segunda-feira, 29 de março de 2021

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES- prova da estácio 25-09-2017

 

1- Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características de um bem de produção:


Não ser tangível, não ser estocável e não ser transportável


Ser tangível, ser estocável e não ser transportável


Ser tangível, não ser estocável e ser transportável


Ser tangível, ser estocável e ser transportável


Não ser tangível, ser estocável e ser transportável


2- Analise as afirmações a respeito de PRODUÇÃO e PRODUTIVIDADE e assinale a alternativa INCORRETA:

Considerar a produção e a produtividade na APO é um fator essencial.

Para o cálculo da produtividade deve se dividir as saídas do processo produtivo (bens e serviços) pelas entradas do mesmo (matéria prima, mão de obra e etc).

Produção e produtividade são palavras sinônimas, significam uma medida de resultados, ou seja, um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa por um período de tempo.

A produtividade é a medida da eficiência com que as entradas estão sendo convertidas em saídas.

Produção é uma medida de resultados, ou seja, um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa 

por um período de tempo.


3- De acordo com os conhecimentos adquiridos em sala é possível diferenciar produção de produtividade. A partir disso, assinale a alternativa que apresenta as dua maneiras básicas de aumentar a produtividade:

Reduzir as entradas e manter as saídas / Reduzir as saídas e aumentar as entradas

Manter as entradas e aumentar as saídas / Aumentar as entradas e manter as saídas

Reduzir as entradas e aumentar as saídas / Reduzir as saídas e aumentar as entradas

Manter as entradas e aumentar as saídas / Diminuir as entradas e manter as saídas

Aumentar as entradas e aumentar as saídas / Diminuir as entradas e manter as saídas


4- Segundo o Taylor, a gerência deve assumir maior responsabilidade pelas quais contribuições?

I- Enquadrar os funcionários nos cargos mais apropriados e proporcionar o treinamento adequado.

II- Fornecer métodos e ferramentas de trabalho apropriado e estabelecer incentivos legítimos para a

 realização das tarefas.

III- Fornecer incentivos financeiros.

IV- Não enquadrar os funcionários nos cargos mais apropriados, pois os funcionários não estarão aptos 

para o exercício da sua função. 

Somente a III e IV são as corretas

Somente a II e III são as corretas

Somente a II e IV são as corretas

Somente a I e II são as corretas.

Somente a I e III são as corretas


5- (ENADE - 2015)Quando uma empresa lança um produto novo no mercado em que atua, é esperado que suas concorrentes

 tentem copiá-la. O novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade; metas á participação de mercado, em geral, 

recursos substanciais. (PORTER, M. HOW COMPETITIVE FORCES SHAPE STRATEGY, HBR, 1979 (Adaptado). As ameaças de novos entrantes são intensas quando há

Presença da empresa pioneira junto ao mercado consumidor.

Política governamental que regulamenta o setor.

Necessidade de se investir grandes recursos financeiros para concorrer no segmento.

Acesso fácil aos canais de distribuição utilizados pela empresa pioneira.

A economia de escala em produção, pesquisa, marketing ou serviços, na empresa pioneira.


6- O Planejamento da Capacidade é a atividade que tem como objetivo:

Estimar a demanda de cada período futuro.

Estimar a produtividade das linhas de produção mais ociosas.

Calcular as compras para cada período futuro.

Calcular a carga de cada centro de trabalho para cada período futuro

Calcular a demanda e os desvios de cada centro de trabalho no longo prazo.


7- Existem vários métodos que são aplicados para uma escolha da Localização. Os principais métodos utilizados na aplicação das alternativas de Localização são:

Método do Centro de Gravidade; Método de Classificação das Vantagens; Análise do Ponto de Estabilidade da Localização.

Método do Centro de Custo; Método de Classificação de Fatores; Análise do Ponto de Equilíbrio da Localização.

Método do Centro de Gravidade; Método de Classificação de Fatores; Análise do Ponto de Estabilidade da Localização.

Método do Centro de Gravidade; Método de Classificação de Fatores; Análise do Ponto de Equilíbrio da Localização.

Método do Centro de Custo; Método de Classificação das Vantagens; Análise do Ponto de Estabilidade da Localização.


8- É correto afirmar que está entre os métodos quantitativos de localização de empresas:

o Ponto de Equilíbrio

o Centro de Atratividade

a Avaliação de Atores

os Fomentos

a Autolocalização


9- O modo como os produtos estão dispostos na armazenagem afeta diretamente o custo de movimentação e manuseio de materiais. Dessa forma, o planejamento de layout pode gerar economias de escala. Nesse sentido, assinale a opção correta sobre planejamento de espaços de armazenagem.

