Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os objetivos da área de Gestão de Pessoas. Neste caso, assinalemos a alternativa que não apresenta um dos objetivos dessa área nas organizações.
Consoante a lição do professor Chiavenato (2014), são objetivos da Gestão de pessoas:
- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão
- Proporcionar competitividade à organização
- Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas
- Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho
- Desenvolver e elevar a qualidade de vida no trabalho (QVT)
- Administrar e impulsionar a mudança
- Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável
- Construir a melhor equipe e a melhor empresa
Tendo visto os objetivos acima, podemos notar que a única alternativa que nada tem a ver com os objetivos da GP é a "C".
GABARITO: C
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de interdependência. Neste caso, marquemos a alternativa que mostra o tipo de interdependência narrado no enunciado da questão.
De acordo com o modelo de Wagner e Hollenbeck (2009), a interdependência no ambiente de trabalho pode se manifestar das seguintes formas:
- Agrupada: é aquela que acontece entre os indivíduos que procuras os recursos da mesma fonte (comum), porém, eles mesmos não tem muita coisa em comum. Neste caso, não há a necessidade de muita interação social, ou de nenhuma.
- Sequencial: neste caso existe uma dependência de uns para com aqueles que lhes antecederam. os indivíduos acabam dependendo de outros que não dependem deles.
- Recíproca: existe uma ligação bidirecional que une o grupo, de modo que uns dependem dos outros, necessariamente.
- Inclusiva: bem semelhante a interação recíproca, porém, com a diferença de apresentar interações mais intensas, duradouras e frequentes.
Com base nas alternativas apresentadas, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
No que se refere à gestão de desempenho nas organizações, julgue o item seguinte.
Atribui-se confiabilidade à avaliação de desempenho cujos critérios medem aspectos reais do desempenho das pessoas.
Os autores conceituam, na obra supracitada, CONFIABILIDADE como o grau em que medidas são consistentes entre todos os avaliadores e ao longo do tempo. Ou seja, pode-se repetir a avaliação de desempenho e os resultados obtidos serão aproximadamente o mesmos, sendo, assim, resultados consistentes e estáveis. A obra traz como exemplo: "... dois gerentes podem avaliar o mesmo indivíduo e estimar se ele merece uma promoção. As notas podem ser comparadas para verificar a confiabilidade entre os avaliadores."
Já o critério da VALIDADE é atribuído ao grau de precisão das medições, ou seja, o quanto aquele resultado reflete o desempenho ou a medição real que se quer realizar.
Assim, temos que o item encontra-se ERRADO, já que inverteu os conceitos, atribuindo o conceito de validade ao critério da confiabilidade. Para uma avaliação de desempenho ser confiável, ela deve ser consistente e estável. Para ser válida deve medir com precisão o desempenho real.
Gabarito da professora: ERRADO.
No que se refere à gestão de desempenho nas organizações, julgue o item seguinte.
A gestão de desempenho estabelece métodos e procedimentos para a aferição do nível de desempenho das pessoas nas organizações.
Acerca da gestão de pessoas em organizações, julgue o item a seguir.
A análise de pessoas contribui para a identificação de necessidades de aprendizagem a partir da avaliação de desempenho e competências, para determinar quem demanda capacitação.
Acerca do tema controle, julgue o próximo item.
A avaliação de desempenho é uma análise esporádica e pontual que compara os objetivos estabelecidos e os resultados alcançados.
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