Leia com atenção o texto a seguir:
Um Plano de Negócios possui uma seção chamada de Plano Operacional que trata da Estrutura
Organizacional e das Operações da empresa, esclarecendo sobre os principais processos de negócio
da empresa, a infraestrutura, o layout e os equipamentos necessários para que ela funcione, as
tecnologias envolvidas para suportá-la e o planejamento das necessidades de Recursos Humanos
(RH). Além disso, há uma seção chamada de Plano de Marketing, que está ligada às estratégias de
marketing (4P’s), a criação e o posicionamento da marca, o relacionamento com a mídia, o marketing
de guerrilha e a necessidade de investimentos em marketing. Outra importante seção é o Plano
Financeiro cujo objeto de estudo é a viabilidade financeira do empreendimento, considerando as
demonstrações contábeis (Balanço e DRE projetados), a previsão do fluxo de caixa projetado e os
índices financeiros (VPL, TIR, ROE). E há, ainda, um Plano Estratégico, que trata de como buscar
recursos para o negócio estudando as formas de levantar capital, as fontes de captação de recursos
como os programas do Governo (FINEP, BNDES), capital próprio ou de familiares e amigos, linhas de
crédito bancário, órgãos de fomento, capital de risco.
Atividade 1
Questão 1
Investidores Anjos são pessoas físicas com interesse em apostar num negócio novo e promissor. Caso o
empreendedor resolva integrar a participação de um anjo no seu negócio, ele terá um parceiro tão interessado
no sucesso do negócio quanto o próprio empreendedor. Normalmente, um anjo agrega visão e experiência ao
negócio, e são executivos, empresários e investidores. Anjos são pessoas de quem se pode obter bons
conselhos, pois contam com uma extensa rede de contatos.
Considere as afirmações a seguir, verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa
correspondente.
( ) Para atrair um investidor anjo é necessário possuir um projeto inovador e transmitir uma imagem de
confiança e credibilidade.
( ) Para atrair um investidor anjo é necessário é necessário garantir a ele o direito de atuar na administração
direta da empresa.
( ) A importância de atrair investidores anjos é que este tipo de investidor oferece um capital muito mais
barato do que o de um sócio comum.
VVV.
VFV.
VFF.
VVF.
FVV.
R: Somente a primeira afirmação é verdadeira. A segunda afirmação é falsa porque o investidor anjo
não atua diretamente na administração da empresa. A terceira afirmação é falsa porque o investidor
anjo oferece um capital que é mais caro que o do mercado financeiro em geral, sempre procurando
obter uma excelente remuneração para o seu investimento.
Questão 1
Investidores Anjos são pessoas físicas com interesse em apostar num negócio novo e promissor. Caso o
empreendedor resolva integrar a participação de um anjo no seu negócio, ele terá um parceiro tão interessado
no sucesso do negócio quanto o próprio empreendedor. Normalmente, um anjo agrega visão e experiência ao
negócio, e são executivos, empresários e investidores. Anjos são pessoas de quem se pode obter bons
conselhos, pois contam com uma extensa rede de contatos.
Considere as afirmações a seguir, verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa
correspondente.
( ) Para atrair um investidor anjo é necessário possuir um projeto inovador e transmitir uma imagem de
confiança e credibilidade.
( ) Para atrair um investidor anjo é necessário é necessário garantir a ele o direito de atuar na administração
direta da empresa.
( ) A importância de atrair investidores anjos é que este tipo de investidor oferece um capital muito mais
barato do que o de um sócio comum.
VVV.
VFV.
VFF.
VVF.
FVV.
R: Somente a primeira afirmação é verdadeira. A segunda afirmação é falsa porque o investidor anjo
não atua diretamente na administração da empresa. A terceira afirmação é falsa porque o investidor
anjo oferece um capital que é mais caro que o do mercado financeiro em geral, sempre procurando
obter uma excelente remuneração para o seu investimento.
Questão 2
Para realizar o Plano financeiro, que é uma das etapas do Plano de negócios, é necessário que o
empreendedor saiba analisar índices financeiros, fazer a previsão da necessidade de capital de giro e
montar um fluxo de caixa para minimizar possíveis falhas no empreendimento.