(B) Em armazéns em que o giro (turnover / vendas anuais por estoque médio) é alto, o objetivo geral é deixar o espaço disponível para estocagem, admitindo-se que o tempo adicional gasto com o manuseio seja compensado pela melhor utilização do espaço.

(C) Quando a frequência de material é baixa, sugere-se um layout que favoreça a acessibilidade. Nesse caso, o esforço (homem / hora) no recebimento de pedidos é maior que no recebimento de estocagem.

(D) Em armazéns em que o giro (turnover / vendas anuais por estoque médio) é baixo, o objetivo geral é deixar o espaço disponível para estocagem, admitindo-se que o tempo adicional gasto com o manuseio seja compensado pela melhor utilização do espaço.

(A) Quando a frequência de material é alta, sugere-se um layout que favoreça a acessibilidade. Nesse caso, o esforço (homem / hora) no recebimento de pedidos é menor que no recebimento de estocagem.


10- Qual é o tipo de layout onde o processo de produção é contínuo,sendo que o produto a ser transformado movimenta-se enquanto as máquinas permanecem fixas?

Layout Matricial.

Layout por produto;

Layout industrial;

Layout por processo;

Layout burocrático;



Ta2 - Empreendedorismo - A - aula da unopar - Realização: 16/02/2021 19:05 à 16/02/2021 20:25

 














Atividade 1: Resolução de questões.
Questão 1:
Esta metodologia é uma modelagem que permite visualizar a descrição do empreendimento
e das partes que o compõem, de modo que a ideia sobre o negócio seja compreendida por
quem o examina, da mesma maneira como o proponente do modelo concebeu-a. A
metodologia que o texto-base descreve é:
a) Metodologia Ativa.
b) Metodologia Construtivista.
c) Metodologia Tradicional.
d) Metodologia Canvas
e) Metodologia de Problematização.
Resolução Comentada:
A metodologia Canvas é uma modelagem que permite visualizar a descrição do
empreendimento e das partes que o compõem, de modo que a ideia sobre o negócio seja
compreendida por quem o examina, da mesma maneira como o proponente do modelo
concebeu-a. (u2s2 – p. 80).

Questão 2
A criatividade é considerada a capacidade que um ser vivo tem de criar ou inventar novas
situações ou novos objetos com algum tipo de utilidade. A criatividade também pode ser
chamada de:
a)
Outsight.
b) Output.
c) Input.
d) Invent.
e) Insight.
Resolução Comentada:
A criatividade, ou insight, é considerada a capacidade que um ser vivo tem de criar ou
inventar novas situações ou novos objetos com algum tipo de utilidade. (u2s1 – p. 66).
Questão 3
A elaboração de um Plano de negócio é fundamental para o empreendedor, não somente
para a busca de recursos, mas principalmente, como forma de sistematizar suas ideias e
planejar de forma mais eficiente, antes de entrar de cabeça em um mercado sempre
competitivo. Deste modo, leia as proposições a seguir que explicam porque um plano de
negócios é primordial para o sucesso de um empreendimento:
I. Registra a previsão do lucro e do crescimento de um empreendimento.
II. Analisa os impactos de diferentes abordagens administrativas relacionadas às estratégias
de marketing.
III. Reúne dados suficientes para que o empreendedor possa simular diferentes situações.
IV. É mais do que um cartão de visitas para levantar fundos com sócios, investidores e
financiadores.
É correto o que se afirma apenas em:
a) I, II, III e IV.
b) Apenas I
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas II, III e IV.
Resolução Comentada:
I. Registra a previsão do lucro e do crescimento de um empreendimento, assim como as
necessidades estratégicas, financeiras e operacionais.
II. Analisa os impactos de diferentes abordagens administrativas relacionadas às estratégias
de marketing, às ações de vendas, ao dimensionamento da produção, assim como à
necessidade de capital financeiro.

