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1- Com base em seus estudos e considerando os princípios da Educação de Jovens e Adultos apresentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas ao público supracitado, avalie as afirmativas a seguir:
I: O Princípio da equidade refere-se à distribuição específica dos componentes curriculares da EJA nos diferentes níveis de ensino (Etapa I , Etapa II e Ensino Médio), proporcionando a igualdade de formação.
II: O Princípio da diferença pressupõe o reconhecimento da identidade própria dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, valorizando o desenvolvimento de cada um, de seus conhecimentos e valores.
III: O Princípio da proporcionalidade pressupõe o desenvolvimento de espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos educandos identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica através da oferta dos componentes curriculares de forma flexível , assegurando o cumprimento mínimo da carga horária estabelecida.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e II, apenas
2- Sobre a organização e funcionamento da escola indígena, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica estabelece normativas para sua estruturação. Considerando os elementos básicos para essa organização, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Centralidade do território para o bem viver dos povos indígenas e para seus processos
formativos e, portanto, a localização das escolas e m terras habitadas por comunidades
indígenas, ainda que se estendam por territórios de diversos Estados ou Municípios.
( ) A importância das línguas indígenas e dos registros linguísticos específicos do português para o ensino ministrado nas línguas maternas das comunidades indígenas, como uma das formas de preservação da realidade sociolinguística de cada povo.
( ) A exclusividade do atendimento a comunidades indígen as por parte de professores indígenas oriundos da respectiva comunidade.
Agora, assinale a alternativa correta:
VVV.
VFF.
FFF.
FVV.
VFV.
3- No âmbito das políticas públicas, elas podem ser classificadas como políticas públicas
distributivas. Considerando suas especificidades, avalie as afirmativas a seguir:
I: Possuem objetivos pontuais, visando contextos locais e não universais, ofertando serviços e equipamentos, focalizando grupos sociais ou regiões em detrimento do todo.
II: Favorece o clientelismo e o patrimonialismo, pois dentro do jogo político o assistencialismo e utilizado como moeda de troca por apoio político.
III: Esse tipo de política é comum, como a oferta de pavimentação de ruas, cadeiras de rodas para deficientes físicos, principalmente em período eleitoral.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
4- "Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/1996, a EJA assume a condição de uma educação que qualifica, desaparecendo com isso a noção de supletivo, como ocorria antes de 1996. Portanto, denominamos "Educação de Jovens e Adultos (EJA)" o que na lei anterior (Lei Federal nº 5692/1971) denominava de "Ensino Supletivo" (PALMEN, 2021, p. 10).
Fonte: PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2021. Com base nesse contexto e nas funções descritas na lei em relação à EJA, avalie as afirmativas a seguir:
I: A função reparadora se refere a restauração de um direito negado, assim, além de proporcionar a presença dos jovens, adultos e idosos nas escolas, necessita ser pensada com um modelo pedagógico próprio a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer as necessidades de aprendizagens dos sujeitos da EJA.
II: A função equalizadora possibilita maiores oportunidades de acesso e permanência na escola aos que, até então, foram desfavorecidos, também deve-se receber, proporcionalmente, maiores oportunidades que outros, de modo que se estabeleça a trajetória escolar, e, por fim, readquira a oportunidade de um ponto igualitário no jogo conflitual com a sociedade.
III: A função qualificadora corresponde as necessidades de atualização e aprendizagem contínua.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III.
B) I, apenas.
C) I e III, apenas.
D) III, apenas.
E) II, apenas.
5- "O termo "Política" se origina da palavra grega "polis" que significa cidade, contudo, também era sinônimo de cidade-Estado. A vida na polis podia ter duas esferas: uma privada (ligada aos assuntos particulares da casa) e uma pública (expresso pelo espaço urbano público e político e suas instituições) (PALMEN, 2021). PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019
As políticas estruturam a organização da sociedade e m todos os âmbitos. No que tange ao conceito de política, avalie as afirmativas a seguir:
I: Pode ser compreendida como uma ciência que tem por objetivo a felicidade humana, pautada na ética ao olhar para o homem individualmente e na política em si ao olhar para a coletividade.
II: Torna-se um meio capaz d e administrar essa complexidade e através da tomada de decisões e da ação levam a sociedade a progredir.
