domingo, 28 de março de 2021

Ta3- unopar - Ética, Política e Sociedade Realização: 23/03/2021 19:05 à 23/03/2021 20:25

 

A POLÍTICA E A EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE MUNDO

A aula aƟvidade tem a finalidade de promover o autoestudo das competências e conteúdos relacionados à
Unidade de Ensino
A políƟca e a evolução das concepções de mundo. Ela terá a duração de 1 hora e 20
minutos e está organizada em duas etapas.

Questão 1
Para Platão, os homens são dotados de três princípios de atividades, três almas. E também a polis tem uma
estrutura tríplice, composta de três classes sociais.
Considerando essas visões de Platão, avalie as afirmações com (V) para verdadeiro ou com (F) para falso.
( ) Alma intelectual ou racional: é a que se volta ao conhecimento que pode ser sob a forma de opiniões e percepções obtidas pela experiência, como também sob a forma de ideias verdadeiras contempladas pelo puro pensamento;
( ) Classe econômica dos proprietários de terra, artesãos e comerciantes: garante a sobrevivência material da cidade.
( ) Classe dos magistrados: garante o governo da cidade sob as leis.
( ) Alma colérica ou irascível: ao reagir à dor nos protege contra as agressões de outros humanos e também
do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta.
a) F; F; F; V.
b) V; F; V; V.
c) F; V; V; F.
d) V; F; F; F.
e) V; V; V; V.
Questão 2
Leia as asserções a seguir:
I. Na concepção agostiniana, o exercício da função política abrange a pessoa humana inteira tomando seu
corpo e alma. Agostinho traça um caminho teológico para aqueles que se sentem chamados a exercer cargos
de governo.
PORQUE
II. Defende que o objetivo relativo da política é garantir a tranquilidade, a ordem e o bem comum de todos os
cidadãos. Tais bens são necessários, porém, não são absolutos. Uma vez apoiado em Deus, pode promover a
paz por excelência que, para Agostinho, só experimentariam aqueles que usufruem de Deus.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3
Para o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a
ferros". O que ele quer dizer com isso? Avalie as afirmações a seguir.
I. Que as conquistas da civilização precisam ser negadas para novamente criar a possibilidade do homem ser
bom por natureza.
II. Que o homem possui uma natureza boa. Rousseau ressaltou a figura do bom selvagem – encontrado na
época do descobrimento do Brasil – para comprovar, na prática, que esse tipo de homem já existiu. Que na
sociedade moderna o homem tem a chance de se livrar dos ferros que o prendem graças à superação da
exploração do homem pelo homem.
III. Que o homem possui uma natureza boa que é corrompida pelo processo civilizador. Rousseau criou o mito
em torno da figura do bom selvagem – o ser humano em seu estado natural, não contaminado por
constrangimentos sociais – como uma idealização teórica.
IV. Que o homem nasce pecador e que apenas a crença em Deus com firmes propósitos poderá livrá-lo dos
ferros e tornando-o, então, livre.
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmação III está correta.
b) A afirmação I está correta.
c) As afirmações III e IV estão corretas.
d) As afirmações I, II e IV estão corretas.
e) As afirmações II e III estão corretas
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E; 2) A; 3) A.


Questão para reflexão
Nesta unidade voltamos às discussões da Grécia Antiga e da Roma Antiga para analisarmos o berço da
organização social e política que herdamos e que fundamentou nossa formação política. Nas análises sobre a
modernidade vimos as discussões dos contratualistas sobre a hipótese do estado de natureza e a maneira
como concebem os problemas do estado civil ou sociedade civil. Em todas estas discussões notamos que os
grandes problemas da política estão ligados às relações de poder estabelecidos entre as pessoas.
Veja abaixo link para o artigo “Sobre política e politicagem” do filósofo e educador Rubem Alves.
http://www.teleios.com.br/sobre-politica-e-jardinagem-rubem-alves/
Agora procure responder a seguinte questão:
O autor afirma: “a cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se
dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço”. Esse ideal dos gregos ainda persiste
em nossa sociedade? Escreva um texto a respeito.
Há uma grande diferença entre a concepção política dos antigos e a dos modernos. Fundamentalmente, os antigos
se concebiam dentro de um universo mais amplo – a coletividade, a sociedade – o qual tinha proeminência sobre o
homem visto de modo isolado (posteriormente chamado de indivíduo). O cidadão somente saberia o seu lugar e o
seu valor quando imiscuído dentro desse todo maior e daí a imprescindibilidade da pólis. A modernidade criou a
ideia de sujeito, de indivíduo e de direitos por natureza, o qual vai pouco a pouco conquistando um espaço próprio
e hoje pode, inclusive, sobrepor-se ao coletivo.