III. Reúne dados suficientes para que o empreendedor possa simular diferentes situações e,
assim, evitar desperdício de dinheiro com o método de tentativa e erro comumente – e
erroneamente – utilizado por empreendedores desinformados ou aventureiros.
IV. É mais do que um cartão de visitas para levantar fundos com sócios, investidores e
financiadores; é um documento indispensável e obrigatório para conseguir aporte de capital.
(u2s4 – p. 107).
Questão 4
Nesta Teleaula são tratadas as formas de se identificar uma oportunidade que também são
apresentadas no seu livro texto.
Escolha entre os tipos a seguir aqueles que completam corretamente as lacunas com os
tipos de identificação de oportunidades a que se referem:
Tipos:
- procura de outras aplicações
- imitação do sucesso alheio
- observação de deficiências
- observação das tendências de mercado
- derivação da ocupação atual
4.1 As necessidades das pessoas por produtos e serviços são uma fonte de oportunidades.
Se as pessoas reclamam de algo continuadamente, a oportunidade está em melhorá-lo e
eliminar o motivo das reclamações. Se trata de
observação de deficiências, pois a
oportunidade surgirá no momento em que se propõem melhorias para saná-las.
4.2 Outra maneira de se identificar oportunidades é
observação das tendências de
mercado
. O mecânico de automóveis que se aprimorou em consertar a injeção de
combustível eletrônica ganhou vantagem competitiva, porque esse mecanismo foi uma
tendência que virou moda. Já os mecânicos que não se atentaram para essa tendência
perderam espaço no mercado e clientes.
4.3 Mais uma fonte de oportunidade é a chamada
derivação da ocupação atual, momento
em que um torneiro mecânico compra o seu próprio torno porque sabe que prestará um
serviço melhor que o seu patrão, abrindo a sua própria empresa.
4.4 Outro modo de encontrar oportunidades é
procura de outras aplicações . Ex.: um drone
(aparelhos que voam e são operados por controle remoto). Alguns empreendedores estão
encontrando várias aplicações para este equipamento, como fotos aéreas panorâmicas,

avaliação para manutenção de telhados e, até, para entrega de pizzas, como no caso da
empresa americana Domino’s pizza, denominado de DomiCopter.
Atividade 2: Técnica Nominal de Grupo. Organizar-se em grupos de 5 pessoas ou
mais.
Passo 1 - Gerar a lista de questões, problemas e soluções a serem priorizadas.
Sua primeira tarefa é, em grupo, de dar sugestões de um novo negócio. De preferência, deve
ser um negócio inovador.
Para isso, vocês devem fazer um brainstorming de 15 minutos. Neste período, cada
participante do grupo de dar uma ideia de novo negócio. Lembre-se: no brainstorming
ninguém critica a ideia de ninguém e todas as ideias devem ser registradas.
Passo 2 - Anotar as ideias em um flipchart ou quadro branco. (Nesta atividade, pode
ser em uma folha em branco mesmo.
Ex: Ideia do aluno 1: Criar uma empresa de plano de saúde para cachorro.
Ideia do aluno 2: Montar uma empresa de linguiça de carne de peixe.
Ideia do aluno 3: Montar um foodtruck de saladas fitnees.
Ideia do aluno 4: Montar uma empresa de bengalas inteligentes para idosos.
Ideia do aluno 5: Montar uma empresa de celulares adaptados para pessoas idosas.
E assim sucessivamente.
Passo 3 - Eliminar repetições e/ou esclarecer o sentido das ideias.
Ideia do aluno 1: Criar uma empresa de plano de saúde para cachorro.
Ideia do aluno 2: Montar uma empresa de linguiça de carne de peixe.
Ideia do aluno 3: Montar um foodtruck de saladas fitnees.

Ideia do aluno 4: Montar uma empresa de bengalas inteligentes para idosos.
Ideia do aluno 5: Montar uma empresa de celulares adaptados para pessoas idosas.
Ideia: Montar uma empresa especializada em soluções para pessoas com limitações
físicas.
Passo 4 - Anotar a lista final e designar uma letra para cada tópico.
A) Criar uma empresa de plano de saúde para cachorro.
B) Montar uma empresa de linguiça de carne de peixe.
C) Montar um foodtruck de saladas fitnes.
D) Montar uma empresa especializada em soluções para pessoas com limitações físicas.
Passo 5 - Pontuar as ideias (entre 1 a 10). Definir, numericamente, a prioridade das
ideias.























Passo 7 - Selecionar as ideias melhores posicionadas para uma investigação mais
aprofundada.
A ideia D foi a escolhida pelo grupo como a mais viável para se tornar uma
oportunidade de negócios.
As ideias A e C também merecem uma boa avaliação.
Este método transforma prioridades e opiniões individuais em uma prioridade do grupo. É
democrático e justo, e não dá margens para reclamações.


