Resolução de provas da Universidade Unopar da Universidade estacio de sá e de concursos públicos , gabaritos, provas, gestão, ADM, Administração, ciencias contábeis. Graduado em Direito Graduado em Ciências Contábeis Graduado em Administração Licenciatura em História Mba em Logística empresarial MBA em Auditoria Hospitalar
terça-feira, 15 de fevereiro de 2022
PROVA DE PLANEJAMENTO E INTELIGÊNCIA DE MARKETING DA UNIVERSIDADE UNOPAR / ANHANGUERA #PROVA6
via https://youtu.be/7pdhpNzQ6P4
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
PROVA DE EMPREENDEDORISMO DA UNIVERSIDADE UNOPAR - ANHANGUERA- #prova19
via https://youtu.be/CNwuY8YtRrY
PROVA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO DA UNIVERSIDADE UNOPAR / ANHANGUERA - #PROVA3
via https://youtu.be/WpFkwzmg1KU
domingo, 13 de fevereiro de 2022
correção de Prova: VUNESP - 2018 -TJ-SP - Escrevente Técnico Judiciário (Interior) -questões 25 a 30
via https://youtu.be/BtHMc04FLgc
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
PROVA DE COMPOSTO MERCADOLÓGICO DA UNIVERSIDADE UNOPAR / ANHANGUERA #PROVA6
via https://youtu.be/Ei9S70g_mUY
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
PROVA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ #PROVA3
via https://youtu.be/nNQGN8BfA6o
PROVA DE CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO DA UNOPAR / ANHANGUERA - #PROVA3
via https://youtu.be/4tDSNZU_lAE
Prova: IESES - 2021 - MSGás - Tecnico - Contabilidade - QUESTÃO 19 - Direito Administrativo
19 - O direto positivo confere aos administradores públicos poderes e deveres que devem ser por eles cumpridos para evitar que sejam responsabilizados pelo descumprimento. Assinale a opção correta no que diz respeito à deveres dos administradores públicos:
a) Errado: À luz do princípio da indisponibilidade do interesse público, todo aquele que administre verbas, bens e valores públicos em geral, está submetido ao dever de prestar contas de seus atos para com a coisa pública. Referido dever está expresso no art. 70, parágrafo único, da CRFB: "Art. 70 (...) Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária." Equivocado, pois, sustentar que "nem sempre prestar contas de sua atividade" um dado administrador público. b) Errado:
Não fica muito claro o que a Banca quis dizer com a expressão "tornar cada vez menos quantitativa a atividade administrativa". Se o sentido for o de reduzir a produtividade na Administração, como parece ter sido sugerido, a assertiva proposta vai em rota de colisão com a essência do dever de eficiência, que tem por finalidade justamente a maximização de resultados com os menores custos possíveis.
De todo o modo, cuida-se de afirmativa incorreta, ao introduzir a "obscuridade" como um dos fatores a serem utilizados para atingimento da eficiência. Jamais a Administração poderá se basear, como regra geral, em comportamentos obscuros, sigilosos, às escondidas, sendo certo que é a transparência que deve presidir a esmagadora maioria dos atos e comportamentos estatais, à luz do princípio da eficiência, sendo o sigilo mera exceção
c) Certo:
Escorreito todo o teor da presente afirmativa, que traz o conteúdo do dever de probidade administrativa. Sobre o tema, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo ensinam:
"O dever de probidade exige que o administrador público, no desempenho de suas atividades, atue sempre com ética, honestidade e boa-fé, em consonância com o princípio da moralidade administrativa."
Sem erros, portanto, no teor da assertiva lançada pela Banca.
d) Errado:
O quê a Banca aqui aponta como um dever administrativo, na verdade, corresponde a uma conduta expressamente proibida pro lei, conforme art. 117, II, da Lei 8.112/90, que abaixo colaciono:
"Art. 117. Ao servidor é proibido:
(...)
II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;
"
Gabarito do professor: C
Referências Bibliográficas:
ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 215.
PROVA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ #1
1- A Teoria da Burocracia como proposta por Max Weber, inclui a impessoalidade, a
concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças
sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade. Entre suas
características NÃO podemos apontar:
A) Caráter racional e divisão do trabalho.
B) Rotinas e procedimentos padronizados.
C) Caráter legal das normas e regulamentos.
D) Caráter formal das comunicações.
E) Importância dos grupos informais.
2- Segundo Merton, o homem (excluído dos estudos de Max Weber, que descreveu um
sistema social desumano e mecanicista), quando participa da burocracia, faz com que
toda a previsibilidade do comportamento, que deveria ser a maior consequência da
organização, escape ao modelo preestabelecido. Verifica-se, então, o que Merton chamou
de disfunções da burocracia. (CHIAVENATO, p. 291-TGA). Diante disso, marque abaixo a
opção que se refere a uma das disfunções da burocracia:
A) Impessoalidade no relacionamento;
B) Previsibilidade do funcionamento;
C) Rotinas e procedimentos;
D)Caráter legal das normas.