Qual é a alternativa que corresponde à métrica constituída por uma ferramenta de gestão financeira
que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros do
empreendimento, mostrando como será o saldo de caixa para esse período projetado (previsão anual
e quinquenal a partir da média de gastos da empresa)?
Ciclo operacional.
Ciclo financeiro
Valor presente líquido.
Fluxo de caixa.
Capital de giro
Questão 3
O marketing é o processo de descobrir o que é valor para o cliente, agregar este valor a produtos e
serviços, trocar de forma vantajosa estes produtos ou serviços pelos recursos dos clientes e sustentar
o valor dos clientes ao longo do tempo.
Um dos componentes do mix marketing se refere à forma adotada para fazer o produto chegar ao
cliente (seja por meio de uma loja física ou virtual) que engloba canais de venda, cobertura,
sortimento, estoque, transporte.
Qual das alternativas corresponde ao componente do mix marketing descrito acima?
Para realizar o Plano financeiro, que é uma das etapas do Plano de negócios, é necessário que o
empreendedor saiba analisar índices financeiros, fazer a previsão da necessidade de capital de giro e
montar um fluxo de caixa para minimizar possíveis falhas no empreendimento.
Qual é a alternativa que corresponde à métrica constituída por uma ferramenta de gestão financeira
que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros do
empreendimento, mostrando como será o saldo de caixa para esse período projetado (previsão anual
e quinquenal a partir da média de gastos da empresa)?
Ciclo operacional.
Ciclo financeiro
Valor presente líquido.
Fluxo de caixa.
Capital de giro
Questão 3
O marketing é o processo de descobrir o que é valor para o cliente, agregar este valor a produtos e
serviços, trocar de forma vantajosa estes produtos ou serviços pelos recursos dos clientes e sustentar
o valor dos clientes ao longo do tempo.
Um dos componentes do mix marketing se refere à forma adotada para fazer o produto chegar ao
cliente (seja por meio de uma loja física ou virtual) que engloba canais de venda, cobertura,
sortimento, estoque, transporte.
Qual das alternativas corresponde ao componente do mix marketing descrito acima?
Praça.
Preço.
Produto.
Serviço.
Promoção.
Questão 4
O Plano Operacional é um registro dos processos produtivos necessários para a fabricação de um
produto ou a execução de um serviço, considerando os recursos necessários.
Analise as asserções a seguir, e a razão entre elas, a respeito dos componentes do plano
operacional:
I – A Matriz de Responsabilidades é mais completa que o Organograma
PORQUE
II – A Matriz de Responsabilidades fornece uma quantidade maior de informações, tais como:
nome; cargo; responsabilidade; qualificações; experiência; subordinado.
a) A primeira asserção está correta e a segunda asserção está incorreta.
b) A primeira asserção está incorreta e a segunda asserção está correta.
c) As duas asserções estão incorretas.
d) As duas asserções estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
e) As duas asserções estão corretas, e a segunda justifica a primeira
Preço.
Produto.
Serviço.
Promoção.
Questão 4
O Plano Operacional é um registro dos processos produtivos necessários para a fabricação de um
produto ou a execução de um serviço, considerando os recursos necessários.
Analise as asserções a seguir, e a razão entre elas, a respeito dos componentes do plano
operacional:
I – A Matriz de Responsabilidades é mais completa que o Organograma
PORQUE
II – A Matriz de Responsabilidades fornece uma quantidade maior de informações, tais como:
nome; cargo; responsabilidade; qualificações; experiência; subordinado.
a) A primeira asserção está correta e a segunda asserção está incorreta.
b) A primeira asserção está incorreta e a segunda asserção está correta.
c) As duas asserções estão incorretas.
d) As duas asserções estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
e) As duas asserções estão corretas, e a segunda justifica a primeira
Atividade 2
Qualquer que seja o tipo de empreendimento, em qualquer área de trabalho, a conquista e a
manutenção dos clientes são fundamentais para a subsistência do negócio. Isto envolve, conhecer
suas necessidades e alinhar as ofertas da empresa. No caso de uma loja física, precisamos
transformar o ponto de venda em um ponto de relacionamento, para que o cliente perceba a sua
experiência de compra de produto ou de prestação de serviços, mais do que uma mera resolução de
um problema, mas que tenha convicção de que lhe foi oferecida uma experiência de compra não
apenas utilitária, mas hedônica (que lhe proporcionou prazer). Isto se faz com a criação de uma
atmosfera de compra, que procure sensibilizar todos os sentidos dos clientes de forma prazerosa.