III: Um modo dos indivíduos administrarem as relações entre si, de forma a materializar as intenções em ações visando atender as necessidades coletivas, ou seja, para um bem em comum.
Agora, assinale a alternativa correta:
I e II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
II, apenas
6- Em relação aos aspectos históricos da educação brasileira após a Ditadura Militar (a partir de 1985), avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Em 1988 a Constituição Federal foi aprovada dentro dos princípios democráticos,reconhecendo a Educação como direito subjetivo de todos.
( ) Em 1990 a Declaração Mundial sobre Educação para Todos foi aprovada na Tailândia.
( ) Em 1996 foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, que estipulou a formação do docente em nível superior e colocou a Educação Infantil na posição de etapa inicial da Educação Básica.
Agora, assinale a alternativa correta:
A)FFF
B)VFF.
C)VVV.
D)FVV.
E)VFV.
7- Sobre o conceito de Estado, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) O Estado se origina da palavra latina " status" utilizada para designar o conjunto de instituições e pessoas que detinham o domínio sobre um terri tório e seus habitantes.
( ) O Estado é toda a sociedade política, incluindo o governo. O Estado possui as funções executiva, legislativa e judiciária.
( ) O Estado age por meio das Políticas Públicas visando atender as demandas sociais em termos de distribuição de bens serviços sociais, podendo sua abrangência acontecer no âmbito federal, estadual e municipal.
Agora, assinale a alternativa correta:
A)FFF.
B)VVF.
C)FVF.
D) VVV.
E)VFF.
8- "De forma geral, a partir de 1996 surgem no Brasil novas perspectivas para a política educacional, expressadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, promulgada em dezembro de 1996 (Lei nº 9394/96).Em seu artigo 3° a Lei n°. 9394/96, destaca os princípios do ensino que será ministrado" (PALMEN, 2021, p. 08). Fonte: PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2021 Com base em alguns desses princípios, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas
e privadas de ensino.
Agora, assinale a alternativa correta:
A) VVV.
B) FFF.
C) FFV.
D) VFV.
E) VFF.
9- A Base Nacional Comum Curricular estabelece preceitos para a organização da educação infantil. Considerando os campos de experiência, avalie as afirmativas a seguir:
I: O eu, o outro e o nós se configura como um campo de experiência.
II: Traços, sons, cores e formas se configura como um campo de experiência.
III: Corpo, gestos e movimento se configura como um campo de experiência.
É correto o que se afirma em:
A)I, apenas.
B)II, apenas.
C)I, II e III.
D)I e II, apenas.
E)III, apenas.
10- Em relação aos aspectos apresentados na meta 7 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), pode observar que ela procura: "Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb" (PALMEN, 2021, p. 04). Fonte: PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2021
Com base no exposto e considerando as estratégias para a efetivação dessa meta, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Melhorar o desempenho dos alunos da educação básica nas avaliações da aprendizagem no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA.
( ) Tomar como instrumento externo de referência, internacionalmente reconhecido, de acordo com as seguintes projeções.
( ) Excluir a participação das escolas e sistema de ensino no processo de avaliação em larga escala.
Agora, assinale a alternativa correta:
A)VFV.
B)FFV.
C)VVF.
D)FFF.
E)FVF
11- Considerando o contexto apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais em relação aos aspectos políticos, avalie as afirmativas a seguir:
I: O princípio político inclui o reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania.
II: O princípio político visa o respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais.
III: O princípio político busca a equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios.
É correto o que se afirma em:
A)III, apenas.
B)I, apenas.
C)I e II, apenas.
D)I, II e III.
E)II, apenas
12-A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é uma das principais políticas que regulamentam a educação brasileira. Considerando seus princípios, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas.
( ) Piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal .
( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
Agora, assinale a alternativa correta:
FVV.
VVV.
VFF.
FFF.
FVF.
13- Considerando a articulação entre políticas e formação de professores, podemos observar que no Plano Nacional de Educação encontram-se metas voltadas à formação docente. Com base nesse plano, avalie as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) De acordo com a meta 15 encontra-se a necessidade de formação superior para os professores da educação básica.
( ) A meta 16 objetiva formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação
continuada em sua área de atuação.
( ) A meta 17 procura retirar dos professores os direitos em relação aos avanços na carreira docente.
Agora, assinale a alternativa correta:
A)FFF.