E) Excesso de formalismo e papelório;
A) O aparecimento de estudos da sociologia da burocracia de Max Weber, que propôs um
modelo de organização e aos administradores tentaram aplica-lo na prática em suas
empresas.
B) Condições comportamentais. O comportamento de cada indivíduo pode influenciar ou
não as pessoas que estão ao seu redor.
C) A teoria clássica, assim como a teoria das relações humanas não possibilitam uma
abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais.
D) O crescente desenvolvimento e complexidade das empresas passaram a exigir
modelos organizacionais mais bem definidos e estruturados.
E) Tornou-se necessário um modelo de organização racional, capaz de caracterizar todas
as variáveis envolvidas, assim como o comportamento dos membros dela
participante.
4- A Escola Estruturalista surgiu em decorrência do declínio do movimento das relações
humanas, no final da década de 1950. O impasse criado pela Escola Clássica e pela de
Relações Humanas não foi superado pela teoria da burocracia. Surge, então, a Escola
Estruturalista como consequência dos seguintes aspectos, EXCETO:
A) A repercussão dos resultados dos estudiosos estruturalistas na compreensão das
organizações como um todo integrado e complexo.
B) Condições comportamentais. O comportamento de cada indivíduo não pode influenciar
as pessoas que estão ao seu redor.
C) A necessidade de visualizar a organização como um todo, e não como uma forma
compartimentada e isolada. Nas organizações, existem muitas variáveis complexas de
ordem interna e externa. Ela tanto influencia como pode ser influenciada pelo
ambiente externo direto e indireto.
D) A teoria faz uma análise crítica da organização formal. O surgimento do movimento
estruturalista teve um caráter mais filosófico, na busca de obter um relacionamento
entre as ciências.
E) Oposição entre os aspectos formais e os defendidos pelos autores da escola clássica
informais, valorizados pelos autores da Escola de Relações Humanas.
5- A Teoria Estruturalista tem ênfase:
A) Nas tarefas.
B) No ambiente.
C) Na estrutura, nas pessoas e no ambiente.
D) Nas pessoas.
E) Na estrutura.
6- Em seus estudos Taylor verificou que o operário médio e com o equipamento disponível
produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Os autores Motta e Vasconcelos
(2006) citam que Taylor concluiu que se o operário mais produtivo possui o mesmo
salário que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e
não produzindo de acordo com sua capacidade. Em seu livro Shop Management (1903),
Taylor escreve sobre como recompensar o empregado que produz mais. Dadas as
afirmativas:
I. A administração deve estabelecer salários iguais para que não haja atrito entre os
funcionários, mesmo para aqueles que são mais produtivos.
II. Monitorar o desempenho de cada empregado requereu o estudo de métodos
científicos para a padronização das operações e, assim, controlar e remunerar
justamente.
III. A capacitação do operário pode comprometer seu desempenho na execução das
tarefas de produção, uma vez que cada operário vai apreender da sua maneira, logo,
podem ocorrer diferenças e conflitos interpessoais na empresa.
Assinale a alternativa que contenha a(s) frase(s) incorreta(s).
A) Apenas, II.
B) I, II, III.
C) I e II.
D) I e III.
E) Apenas, I.
7- Ao estudar as organizações, Elton Mayo, precursor da Escola das Relações Humanas,
verificou que vários fatores, até então não apontados por outros estudiosos, podem
influenciar a produtividade e a eficiência nas organizações. Marque a alternativa que não
corresponde às conclusões do estudo de Elton Mayo.
A) A organização do trabalho em si, padronização das ferramentas e dos equipamentos a
serem utilizados pelos funcionários não constitui o fator de maior impacto sobre a
produtividade dos operários, segundo a Teoria das Relações Humanas.
B) A produtividade dos operários é influenciada pela relação dos mesmos com os
gerentes.
C) O desempenho das pessoas depende mais dos fatores físicos (iluminação, ruído,
fadiga) e muito menos dos fatores emocionais e comportamentais (bom tratamento,
reconhecimento pelo trabalho realizado, relacionamento amigável com a gerência).
D) A empresa deve bonificar o trabalhador com parte dos lucros, pois eles a auxiliam a
conquistar as metas e os objetivos estabelecidos.
E) O grupo tem influência sobre o comportamento individual.
8- A Teoria da Burocracia teve desenvolvimento na Administração ao redor da década de
1940, impulsionada pelos estudos anteriormente realizados por Max Weber. Pode-se
considerar como algumas das vantagens da burocracia:
A) aumento do atrito entre as pessoas, diminuição dos dilemas organizacionais, controle
adequado dos tempos e movimentos
B) aglutinação de pessoas em função de interesses comuns, interação provocada pela
organização formal, ênfase nos aspectos emocionais
C) valorização da inconstância, diversificação de rotinas e procedimentos,
imprevisibilidade do comportamento
D) formalização das alterações hierárquicas, rapidez nas decisões, diversidade de
interpretação
E) precisão na definição do cargo e na operação, confiabilidade, continuidade da
organização
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
PROVA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DA UNOPAR/ANHANGUERA #PROVA13
via https://youtu.be/Ri8gHi4hCKA
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