Disciplina: | Simulação Empresarial |
Aula 4 | Análise de Indicadores |
Semestre: | 7º/8 |
Simulação no Planejamento Orçamentário
Conforme Shannon (1975), simulação é o processo de planejamento de
um modelo de um sistema real e condução de experimentos com esse modelo,
com o objetivo tanto do entendimento do comportamento do sistema ou de
avaliação das várias estratégias (dentro dos limites impostos por um critério ou
de um conjunto de critérios) para a operação do sistema.
A incorporação do instrumento da simulação no planejamento financeiro
e orçamentário é fundamental para o processo de avaliação final do plano
orçamentário. Após o cálculo de todo o plano orçamentário, baseado nas
premissas gerais e demais premissas assumidas, fazem-se as projeções das
demonstrações financeiras e sua análise, procurando validar o plano
orçamentário em relação aos objetivos e às metas de correntes dos
planejamentos estratégico e operacional.
Se os resultados projetados não estiverem de acordo com as
expectativas, há de se refazer todas as peças ou algumas das peças
orçamentárias, bem como eventualmente modificar as premissas existentes ou
incorporar novas premissas. A simulação é importante nessa etapa de validação
do orçamento. Com um modelo de simulação adequado e construído de forma
integrada, ganha-se tempo na avaliação das alternativas possíveis e, com isso,
recompõem-se as premissas e conclui-se o plano orçamentário.
Conforme Naylor (1971), a simulação computacional é uma técnica
numérica para conduzir experimentos com certos tipos de modelos matemáticos
que descrevem o comportamento de um sistema em computador digital, sobre
um período. De acordo com o mesmo autor, um modelo a ser analisado pela
simulação é caracterizado pelos seguintes critérios:
1. Muitas variáveis X suas funções.
2. Variáveis randômicas e suas distribuições.
3. Muitos parâmetros.
4. Muitas ligações entre os elementos do modelo.
5. Não-linearidades.
6. Restrições combinadas.
7. Uma resposta ou respostas que podem ou não ter um caminho no
tempo.
O plano orçamentário é um modelo matemático que representa os efeitos
econômico-financeiros das operações da empresa planejadas para um
determinado período. O método contábil é aquele que liga as inúmeras variáveis
e os inúmeros parâmetros necessários para esse planejamento. Portanto, a
simulação é adequada para esse instrumento de gestão.
Atividade:
1) Desenvolver a leitura do texto proposto.
2) Após a leitura e debate, elaborar uma breve descrição da importância dos
simuladores no setor financeiro da empresa.
3) Reflita sobre as decisões importantes que foram tomadas no trabalho e
poderiam ter o apoio dos simuladores. Como por exemplo no setor de
produção que precisa realizar o calcula da mão de obra necessário para
o período.
4) O grupo será o consultor de uma empresa de uniformes escolares, o
público dessa empresa são crianças de até 9 anos, a empresa começou
as suas atividades com uma máquina de costura emprestada e hoje
possui 15 maquinas (todas utilizadas), a produção cresceu mais de 200%
após os gestores terem fechados parcerias com os CEI (Centro de
educação infantil), mas por a empresa crescer rápido demais, os gestores
não possuem nenhum tipo de controle, ou mesmo de como a empresa
poderá estar no médio e longo prazo. Você como consultor dessa
empresa deverá indicar quais setores devem ser mensurados, como deve
ser realizado essa atividade, e de que forma essas informações poderão
ajudar os gestores. Portanto, os fatores a considerar são:
a. Quais indicadores são indispensáveis para a empresa de
confecção?
b. Qual será o período de mensuração?
c. Quem serão os responsáveis para a coleta e análise dos dados?
Dados da empresa:
Setor de confecção infantil.
Quantidade de funcionários: 20 pessoas.
Recebimento: 30/60/90 dias.
PRINCIPAIS PONTOS TEÓRICOS:
Partindo do conceito dos jogos, a simulação constitui uma situação em que um
cenário simulado representa os modelos reais, permitindo reproduzir com muita
semelhança um cotidiano específico. Uma das melhores maneiras de se treinar
uma pessoa pode ser usando um simulador. Por exemplo, a preparação de um
astronauta só é possível por meio da utilização de simuladores, que reproduzem
com fidedignidade o ambiente espacial. Dessa maneira, a avaliação de
performance individual é facilitada, possibilitando repetir quantas vezes for
preciso o mesmo cenário. Empresas aéreas usam o simulador de voo para
treinar seus pilotos, computadores usam a realidade virtual para compor
cenários quase idênticos aos da realidade e a simulação mediante uma máquina
já está bem difundida no meio empresarial.
Outra opção de simulação, porém bem mais simples, é a reprodução, por meio
do teatro, de situações-problema comuns a pessoas ou grupos. Esse tipo de
atividade funciona como ponto de partida para diagnósticos e ações corretivas,
com ouso de metodologias específicas de resolução de problemas.
Atitudes tomadas sem uma pesquisa de mercado ou análise de indicadores
podem levar uma organização à falência, e isso ocorre todos os dias,
infelizmente. Então, por que não aplicar os indicadores para melhorar a eficiência
e eficácia da organização? Marketing, produção, vendas, logística, finanças,
contabilidade, recursos humanos, recursos tecnológicos. Todos estes são
alicerces da maioria das empresas e possuem seus indicadores para sabermos
se tudo está ou não caminhando conforme o planejamento estratégico. Analisar
esses indicadores nos reporta aos planos de ação, quando necessário, e assim
poderemos corrigir um erro no meio ou no início do processo, melhorando os
percentuais e resultados sem gerar um agravamento da crise ou problema.
Afirma Sauaia (2010, p. 22) que as atividades principais da cadeia de valor são:
Cadeia de valor competitivo; e antecipação das mudanças necessárias, antes
dos concorrentes (SAUAIA, 2010, p. 21). Entender a estrutura de negociação se
faz necessário para saber quais escolhas e atitudes devem ser tomadas. Sendo
assim, é importante neste momento ressaltar a informação como grande aliada
de quem busca o melhor posicionamento no mercado. Logística Interna: as
atividades relacionadas com recebimento dos insumos, armazenagem,
estocagem e transporte. Operações: manipulação da matéria-prima para sua
transformação em produtos e serviços por meio dos processos internos da
organização. Logística Externa: é o canal de distribuição do produto. Marketing
e Vendas: oferecimento do produto aos compradores. Serviços: agregação de
valor ao produto oferecido. Refere-se a qualquer tipo de serviço pós-venda
(assistência técnica, garantia ou manutenção, por exemplo).
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