B)VVV.
C)VFV.
D)VVF.
E)VFF
14- "Cabe destacar que para o Banco Mundial a educação é proposta pelo Banco como a prestação (pública ou privada) de um serviço e não como um direito de todos à transmissão construção e troca de sabere s, culturas e valores. O Banco Mundial através do documento Priorities and Strategies for Education (Prioridades e Estratégias para a Educação), publicado e m 1995 , apresentou as diretrizes para a educação básica dos países em desenvolvimento, recomendando a implantação de algumas orientações" (PALMEN, 2021, p. 03). Fonte: PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação
Brasileira e Políticas Públicas. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2021.
No que se refere as orientações indicadas no excerto, avalie as afirmativas a seguir:
I: O impulso para o setor privado e organismos não-governamentais no terreno educativo foi uma das orientações.
II: A mobilização e alocação eficaz de recursos adicionais para a educação foi uma das orientações.
III: A centralização nas propostas pedagógicas e avaliação de desempenho padronizadas foi uma das orientações.
É correto o que se afirma em:
A)I e III, apenas.
B)I, II e III.
C)I e II, apenas.
D)I, apenas.
E)II, apenas
15- Compreender a educação brasileira é entender suas nuances, contradições, entraves e possibilidades. Sendo assim, a análise da história auxilia em todo esse processo. Com base no contexto educacional a partir de 1 960, avalie as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Em 1961 foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Brasil.
( ) Entre 1961 a 1963, o Brasil foi marcado por várias mudanças no campo político, social e econômico que por sua vez impactaram na educação nacional.
( ) Com o início da ditadura militar em 1964, o Estado amplia o sistema de ensino, inclusive o
superior e amplia o ensino obrigatório de quatro para oito anos.
Agora, assinale a alternativa correta:
VFV.
VVV.
FFF.
VFF.
FVV.
16- Ao analisarmos a Constituição Federal de 1988, podemos observar no artigo 14:
"A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas" (BRASIL, 1988, s/p)
Fonte: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, D F: Senado Federal, 1988. Disponível em: htm>. Acesso em: 23 mar. 2020.
Considerando os aspectos assegurados nesse artigo, avalie as afirmativas a seguir e marque
V para verdadeiro e F para falso:
( ) Erradicação do analfabetismo.
( ) Universalização do atendimento escolar.
( ) Promoção humanística, científica e tecnológica do País.
Agora, assinale a alternativa correta:
VVV.
VFV.
FVV.
FFF.
E) VFF
17- Em relação ao Plano Nacional de Educação com vigência entre 2014 a 2024 , avalie afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
I: Apresenta normativas para a organização de diretrizes, monitoramento, avaliação e articulação do trabalho entre governos.
II: É composta por vinte metas que visam a melhoria da qualidade do ensino.
III: Indica retrocessos em relação à luta pela educação, visto que está desarticulado da Constituição.
É correto o que se afirma em:
A)I e II, apenas.
B)I, II e III.
C)III, apenas.
D)I, apenas.
E)II, apenas
18- A partir das normativas apresentadas na meta 17 do Plano Nacional de Educação (2014-20 24), avalie as afirmativas a seguir:
I: Busca valorizar os (as ) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica.
II: Procura equiparar o rendimento médio dos professores aos dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste
PNE.
III: Visa liberar as possibilidades da docência na educação básica para os indivíduos que não possuem ensino superior .
É correto o que se afirma em:
A)I e III, apenas.
B)I e II, apenas.
C)I, II e III.
D) I, apenas.
E)III, apenas.
19- Refletindo sobre os aspectos apresentados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), avalie as afirmativas a seguir:
I: A educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
II: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação.
III: O ensino superior é uma modalidade da educação.
É correto o que se afirma em:
A) II, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, II e III.
D) III, apenas
E) I, apenas
20- O Estado é um conjunto de órgãos responsáveis pelo desempenho de suas funções. Os órgãos do Estado fazem o que é do seu interesse, pois exercem o poder do Estado, não possuem vontade própria, por isso são órgãos. As
funções são a executiva, a legislativa e a judiciária. (ROCHA, 2008, p.141). ROCHA, Manoel Ilson C. Estado e governo: diferença conceitual e implicações práticas na pós-modernidade. REVISTA UNIARA, n.0 21/22, 2008/2009, p.140-145. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i2.183 Com base no exposto e considerando o s poder e funções do Estado, avalie as afirmativas a seguir:
I.As atribuições da União e as das unidades federadas são fixadas na Constituição, por meio de uma distribuição de competências (União, Estados e Municípios)
II.Cada esfera de competência se atribui renda própria;
III.Os cidadão s do Estado que adere à federação adquirem a cidadania do Estado Federal e perdem a anterior.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II, apenas.