Ética, Política e Sociedade aula 01 - unopar - Realização: 09/03/2021 19:05 à 09/03/2021 20:25

 

Questão 1
Um conceito importante dos estudos aristotélicos é o de felicidade. Segundo este pensador, a felicidade está relacionada à ética, que é o estudo do comportamento, das ações, das escolhas e dos valores humanos.
Com relação ao conceito de Ética, apresentado por Aristóteles, o que é correto afirmar?
I. Condena os extremos causadores dos vícios, para que o equilíbrio na conduta do homem, permita seu
desenvolvimento material e espiritual.
II. Embora as riquezas ajudem o homem a se desenvolver e não se tornar mesquinho, o equilíbrio com bens espirituais, com o uso da razão e da contemplação (a filosofia e a metafísica) é que o leva à felicidade.
III. A ética diz respeito ao indivíduo, diferenciando-se assim da política que tem dimensão social.
IV. A ética Aristotélica ensina a fazer o bem, até tal atitude se tornar um hábito e assim o indivíduo torna-se virtuoso. Praticando o bem, chega-se na finalidade que é a felicidade.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas II e IV.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 2
O Iluminismo foi o movimento intelectual que forneceu as bases para ao pensamento que conduziu os ideais
das "revoluções burguesas". Foi responsável também pela queda do chamado "antigo regime" – o
Absolutismo.
De acordo com esta afirmação sobre o Iluminismo, assinale o que pertenceu a este movimento.
I. Forneceu as bases para a democracia contemporânea.
II. Princípios de Igualdade e Liberdade.
III. A fé e a religiosidade.
IV. Os homens iguais pela razão.
Assinale a sequência correta:
a) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I e II são corretas.
e) Somente as afirmativas II e III são corretas.
Questão 3
O método cartesiano, elaborado por René Descartes, parte da premissa de que somente as ideias verdadeiras,
ou seja, aquelas sobre as quais não pairam dúvidas de sua veracidade, devem ser analisadas.
O que é correto afirmar sobre o método cartesiano?
a) O método cartesiano considera os problemas de fácil resolução a partir do momento que é examinado
através de todas as etapas do método.
b) Descartes compreendeu que os problemas deveriam ser analisados sempre no seu todo para uma resolução
mais adequada, do ponto de vista metodológico.
c) O método cartesiano considerou que a natureza é absolutamente subjetiva, sendo impossível que todos a
compreendam da mesma forma.
d) Descartes considera que não se deve levar à exposição do método científico aquilo que é evidentemente
falso, mas também adverte sobre o cuidado de não pré-julgar precipitadamente às ideias como falsas,
passando pelo processo de verificação nas etapas do método.
e) Nada pode ser aceito como verdade, mesmo quando reconhecido como tal, por meio do método
cartesiano.
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) E
2) A
3) D


Questão para reflexão
Vimos como na Modernidade prevaleceu um pensamento de crítca e contestação dos ideais tradicionais e
religiosos da época. Do ponto de vista da étca, se destaca o flósofo alemão Immanuel Kant, com sua proposta
de uma moral fundada no dever. Kant fcou muito conhecido por seu imperatvo categórico, segundo o qual o
valor de um ato moral não está em sua consequência, mas em sua intenção, ou seja, no respeito à lei moral.
Com sua flosofa étca, Kant estava preocupado sobretudo em difundir os ideais de autonomia e liberdade,
muito caros ao Iluminismo da época.
Leia o texto:
Resposta à Pergunta: Que é esclarecimento, de Immanuel Kant, acessando o link abaixo:
http://zeadir.blogspot.com/2019/09/aufklarung-resposta-pergunta-que-e.html
Agora procure responder as seguintes questões:
1. Qual o significado das expressões “menoridade” e “maioridade” no texto de Kant?
2. O que estas expressões têm a ver com o conceito de autonomia?
3. Em que sentido a autonomia é importante para a sua área de atuação?
As expressões menoridade e maioridade não devem ser entendidas cronologicamente; devem sim, serem tomadas
no universo da moralidade, implicando em ser, ou não, capaz de conduzir a vida por si sem interferências externas; dar para si mesmo a motivação das ações, pois somente quem age desse modo alcança a autonomia, a qual, etimologicamente, significa dar a norma para si mesmo. O profissional deve agir pautado por um profundo comprometimento com o bem e com as ações corretas, sobretudo em momentos cruciais das tomadas de decisões.


