodologia de custeio ABC identifica as atividades desenvolvidas em uma
empresa e determina seu custo e desempenho;
e. ( ) cada atividade descreve o que a empresa orça e quanto de atividades ela utiliza
para produzir seus produtos.

5. O custeio ABC:
a. ( ) é um sistema de custeio em que os custos são apropriados à produção, não pelo
seu valor efetivo (ou real), mas por uma estimativa do que deveriam ser;
b. ( ) é um sistema de custeio que tem por objetivos o controle dos gastos e medidas de
eficiência;
c. ( ) é um sistema de custeio baseado na análise das atividades significativas da
empresa. Baseia-se na premissa de que são as atividades e não os produtos que
provocam o consumo de recursos, e essas atividades, conforme são requeridas, que
formarão os custos dos produtos;
d. ( ) é um sistema de custeio que irá considerar custo de produção do período apenas
os custos variáveis incorridos;
e. ( ) nesse sistema de custeio, os custos fixos não são considerados custo de produção,
e sim despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período.

6. Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I. O custeio ABC assemelha-se ao custeio por absorção. O método ABC leva em
consideração, no cálculo do gasto unitário dos produtos, tanto os custos indiretos como os
custos diretos e, em alguns casos, as despesas.
II. O custeio ABC procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio
arbitrário dos custos indiretos.
III. O custeio ABC fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e gastos
fixos.
IV. Este custeio consiste na apropriação de todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis)
à produção do período.
Marque a alternativa correta:
a. ( ) as afirmativas I e II são corretas;
b. ( ) somente a afirmativa III é correta;
c. ( ) as afirmativas II e IV são corretas;
d. ( ) as afirmativas I e III são corretas;
e. ( ) nenhuma afirmativa está correta.

7. Marque a alternativa ERRADA:
a. ( ) o custeio ABC é um método que atribui custos às atividades com base no consumo
de recursos;
b. ( ) o custeio ABC atribui custos a produtos e serviços com base no consumo de
atividades;
c. ( ) o custeio ABC reconhece os fatores que determinam os custos das atividades e o
consumo destas pelos produtos ou outras atividades;
d. ( ) o custeio ABC é um sistema de custeio estabelecido pela empresa como meta para
os produtos de sua linha de fabricação, levando em consideração as características
tecnológicas do processo produtivo de cada um, a quantidade produzida e os preços dos
insumos necessários para a produção e o respectivo volume desta;

e. ( ) neste sistema de custeio, as atividades são o foco do processo de custeio. As
bases de alocação usadas no ABC são medições das atividades executadas, que podem
incluir horas do tempo de ajuste de máquina ou número de vezes em que isso foi feito.
8. Assinale a alternativa CORRETA:
a. ( ) no custeio ABC, para custear as atividades, devemos alocar a elas parte de cada
custo indireto dos departamentos, utilizando-nos dos direcionadores de recursos, como,
por exemplo, aluguel, energia elétrica, salários, depreciação, entre outros;
b. ( ) a maior utilidade do custeio ABC é servir como
controle dos custos reais e como
instrumento para a empresa detectar suas ineficiências;
c. ( ) no custeio ABC a maioria dos rateios é feita por meio da utilização de fatores que,
na realidade, não vinculam cada custo a cada produto;
d. ( ) no custeio baseado em atividades, os custos dos produtos podem ser comparados
em bases unitárias, independentemente do volume de produção;
e. ( ) este método de custeio não oferece informações suficientes para tomada de
decisões, já que muitas dessas decisões se baseiam em análise separada dos custos fixos
e variáveis.

9. Sobre a utilização do custeio ABC, podemos afirmar que:
a. ( ) sua utilização segue a utilização de um plano de contas básico da contabilidade
financeira;
b. ( ) sua utilização facilita a elaboração do balanço e demais demonstrações contábeis;
c. ( ) facilita a tomada de decisão, uma vez que permite a visualização dos custos das
atividades em relação aos produtos;
d. ( ) é de fácil implantação independentemente do tamanho da estrutura empresarial;
e. ( ) exige que a empresa trabalhe com a contabilidade de custos integrada à contabilidade
financeira.