I, apenas
21- Em relação às Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A Educação Infantil, caracterizada como primeira etapa da Educação Básica, recebe crianças de 0 a 5 ano s, sendo que de 0 a 3 anos o atendimento é opcional em creches e com 4 e 5 anos, obrigatório na pré escola.
( ) A responsabilidade de oferta gratuita e de qualidade é estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
( ) As DCNs para a Educação Infantil, compreendem a importância do desenvolvimento da criança e considerando estas características no planejamento de suas orientações. Agora, assinale a alternativa correta:
VFV.
B) FFF.
C) VFF.
D) FFV.
E) VVV
22- "O Banco Mundial foi criado em 1944 e exerceu nos seus primeiros anos u m papel de reconstrutor dos países atingidos pela guerra. Em meados da década de 1950 até o início dos anos de 1970 com as crescentes tensões da Guerra Fria, teve como missão a incorporação do s países do Terceiro Mundo, por meio da criação de programas de assistência econômica e de empréstimos crescentes voltados às políticas d e industrialização" (PALMEN, 2021, p. 03). Fonte: PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas . Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2021
Considerando as orientações sob re as diretrizes publicadas em 1995 para a educação básica dos países em desenvolvimento, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A melhoria da qualidade e da eficácia da educação.
( ) A ênfase nos aspectos administrativos e financeiros.
( ) A descentralização e autonomia das instituições escolares.
Agora, assinale a alternativa correta:
FFF.
VFV.
FVV.
FFV.
VVV
23- A Base Nacional Comum Curricular e estabelece preceitos para a organização da educação infantil. Considerando os campos de experiência, avalie as afirmativas a seguir:
I: O eu, o outro e o nós se configura como um campo de experiência.
II: Traços, sons, cores e formas se configura como um campo de experiência.
III: Corpo, gestos e movimento se configura como um campo d e experiência.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
II, apenas
24- Considerando a articulação entre BNCC e Educação Infantil, observe o excerto: "Para que todas as questões apresentadas possam ser consideradas no planejamento docente na organização curricular das escolas, documentos norteadores são criados, entre os quais, mais recentemente temos a BNCC, onde a Educação Infantil, deve ofertar às crianças aprendizagens essenciais como direito, apoiada em campos de experiência onde habilidades são propostas devem ser aprofundadas de acordo com as especificidades de bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas (PALMEN, 2021, p. 02). Fonte: PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas . Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2021 Para essa etapa de ensino são apresentados os campos de experiências, o s quais devem ser considerados no processo pedagógico. No que se refere ao campo denominado "corpo, gestos e movimentos", avalie as afirmativas a seguir:
I: Para os bebês é necessário possibilitar imitação de gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
II: Para as crianças bem pequenas é necessário oportunizar momentos de exploração de formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar),combinando movimentos e seguindo orientações.
III: Para as crianças pequenas é fundamental propiciar criação de movimentos, gestos,olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
I, apenas
25- "Você, futuro educador, verá o quanto a Conferência de Jomtien, realizada em 1990, foi referência para as Reformas educacionais brasileiras e o quanto o Brasil se inspirou na Declaração de Jontien para elaborar seu "Plano Decenal de Educação para Todos", o qual teve vigência de 1993 a 2003, pois lançou um movimento global para assegurar a todas as crianças, jovens e adultos a educação básica" (PALMEN, 2021, p. 07). Fonte: PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas . Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2021
A partir desse contexto e com base nos objetivos apresentados na Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, avalie as afirmativas a seguir:
I: Universalizar, com equidade, as oportunidades de alcançar e manter níveis apropriados de aprendizagem e desenvolvimento.
II: Fortalecer os espaços institucionais de acordos, parcerias e compromisso.
III: Estabelecer canais mais amplos e qualificados de cooperação e intercâmbio educacional e cultural de caráter bilateral, multilateral e internacional.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.