Ta1 - Empreendedorismo - A- aula 1- unopar - Realização: 09/02/2021 19:05 à 09/02/2021 20:25

 


























































































































R: Praticamente todos os elementos do ecossistema foram alterados significativamente. A alteração mais
sensível é na área dos mercados, porque, em 2012, vivíamos um momento de expressivo crescimento
econômico. No presente momento, o desenvolvimento brasileiro está em recessão, com perda de importantes
pontos percentuais no PIB devido à recessão causada pela pandemia.
Ecossistema Governo: Grande parte dos recursos disponíveis para financiar a produção e estimular o consumo
foram direcionados para a compra de insumos, recursos humanos e estrutura de enfrentamento da pandemia,
canibalizando os outros interesses sociais.
Ecossistema Mercado: O fechamento do comércio e a necessidade de distanciamento social causaram perdas
enormes para os empresários e um elevado desemprego, diminuindo a renda familiar disponível e levando à
quase paralisação da economia. Diminuição expressiva do tiket médio de compras dos clientes.
Ecossistema Apoio: Os esforços estão convergindo para instruir os empreendedores estabelecidos para
encontrar soluções de sobrevivência e não para a instrução de crescimento e aperfeiçoamento. Estímulo à
formalização para que se possa ter acesso às linhas emergenciais de microcrédito.
Ecossistema Cultura: As características de empreendedorismo e criatividade do povo brasileiro o compelem
a buscar o empreendedorismo por necessidade, que é, por natureza, um empreendedorismo com pouco
planejamento, pouco investimento e com tendência forte à informalidade.
Ecossistema Capital Humano: a formação do empreendedor leva tempo de instrução e preparação. No caso
atual, o senso de urgência e sobrevivência prejudica que os interessados invistam tempo em preparação e
estudo. Ainda assim, há boa oferta de cursos e de treinamentos on-line voltados para os negócios tradicionais
e para os que tem obtido mais procura na pandemia (fabricação artesanal, artesanato, manufatura).
Ecossistema Finanças: Diversos programas de financiamento emergencial surgiram. Mas estão voltados para
a sustentação de quem já está no mercado e com dificuldades, por meio do microcrédito. Pouca coisa voltada
para a criação e fomento de novos negócios. Com a crise econômica e de renda, devido ao desemprego e ao
desaceleramento da economia, o temor da inadimplência aumenta e, por consequência, aumenta também a
percepção de riscos das entidades financeiras, que aumentam seus juros, o que torna o capital mais caro e
inacessível.



ETICA POLITICA E SOCIEDADE - RESUMO DA AULA ATIVIDADE DA UNOPAR- AULA 03- 2021- 1


via https://youtu.be/zZpqkswFBzM

ETICA POLITICA E SOCIEDADE- PROVA DA UNOPAR- #PROVA1 #PARTE5


via https://youtu.be/H0TUE48oEDw

domingo, 28 de março de 2021

Ta4 - unopar Macroeconomia Realização: 01/04/2021 19:05 à 01/04/2021 20:25

 







































Ta3 -unopar Macroeconomia Realização: 25/03/2021 19:05 à 25/03/2021 20:25

 









































Ta2 -unopar Macroeconomia Realização: 18/03/2021 19:05 à 18/03/2021 20:25

 























































FAFIPA- PROVA DE CONCURSO PÚBLICO - AGENTE ADMINISTRATIVO- PREFEITURA DE ARAPONGAS- 2020/ #PARTE2


via https://youtu.be/GL6D6Ot0_yM

Ta1 -unopar- Macroeconomia Realização: 11/03/2021 19:05 à 11/03/2021 20:25





Analistas do mercado sobem estimativa de inflação para 3,50% em 2021 e veem alta maior do PIB. É
a terceira semana seguida em que a estimativa de inflação é revisada para cima. Economistas ouvidos
pelo BC também passaram a prever uma alta maior do juro básico neste ano e em 2022. Por
Alexandro Martello, G1 — Brasília 25/01/2021
Os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa para a inflação em 2021
pela terceira semana seguida e também passaram a prever uma alta maior do Produto Interno
Bruto (PIB) neste ano.
As expectativas fazem parte do boletim de mercado conhecido como relatório "Focus", divulgado
nesta segunda-feira (25) pelo
Banco Central (BC). Os dados foram levantados na semana passada em
pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.
Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, a expectativa do
mercado para este ano passou de 3,43% para 3,50%.
Apesar da alta, a expectativa de inflação do mercado para este ano segue abaixo da meta
central, de 3,75%. Pelo sistema de metas, não haverá descumprimento se a inflação oscilar entre
2,25% e 5,25% em 2021.
Em 2020, pressionado pelos preços dos alimentos, o
IPCA ficou em 4,52%, acima do centro
da meta para o ano, que era de 4%, mas dentro do intervalo de tolerância. Foi a maior inflação anual
desde 2016.
A meta de inflação é fixada pelo
Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o
Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).
Para 2022, o mercado financeiro manteve em 3,50% sua previsão de inflação. No ano que vem,
a
meta central de inflação é de 3,50%
e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2% a 5%.
Disponível em:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/01/25/analistas-do-mercado-sobemestimativa-de-inflacao-para-350percent-em-2021-e-veem-alta-maior-do-pib.ghtml. Acesso em: 27
jan.2021.