O estudo foi feito por Mintzberg em um famoso trabalho que mostrou como seriam realmente as atividades e os papéis representados por gestores no seu dia a dia.
Ao contrário do que muitos pensavam, os administradores não fariam muitas reflexões metódicas antes de tomar uma decisão, nem mesmo seguiriam a sequência lógica das funções da administração.
Para ele, os administradores recebem autoridade formal quando assumem seus cargos. E esses cargos por sua vez lhes dariam status.
Essa posição de autoridade e status os forçaria a criar e manter relações interpessoais com subordinados, clientes, superiores, entre diversos públicos dentro e fora da organização.
Por sua vez, esses relacionamentos interpessoais lhes dariam diversas informações que seriam importantes no processo de tomada de decisão, parte essencial do trabalho de cada administrador.
A seguir, podemos ver o relacionamento entre os principais papéis dos administradores (SOBRAL & PECI, 2008):
O estudo foi feito por Mintzberg em um famoso trabalho que mostrou como seriam realmente as atividades e os papéis representados por gestores no seu dia a dia.
Ao contrário do que muitos pensavam, os administradores não fariam muitas reflexões metódicas antes de tomar uma decisão, nem mesmo seguiriam a sequência lógica das funções da administração.
Para ele, os administradores recebem autoridade formal quando assumem seus cargos. E esses cargos por sua vez lhes dariam status.
Essa posição de autoridade e status os forçaria a criar e manter relações interpessoais com subordinados, clientes, superiores, entre diversos públicos dentro e fora da organização.
Por sua vez, esses relacionamentos interpessoais lhes dariam diversas informações que seriam importantes no processo de tomada de decisão, parte essencial do trabalho de cada administrador.
A seguir, podemos ver o relacionamento entre os principais papéis dos administradores (SOBRAL & PECI, 2008):
O estudo foi feito por Mintzberg em um famoso trabalho que mostrou como seriam realmente as atividades e os papéis representados por gestores no seu dia a dia.
Ao contrário do que muitos pensavam, os administradores não fariam muitas reflexões metódicas antes de tomar uma decisão, nem mesmo seguiriam a sequência lógica das funções da administração.
Para ele, os administradores recebem autoridade formal quando assumem seus cargos. E esses cargos por sua vez lhes dariam status.
Essa posição de autoridade e status os forçaria a criar e manter relações interpessoais com subordinados, clientes, superiores, entre diversos públicos dentro e fora da organização.
Por sua vez, esses relacionamentos interpessoais lhes dariam diversas informações que seriam importantes no processo de tomada de decisão, parte essencial do trabalho de cada administrador.
A seguir, podemos ver o relacionamento entre os principais papéis dos administradores (SOBRAL & PECI, 2008):
Portanto, cada administrador desempenharia diversos papéis na organização, que poderiam ser classificados ou agrupados em três categorias: interpessoais, informacionais e decisórios.
Os papéis interpessoais seriam aqueles que envolvem as diversas relações do gestor com clientes, chefes e subordinados. Todo gestor interage com diversas pessoas em seu dia a dia.
Já os papéis informacionais envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações. Finalmente, temos os papéis decisórios, que envolvem a forma como os gestores utilizam essas informações na tomada de decisão.
A seguir, temos cada um desses papéis em mais detalhes, com suas atividades principais (MINTZBERG, 1990 apud SOBRAL & PECI, 2008):
Papel |
Descrição |
Exemplo de
Atividades |
|
Interpessoais |
Símbolo |
Representação simbólica do grupo ou da organização, atuando como uma
referência. |
Representação da organização em cerimônias e solenidades; assinatura
de documentos legais; acompanhamento de visitantes. |
Líder |
Direção das atividades dos subordinados, levando-os à realização dos
objetivos. |
Realização de todas as atividades que envolvam as relações com os
subordinados (persuasão, motivação, orientação etc.). |
|
Elemento de ligação |
Desenvolvimento de uma teia de relações que permita o intercâmbio de
informações. |
Manutenção de redes de contatos com o exterior; acompanhamento da
correspondência; construção de coalizões e alianças. |
Informacionais |
Monitor |
Coleta e análise da informação sobre a organização e seu ambiente. |
Leitura de periódicos e de relatórios; manutenção de contatos
pessoais; participação em eventos e conferências. |
Disseminador |
Partilha de informação com os subordinados por meio de redes de
comunicação interna. |
Reuniões formais ou informais com o grupo; telefonemas e e-mails informativos; divulgação de memorandos e newsletters. |
|
Porta-voz |
Transmissão para o exterior das estratégias, políticas, atividades e
resultados da organização. |
Comunicados de imprensa; entrevistas à mídia; participação em reuniões
de acionistas ou com outros grupos de interesse externo. |
Decisórios |
Empreendedor |
Identificação de oportunidades que potencializem o desenvolvimento da
organização. |
Reuniões de brainstorming com os subordinados;
implementação de projetos; desenvolvimento de novas iniciativas empresariais. |
Solucionador de conflitos |
Resolução de conflitos ou de problemas que impeçam o desenvolvimento
normal da atividade. |
Ações corretivas em disputas ou crises; resolução de conflitos entre
subordinados; auxílio aos subordinados durante processos de mudança ou crise. |
|
Administrador de recursos |
Alocação dos recursos organizacionais em função dos objetivos e
necessidades. |
Realização de todas as atividades que envolvam o orçamento e a
programação do trabalho dos subordinados. |
|
Negociador |
Representação da organização ou grupo nas principais negociações |
Negociação com sindicatos de condições de trabalho; negociação com
fornecedores, clientes ou instituições financeiras. |
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