10. A finalidade primordial para a qual se utiliza o custeio ABC refere-se à(ao):
a. ( ) alocação da mão de obra aos produtos;

b. ( ) rastreamento dos custos diretos às atividades;
c. ( ) tratamento dado aos custos indiretos;
d. ( ) rateio dos custos fixos aos departamentos;
e. ( ) alocação de custos diretos aos produtos



Gabarito – Atividade

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
E B C D C A D A C C


Ta3 -UNOPAR- Contabilidade de Custos e Industrial Realização: 24/02/2021 19:05 à 24/02/2021 20:25

 

Atividade 1
O escritório Mordida de Gato mantém uma máquina fotocopiadora para uso exclusivo dos
seus clientes. O gerente deseja saber se a manutenção da máquina é vantajosa ou não.
Considerando que os custos e despesas fixas somam $ 12.000,00 por mês; que o preço de
venda unitário da cópia é de $0,10 e que os custos/despesas variáveis são de $ 0,07; ajude
o gerente a decidir, calculando:
a) A margem de contribuição unitária em R$ e em %*;
b) O ponto de equilíbrio em unidades e em R$;
c) Se considerarmos que o gerente busca trabalhar com uma margem de segurança de 20%,
quantas unidades ele deverá vender na operação normal da empresa?
d) Considerando a margem de segurança desejada de 20%, qual deverá ser o valor do grau
de alavancagem?

Margem de contribuição unitária (%) = MCu/PV
Atividade 2
Observe as informações disponibilizadas pela controladoria da empresa:
Preço de vendas unitário = $1.000;
Custos variáveis = $600;
Custo fixo total = $300.000;
Depreciação = $50.000;
Com os dados apresentados, calcule:
a) o ponto de equilíbrio em quantidades e em valores monetários;
b) a quantidade que deveria ser vendida para que o lucro fosse $ 150.000;
c) o ponto de equilíbrio financeiro em quantidades e em valores monetários;
Gabarito – Atividade 1
a) A margem de contribuição unitária em R$ e em %;
Margem de contribuição unitária ($) = PV - CV (unit)
Margem de contribuição unitária ($) = 0,10 – 0,07 = 0,03
Margem de contribuição unitária (%)= MCu/PV
Margem de contribuição unitária (%)= 0,03/0,10 = 30%
b) O ponto de equilíbrio em unidades e em R$;
PE(q) = Gastos fixos / MCu
MCu = Preço de Venda – Gastos variáveis
PE($) = PE(q) x PV
PE(q) = 1.200 / (0,10 – 0,07) = 40.000 unidades
PE(q) = 1.200 / (0,10 – 0,07) = 40.000 unidades
PE($) = 40.000 x 0,10 = 4.000 reais


c) Se considerarmos que o gerente busca trabalhar com uma margem de segurança de 20%,
quantas unidades a empresa deverá vender na sua operação normal no mercado?










Considerando uma margem de 20% acima do ponto de equilíbrio, a empresa deverá vender
50 mil unidades na sua operação normal no mercado.
d) Considerando a margem de segurança desejada de 20%, qual deverá ser o valor do grau
de alavancagem?
GAO = 1 / MS
GAO = 1 / 0,2 = 5 vezes.
O grau de alavancagem será de 5 vezes.
Gabarito – Atividade 2
a) o ponto de equilíbrio em quantidades;
PEC(q) = Gastos fixos / MCu
MCu = Preço de Venda – Gastos variáveis
PEC($) = PEC(q) x PV
PE(q) = 300.000 / (1.000 – 600) = 750 unidades
PEC($) = 750 x 1.000 = 750.000 reais.
b) a quantidade que deveria ser vendida para que o lucro fosse $ 160.000;
PEE(q) = (Gastos fixos + Lucro Desejado) / MCu
MCu = Preço de Venda – Gastos variáveis
PE($) = PE(q) x PV

PE(q) = (300.000 + 150.000) / (1.000 – 600) = 1.125 unidades

c) o ponto de equilíbrio financeiro em quantidades e em valores monetários;
PE(q) = (300.000 - 50.000) / (1.000 – 600) = 625 unidades

Ta2 - UNOPAR- Contabilidade de Custos e Industrial Realização: 17/02/2021 19:05 à 17/02/2021 20:25

 

Atividade 1
No final do período, uma indústria apurou os custos indiretos de fabricação no montante de
$32.000. Os custos de MP e MOD conforme dados a seguir:





Com base nesses dados, qual o valor dos custos indiretos de fabricação rateados aos
produtos sabendo que o custo direto foi usado como base de rateio:
a. ( ) $ 20.000 e $ 12.000;
b. ( ) $ 18.560 e $ 13.440;
c. ( ) $ 17.600 e $ 14.400;
d. ( ) $ 20.160 e $ 11.840;

e. ( ) $ 19.200 e $ 12.800.


