Um dos assuntos mais pedidos pelas bancas quando abordam o planejamento em suas provas é a diferença entre esses conceitos: missão, visão e negócio de uma organização.
A missão de uma organização é, basicamente, o motivo pelo qual essa instituição foi criada. Define e explicita qual sua razão de ser. A missão tem um objetivo: comunicar aos públicos internos e externos quais as intenções daquela empresa relativamente à sociedade.
Vamos ver um caso prático? Todos nós conhecemos a Petrobras, não é verdade? Essa companhia nasceu como uma empresa no setor de petróleo. Começou explorando e refinando petróleo. Atualmente, opera em diversas áreas do setor de energia.
Vejam como está descrita a missão da Petrobras em seu site:
Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.
Vamos ver outra situação? Uma universidade deve, basicamente, gerar conhecimento na sociedade, não é verdade? Vejam como é a missão da Universidade de Brasília2:
Produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
Portanto, a missão é uma declaração de intenções, apresentando para a sociedade e seus trabalhadores qual será sua contribuição para o bem da coletividade, ou seja, qual sua “razão de ser”.
Isso serve como um norteamento para seus principais colaboradores. Fica mais claro para todos quais deverão ser as principais atividades e as prioridades daquela instituição. Além disso, apresenta-se como um instrumento para que seja fortalecido o comprometimento dos empregados perante a empresa.
Outro conceito importante é o de negócio da organização. Esse negócio seria relacionado com as atividades principais da empresa naquele momento específico, seu âmbito de atuação. Ao contrário da missão, o negócio é mais focado em um contexto específico.
Enquanto a missão é uma declaração de intenções, a definição do negócio busca afirmar quais as atividades atuais e os setores de atuação em que a organização atua – qual é o âmbito atual de operações. Vamos ver essa diferença na prática?
A missão das Lojas Renner é a seguinte:
Comercializar produtos de moda com qualidade a preços competitivos e excelência na prestação de serviços, conquistando a liderança, sempre orientado pelo mercado.
Já o negócio da mesma empresa é o seguinte: “Varejo de vestuário, artigos de beleza e serviços”.
Perceberam como a missão é muito mais “abstrata” do que o negócio? Isso ocorre para que os membros da organização não confundam as coisas. A empresa pode estar operando uma usina hidroelétrica no momento (seria o negócio), mas sua missão seria a de gerar energia de modo sustentável. Futuramente, o negócio da empresa poderia ser outro, mas a missão mantém-se a mesma. De acordo com Vasconcelos e Pagnoncelli (2001 apud LOBATO; MOYSÉS FILHO; TORRES; RODRIGUES, 2009):
Os benefícios advindos da definição do negócio estão relacionados à determinação do seu âmbito de atuação. Assim, a organização pode ajustar seu foco no mercado e desenvolver seu diferencial competitivo, orientando o posicionamento estratégico da organização e evitando a miopia de mercado exposta por Levitt.
Entretanto, existem autores que utilizam dois tipos de definição de negócio: um seria mais específico (descrevendo os setores de atuação) e o outro mais amplo (descrevendo os benefícios oferecidos).
De acordo com Lobato, um exemplo seria o caso da Nokia (LOBATO; MOYSÉS FILHO; TORRES; RODRIGUES, 2009). Pelo conceito restrito do negócio da empresa, ela seria uma fornecedora de telefones celulares. No entanto, segundo o conceito mais amplo, a empresa “conectaria pessoas” (RENNÓ, 2013).
Infelizmente, essa definição mais “ampla” fica muito semelhante ao conceito de missão e confunde muitos candidatos. A seguir, um resumo do conceito de missão:
Finalmente, a visão de futuro indica como a organização se vê em um futuro de longo prazo. O conceito de visão é bem intuitivo mesmo. Imagine se estivéssemos falando da sua visão de futuro! Como você se vê daqui a cinco anos? Um servidor motivado, com uma remuneração interessante?
O mesmo ocorre quando falamos de uma instituição. Toda organização deve saber aonde quer chegar, ou seja, qual é seu “destino desejado”! Vamos ver novamente um um caso prático? A nossa já citada Petrobras tem a seguinte visão de futuro (no caso deles, para o ano de 2020):
Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.
Portanto, a visão indica para os demais membros da organização quais os objetivos “últimos”, os “macro-objetivos”. De certa forma, a visão aponta o “resultado final buscado”, que deve ser alcançado se todos os objetivos estratégicos forem atingidos.
A seguir, vejamos no gráfico as principais características da visão:
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