Ética, Política e Sociedade - aula 2 da unopar- Realização: 16/03/2021 19:05 à 16/03/2021 20:25

 

Questão 1
Considere as asserções a seguir:
I. Protágoras era um dos mais importantes sofistas na Grécia Antiga. Defendia que era preciso aprender a
argumentar pró e contra uma posição, já que ambas são verdadeiras. Essa habilidade, chamada de antilógica,
era um ótimo recurso para se preparar para debates.
PORQUE
II. Quando se conhece com profundidade os argumentos contra e a favor, é possível defender bem qualquer
posição e apontar objeções nos argumentos dos adversários.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2
Os dois filósofos que iniciaram o exame da capacidade humana para o erro e a verdade são o inglês Francis
Bacon e o francês René Descartes.
Com base no pensamento de Descartes, avalie as afirmações a seguir:
I. Está convencido de que é possível vencer os efeitos das origens dos erros ao apelar para uma reforma do
entendimento e das ciências.
II. É o próprio sujeito do conhecimento que vai agir contra os efeitos do erro ao decidir e optar pela
necessidade de encontrar fundamentos seguros para o saber. Para tal, Descartes criou um procedimento: a
dúvida metódica.
III. O conhecimento sensível – que é composto pela sensação, percepção, imaginação, memória e linguagem
–, é a causa do erro e deve ser afastado. Já o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual, parte das
ideias inatas e controla, através de regras, as investigações filosóficas, científicas e técnicas.
Agora, assinale a alternativa correta:
a) As afirmações I e II são corretas.
b) A afirmação I é correta.
c) A afirmação II é correta.
d) As afirmações I, II e III são corretas.
e) As afirmações II e III são corretas
Questão 3
Na obra “O existencialismo é um humanismo”, de 1946, Sartre defende as principais teses do seu pensamento
filosófico apoiado no existencialismo. Para Sartre, considerando a concepção antropológica, o homem está
condenado a ser livre. Isso significa que o homem faz escolhas e delibera sobre seu próprio destino por uma
razão básica, que se contrapõe à filosofia tradicional. (Fonte: SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um
humanismo. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1987. Coleção Os Pensadores).
A razão básica para o existencialismo implica corretamente em:
a) Compreender que cada ser humano tem uma essência a realizar desde quando nasce.
b) Que a existência precede à essência e, por isso o ser humano não está predeterminado a nada.
c) Curvar-se ao contexto social que define o projeto de vida de cada pessoa.
d) Que o ser humano não pode mudar seu destino.
e) Aceitar a limitação da vida humana, sua finitude, compreendendo que o homem é um ser para a morte.
GABARITO DAS QUESTÕES:
1) A
2) D
3) B

Questão para reflexão
É muito diİcil decidir sobre a amplitude da gravidade de um ato, é muito diİcil julgar a profundidade das
consequências de uma ação, é muito diİcil apurar a magnitude da intenção do agente. E a essas dificuldades
soma-se a necessidade de se buscar a neutralidade. A jusƟça (insƟtucionalizada) jamais pode ser tendenciosa
e muito menos injusta ou parcial. Quando a jusƟça de um país não cumpre com a sua função, esse país chegou
ao caos. E os parâmetros que possibilitam os julgamentos podem ser bastante variados, dentre os quais
podemos citar, por exemplo, o uƟlitarismo éƟco para quem a função da éƟca, suscintamente falando, é
proporcionar a maior felicidade possível para o maior número possível de pessoas.
Dentro dessa perspecƟva leia o texto O naufrágio do MignoneƩe, uma vida por três, disponível em
hƩp://zeadir.blogspot.com/2018/12/o-naufragio-do-mignoneƩe-uma-vida-por.html.
Após a leitura do texto o grupo deverá simular um tribunal do júri. Antes, porém, estabeleçam estratégias e
argumentações e escolham um juiz.
1. O primeiro grupo deverá argumentar a favor da inocência de todos os assassinos do jovem Parker.
2. O segundo grupo deverá argumentar a favor da condenação de todos os assassinos do jovem Parker.
3. O terceiro grupo deverá argumentar a favor da inocência apenas do marinheiro que se opôs à morte do
jovem Parker, embora tenha, posteriormente, se alimentado de seu corpo.
A finalidade primordial dessa atividade não é saber quem está certo ou errado, mas conseguir desenvolver bons
argumentos (convincentes, fundamentados, imparciais, racionais, claros, objetivos etc.). Também é importante
aprender a se posicionar criticamente e respeitar opiniões divergentes. Deve-se evitar, se possível, argumentos
com base em valores religiosos e/ou culturais, pois eles não podem ser universalizados, ou seja, embora possam
ser muito bons, se restringem aos seus adeptos

EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL- CRC - PROVA COMENTADA- 2016.1- QUESTÕES 1 A 3- CONTABILIDADE GERAL

 Gabarito no link:

https://www.youtube.com/watch?v=g5J0vPWF5Hc

1. Assinale a opção que representa a CORRETA associação entre o fato contábil e o seu registro no Balanço Patrimonial.

a) A compra, a prazo, de mercadoria para revenda provoca um aumento no Ativo e uma redução no Passivo. b) A contratação de uma apólice de seguros, com pagamento a prazo, para cobertura de doze meses a transcorrer provoca um aumento no Ativo e um aumento no Passivo. c) A integralização de capital com bens para uso provoca um aumento no Ativo e uma redução no Patrimônio Líquido. d) O pagamento em dinheiro a fornecedores, decorrente de aquisição de mercadorias a prazo, provoca uma diminuição no Ativo e um aumento no Passivo. 2. O Departamento de Recursos Humanos de uma Sociedade Empresária apresentou os seguintes dados, extraídos da folha de pagamento de fevereiro de 2016 a ser paga no quinto dia útil do mês seguinte: Descrições Valores Salário-base do mês R$1.500,00 INSS – parte do empregado R$135,00 FGTS R$120,00 Vale-transporte – parte do empregado R$90,00 Considerando-se que não havia saldo remanescente dos períodos anteriores e com base nos dados apresentados, após os lançamentos contábeis pertinentes, o saldo líquido da conta Salários a Pagar, em 29 de fevereiro de 2016, é de: a) R$1.365,00. b) R$1.335,00. c) R$1.275,00. d) R$1.155,00. 3. Uma Sociedade Empresária apresentou, em 31.12.2015, antes da apuração do resultado do exercício, o seguinte Patrimônio Líquido: Contas Saldos Capital Subscrito R$30.000,00 Reserva de Capital – Ágio na Emissão de Ações R$3.000,00 Reserva Legal R$5.838,00 Reserva Estatutária R$930,00 O Lucro Líquido apurado em 31.12.2015 foi de R$8.300,00. Nesse caso, de acordo com a Lei n.º 6.404/76 e alterações posteriores, o valor a ser destinado no período, obrigatoriamente, para Reserva Legal é de: a) R$162,00. b) R$415,00. c) R$2.300,00. d) R$2.462,00. #CONTABILIDADE #PROVA #SUFICIENCIA


ESTRATÉGIA EMPRESARIAL/ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO- PROVA DA UNOPAR #PROVA14 #PARTE3


PLAYLIST:https://www.youtube.com/playlist?list=PLZOVB4wq0jr-kq011LsJPxs4EBfjWtg1u Meu instagram: https://www.instagram.com/professorleandroguimaraes/?hl=pt-br meu facebook: https://www.facebook.com/leandro.gomes.3910 AS PROVAS SÃO DAS UNIVERSIDADES: Anhanguera, Fama, Faculdade Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar, QUE FAZEM PARTE DO GRUPO KROTTON 9- Nessa estratégia genérica a organização procura oferecer ao consumidor um produto ou serviço diferenciado Isto é que seja um e tenha valor para o consumidor Em contrapartida possui uma estrutura de custos mais caros que em razão de criar valor para o consumidor faz com que ele esteja disposto a pagar um preço mais alto pelo produto ou serviço em relação aos concorrentes proporcionando a empresa uma maior lucratividade essa descrição refere-se a pós estratégia genérica. Interrogação 10- Leia a seguinte descrição trata-se de uma estratégia de crescimento A promove o crescimento da organização ao adquirir empresas concorrentes que atuam no mesmo tipo de negócio assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da descrição acima 11- Leia a seguinte descrição a é uma estratégia que envolve o crescimento por meio da aquisição de empresas que atuam em negócios diferentes da empresa compradora assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço da descrição acima 12- Leia a seguinte descrição após a escolha da Estratégia deve se realizar a quarta etapa do planejamento estratégico que é tapa de vários estudiosos de estratégia que argumentam que tão ou mais importante que estabelecer uma boa estratégia é fazer com que as ações planejadas sejam implantadas assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço da descrição acima #UNOPAR #PROVA #GABARITO