Atividade 2
Na confecção de dois produtos foram apurados os seguintes custos:

Custo Produto 1 Produto 2
Matéria-prima 100.000 60.000
Mão de obra 50.000 40.000
TOTAL 150.000 100.000
Os Custos Indiretos de Fabricação, no valor de $ 50.000, foram apurados em dois
departamentos, sendo $ 32.000 na Produção e $ 18.000 na Manutenção. O rateio da
produção é feito proporcionalmente à matéria-prima e o da manutenção é proporcional à
mão de obra.

Qual o custo dos produtos 1 e 2?
a. ( ) $ 170.000 e $ 130.000;
b. ( ) $ 200.000 e $ 100.000;
c. ( ) $ 150.000 e $ 150.000;
d. ( ) $ 150.000 e $ 130.000;
e. ( ) $ 180.000 e $ 120.000.


Gabarito – Atividade 1

















Ta1 - UNOPAR - Contabilidade de Custos e Industrial Realização: 10/02/2021 19:05 à 10/02/2021 20:25

 Considere os seguintes eventos ocorridos em determinada empresa no mês de março:

1. Compra de material no valor de $ 10.000, a pagar no mês seguinte.

2. Pagamento, em cheque, dos salários relativos ao mês de fevereiro: $ 5.000. 

3. Utilização de mão de obra, sendo: pessoal da produção $ 8.000 e da administração, $ 3.000.

4. Contabilização da depreciação do mês, sendo: dos equipamentos de produção $ 7.500; dos veículos de uso da diretoria, $ 2.500. 

5. Consumo de parte do material adquirido no item 1, sendo: na produção,$ 3.800 e na administração, $ 1.000. 

6. Perda normal de material na produção: $ 200.

7. Energia elétrica consumida no mês: $ 8.000. Uma quarta parte desse total cabe às áreas administrativas e comercial da empresa e o restante de produção.


8. Compra de uma máquina para a área de produção, por $ 50.000, a pagar em duas parcelas iguais, sem juros, tendo sido a primeira paga no ato da compra. Entrarem operação no mês seguinte. 

9. Uma enchente inesperada destruiu parte do estoque de materiais: $ 2.000

10. Baixa pela venda de produtos cujo custo composto pelos recursos consumidos, no valor de $25.500,00, utilizados ou transformados no processo produtivo (Custo dos Produtos Vendidos). 

Utilizando a terminologia normalmente empregada no meio contábil (Investimento, Desembolso, Custo, Despesa e Perda), pede-se: 1.Classifique os eventos ocorridos do mês de março e calcule o valor total dos gastos, desembolsos, investimentos, custos, despesas e perdas, preenchendo os Quadros abaixo.









2. Discuta com os colegas e responda aos seguintes questionamentos:
a. Por que há a separação de alguns gastos em custos e despesas (por exemplo:
separação entre a mão de obra da produção e a mão de obra da
administração)?
b. Qual é a diferença entre despesas e perdas?
c. Explique a diferença entre Investimento e Desembolso?
Respostas:
a) A separação dos gastos em custos e despesas O custo e um gasto reconhecido no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços) para fins de fabricação de um produto ou execução de um serviço. As despesas, por sua vez, é um gasto relativo ao consumo de recursos (bens e serviços) inerentes às atividades de apoio (exemplo: administração e comercial) para a geração de receitas. Desta forma, a mão de obra utilizada na produção representará um custo, pois seu valor agregará no valor do produto, enquanto que a mão de obra utilizada na administração será uma despesa por estar inerente a atividade de apoio.
b) Em essência, despesas é um gasto relativo ao consumo de bem ou serviço, direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. As despesas são gastos relativos à geração de receitas, os quais representam a expressão monetária do consumo, da utilização ou da transferência de recursos econômicos pela administração geral da empresa, para a realização de vendas, entre outros esforços. Por outro lado, as perdas são compreendidas como gastos anormais em relação às atividades operacionais da empresa, gastos involuntários ou imprevistos, os quais não geram bens ou serviços, não representando os esforços para obtenção de receita.

c) Os investimentos são os gastos relativos a obtenção de recursos que são registrados no ativo da empresa (gastos ativados) em função da utilidade futura ou vida útil de bens ou serviços obtidos. Por outro lado, os desembolsos são as saídas de dinheiro do caixa ou banco, segundo a aplicação do regime de caixa, utilizadas para a realização de pagamentos de compras efetuadas à vista ou para pagamentos de obrigações geradas anteriormente. Desta forma, a aquisição de uma máquina, por
exemplo, representa um investimento, embora possa não representar um desembolso caso a compra tenha sido feita a prazo.