Atividade 1: Resolução de questões.
Questão 1:
Esta metodologia é uma modelagem que permite visualizar a descrição do empreendimento
e das partes que o compõem, de modo que a ideia sobre o negócio seja compreendida por
quem o examina, da mesma maneira como o proponente do modelo concebeu-a. A
metodologia que o texto-base descreve é:
a) Metodologia Ativa.
b) Metodologia Construtivista.
c) Metodologia Tradicional.
d) Metodologia Canvas
e) Metodologia de Problematização.
Resolução Comentada:
A metodologia Canvas é uma modelagem que permite visualizar a descrição do
empreendimento e das partes que o compõem, de modo que a ideia sobre o negócio seja
compreendida por quem o examina, da mesma maneira como o proponente do modelo
concebeu-a. (u2s2 – p. 80).
Questão 2
A criatividade é considerada a capacidade que um ser vivo tem de criar ou inventar novas
situações ou novos objetos com algum tipo de utilidade. A criatividade também pode ser
chamada de:
a) Outsight.
b) Output.
c) Input.
d) Invent.
e) Insight.
Resolução Comentada:
A criatividade, ou insight, é considerada a capacidade que um ser vivo tem de criar ou
inventar novas situações ou novos objetos com algum tipo de utilidade. (u2s1 – p. 66).
Questão 3
A elaboração de um Plano de negócio é fundamental para o empreendedor, não somente
para a busca de recursos, mas principalmente, como forma de sistematizar suas ideias e
planejar de forma mais eficiente, antes de entrar de cabeça em um mercado sempre
competitivo. Deste modo, leia as proposições a seguir que explicam porque um plano de
negócios é primordial para o sucesso de um empreendimento:
I. Registra a previsão do lucro e do crescimento de um empreendimento.
II. Analisa os impactos de diferentes abordagens administrativas relacionadas às estratégias
de marketing.
III. Reúne dados suficientes para que o empreendedor possa simular diferentes situações.
IV. É mais do que um cartão de visitas para levantar fundos com sócios, investidores e
financiadores.
É correto o que se afirma apenas em:
a) I, II, III e IV.
b) Apenas I
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas II, III e IV.
Resolução Comentada:
I. Registra a previsão do lucro e do crescimento de um empreendimento, assim como as
necessidades estratégicas, financeiras e operacionais.
II. Analisa os impactos de diferentes abordagens administrativas relacionadas às estratégias
de marketing, às ações de vendas, ao dimensionamento da produção, assim como à
necessidade de capital financeiro.
III. Reúne dados suficientes para que o empreendedor possa simular diferentes situações e,
assim, evitar desperdício de dinheiro com o método de tentativa e erro comumente – e
erroneamente – utilizado por empreendedores desinformados ou aventureiros.
IV. É mais do que um cartão de visitas para levantar fundos com sócios, investidores e
financiadores; é um documento indispensável e obrigatório para conseguir aporte de capital.
(u2s4 – p. 107).
Questão 4
Nesta Teleaula são tratadas as formas de se identificar uma oportunidade que também são
apresentadas no seu livro texto.
Escolha entre os tipos a seguir aqueles que completam corretamente as lacunas com os
tipos de identificação de oportunidades a que se referem:
Tipos:
- procura de outras aplicações
- imitação do sucesso alheio
- observação de deficiências
- observação das tendências de mercado
- derivação da ocupação atual
4.1 As necessidades das pessoas por produtos e serviços são uma fonte de oportunidades.
Se as pessoas reclamam de algo continuadamente, a oportunidade está em melhorá-lo e
eliminar o motivo das reclamações. Se trata de observação de deficiências, pois a
oportunidade surgirá no momento em que se propõem melhorias para saná-las.
4.2 Outra maneira de se identificar oportunidades é observação das tendências de
mercado. O mecânico de automóveis que se aprimorou em consertar a injeção de
combustível eletrônica ganhou vantagem competitiva, porque esse mecanismo foi uma
tendência que virou moda. Já os mecânicos que não se atentaram para essa tendência
perderam espaço no mercado e clientes.
4.3 Mais uma fonte de oportunidade é a chamada derivação da ocupação atual, momento
em que um torneiro mecânico compra o seu próprio torno porque sabe que prestará um
serviço melhor que o seu patrão, abrindo a sua própria empresa.
4.4 Outro modo de encontrar oportunidades é procura de outras aplicações . Ex.: um drone
(aparelhos que voam e são operados por controle remoto). Alguns empreendedores estão
encontrando várias aplicações para este equipamento, como fotos aéreas panorâmicas,
avaliação para manutenção de telhados e, até, para entrega de pizzas, como no caso da
empresa americana Domino’s pizza, denominado de DomiCopter.
Atividade 2: Técnica Nominal de Grupo. Organizar-se em grupos de 5 pessoas ou
mais.
Passo 1 - Gerar a lista de questões, problemas e soluções a serem priorizadas.
Sua primeira tarefa é, em grupo, de dar sugestões de um novo negócio. De preferência, deve
ser um negócio inovador.
Para isso, vocês devem fazer um brainstorming de 15 minutos. Neste período, cada
participante do grupo de dar uma ideia de novo negócio. Lembre-se: no brainstorming
ninguém critica a ideia de ninguém e todas as ideias devem ser registradas.
Passo 2 - Anotar as ideias em um flipchart ou quadro branco. (Nesta atividade, pode
ser em uma folha em branco mesmo.
Ex: Ideia do aluno 1: Criar uma empresa de plano de saúde para cachorro.
Ideia do aluno 2: Montar uma empresa de linguiça de carne de peixe.
Ideia do aluno 3: Montar um foodtruck de saladas fitnees.
Ideia do aluno 4: Montar uma empresa de bengalas inteligentes para idosos.
Ideia do aluno 5: Montar uma empresa de celulares adaptados para pessoas idosas.
E assim sucessivamente.
Passo 3 - Eliminar repetições e/ou esclarecer o sentido das ideias.
Ideia do aluno 1: Criar uma empresa de plano de saúde para cachorro.
Ideia do aluno 2: Montar uma empresa de linguiça de carne de peixe.
Ideia do aluno 3: Montar um foodtruck de saladas fitnees.
Ideia do aluno 4: Montar uma empresa de bengalas inteligentes para idosos.
Ideia do aluno 5: Montar uma empresa de celulares adaptados para pessoas idosas.
Ideia: Montar uma empresa especializada em soluções para pessoas com limitações
físicas.
Passo 4 - Anotar a lista final e designar uma letra para cada tópico.
A) Criar uma empresa de plano de saúde para cachorro.
B) Montar uma empresa de linguiça de carne de peixe.
C) Montar um foodtruck de saladas fitnes.
D) Montar uma empresa especializada em soluções para pessoas com limitações físicas.
Passo 5 - Pontuar as ideias (entre 1 a 10). Definir, numericamente, a prioridade das
ideias.
Passo 7 - Selecionar as ideias melhores posicionadas para uma investigação mais
aprofundada.
A ideia D foi a escolhida pelo grupo como a mais viável para se tornar uma
oportunidade de negócios.
As ideias A e C também merecem uma boa avaliação.
Este método transforma prioridades e opiniões individuais em uma prioridade do grupo. É
democrático e justo, e não dá margens para reclamações.
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