Aponte uma experiência de compra em que você sentiu que a empresa procurou proporcionar uma
experiência prazerosa (hedônica). Quais dos seus sentidos foram estimulados? Qual estímulo foi mais
importante?
R: Caro tutor, esta resposta é de perspectiva pessoal. Espera-se que o aluno descreva um ou mais dos
sentidos a seguir:
Estímulo visual: as cores e a iluminação desempenham papel importante de guiar o cliente pela loja
e chamar a atenção para espaços nobres e estimular o desejo por algum produto ou serviço.
Estímulo olfativo: A fragrância da loja ficou na memória olfativa do aluno após a compra, que a
associa com a loja e cria uma sensação de bem-estar.
Estímulo auditivo: sonorização do ambiente teve o poder de criar um clima agradável e fazer com
que o cliente (aluno) desse menos importância às filas, e passasse mais tempo na loja.
Estímulo de conforto térmico: a temperatura agradável fez com que o aluno sentisse prazer em estar
realizando sua compra naquele estabelecimento.
Estímulo de degustação: o cliente (aluno) foi colocado em contato direto com o produto ou serviço
no momento da compra.
Caro tutor, em relação à importância, também será uma perspectiva pessoal, mas na população em
geral, espera-se que:
83% prefira o estímulo visual.
11% prefira o estímulo auditivo.
3,5 % prefira o estímulo olfativo.
1,5% prefira o estímulo tátil.
1,0% prefira o estímulo do paladar.
Qualquer que seja o tipo de empreendimento, em qualquer área de trabalho, a conquista e a
manutenção dos clientes são fundamentais para a subsistência do negócio. Isto envolve, conhecer
suas necessidades e alinhar as ofertas da empresa. No caso de uma loja física, precisamos
transformar o ponto de venda em um ponto de relacionamento, para que o cliente perceba a sua
experiência de compra de produto ou de prestação de serviços, mais do que uma mera resolução de
um problema, mas que tenha convicção de que lhe foi oferecida uma experiência de compra não
apenas utilitária, mas hedônica (que lhe proporcionou prazer). Isto se faz com a criação de uma
atmosfera de compra, que procure sensibilizar todos os sentidos dos clientes de forma prazerosa.
Aponte uma experiência de compra em que você sentiu que a empresa procurou proporcionar uma
experiência prazerosa (hedônica). Quais dos seus sentidos foram estimulados? Qual estímulo foi mais
importante?
R: Caro tutor, esta resposta é de perspectiva pessoal. Espera-se que o aluno descreva um ou mais dos
sentidos a seguir:
Estímulo visual: as cores e a iluminação desempenham papel importante de guiar o cliente pela loja
e chamar a atenção para espaços nobres e estimular o desejo por algum produto ou serviço.
Estímulo olfativo: A fragrância da loja ficou na memória olfativa do aluno após a compra, que a
associa com a loja e cria uma sensação de bem-estar.
Estímulo auditivo: sonorização do ambiente teve o poder de criar um clima agradável e fazer com
que o cliente (aluno) desse menos importância às filas, e passasse mais tempo na loja.
Estímulo de conforto térmico: a temperatura agradável fez com que o aluno sentisse prazer em estar
realizando sua compra naquele estabelecimento.
Estímulo de degustação: o cliente (aluno) foi colocado em contato direto com o produto ou serviço
no momento da compra.
Caro tutor, em relação à importância, também será uma perspectiva pessoal, mas na população em
geral, espera-se que:
83% prefira o estímulo visual.
11% prefira o estímulo auditivo.
3,5 % prefira o estímulo olfativo.
1,5% prefira o estímulo tátil.
1,0% prefira o estímulo do paladar.
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